Saunas melhoram humor e combatem problemas cardíacos

Por , em 27.11.2011

Terapeutas japoneses, da Universidade de Toyama, conduziram um estudo sobre as saunas. O objetivo era verificar quais são, de fato, os benefícios de se enrolar em uma toalha e ficar sentado suando em uma sala quente. E os resultados foram animadores: ao que parece, frequentar saunas deixa a pessoa mais disposta e faz bem para o coração.

A boa notícia é que a sauna não é apenas algo que pessoas saudáveis podem fazer para evitar problemas cardíacos futuros. Ela também funciona como uma espécie de tratamento para quem já sofre de insuficiência cardíaca, quando o coração já não está mais dando conta de prover o corpo todo com oxigênio.

No experimento, os cientistas japoneses recrutaram 41 voluntários, e todos eram pessoas que já sofriam insuficiência cardíaca. Durante o período do estudo, cada participante fez 15 minutos de sauna cinco vezes por semana. Depois de cada sessão, eles deveriam se enrolar em um cobertor para manter a temperatura corporal 1º C acima do normal pela meia hora seguinte.

As saunas conferiram melhor circulação sanguínea aos participantes. Depois do experimento, a distância média que os voluntários conseguiam caminhar, em seis minutos, subiu de 337 metros para 379 metros. Além disso, exames comprovaram que houve benefícios ao endotélio, a camada interna dos vasos sanguíneos. O endotélio é diretamente relacionado à saúde da circulação.

Aumentar a temperatura corporal, através de sauna, teve resultados igualmente positivos em estudos feitos com ratos. A razão desses benefícios, tanto neles quanto em seres humanos, está na liberação de óxido nítrico e outras moléculas importantes. De acordo com os cientistas, estas substâncias combatem processos naturais de envelhecimento e redução da capacidade circulatória do coração. [NewScientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • Mario:

    vão arrancar tôco com uma chibanca.

  • Flor de Lis:

    Se isso fosse verdade, aqui na minha cidade ninguém ficaria estressado e nem teria problemas cardíacos: aqui é uma sauna a céu aberto. rsrsrs… Todos os dias a temperatura chega a 38, 40º ou mais. Ô terra quente…! A gente tem a sensação que ta cozinhando a vapor… nossa senhora.

    • Ezio José:

      Estive passando meu aniversário na cidade Corumbá-MS em 2009 e às 07:00 hs da manhã de um outubro seco a temperatura marcava 39ºC. Até fiz uma foto minha segurando um termômetro acusando a temperatura. (usei tripé, ok!)
      Como a cidade fica à margem do rio Paraguay, não creio que haja uma sauna mais definida como aquela.

    • Flor de Lis:

      Realmente, Ezio…mas minha terra não fica atrás não. rsrsrs. Beijo.

  • Evandro:

    é ótimo para dar uma boa limpada na pele. E relaxar. Na academia tem uma sauna. Após exercicios e treinos, quando faço a sauna, logo após me sinto bem mais recuperado e dsposto.

  • victor iturriet:

    mas também, fazendo sauna 5 vezes por semana, a pesquisa deveria ser feita com base na media, creio que ninguem faz isso 5 vezes por dia

  • gloria:

    Sauna é o lugar onde se prolifera fungos e bactérias, pessoas q tem baixa imunidade, alergias, pele sensível e doenças autoimune é bom ficar longe delas. Sauna é um lugar onde ñ se tem privacidades vc fica exposto c\ pessoas q ñ conhece , sauna só é boa p\ saude se for em sua risidencia c\ uso restrito por quem vc confia e sabe onde ele anda, c\ quem ada .Mesmo assim há outros tratamentos bem mais sadios e menos comprometedores.

    • Ezio José:

      Concordo plenamente com seu comentário.
      Em meus 53 anos fui duas vezes em saunas para nunca mais. Também não sou adepto de piscinas públicas, prefiro os rios aparentementes sujos, praias sem muita muvucas do que lugares reservados ou fechados.

Deixe seu comentário!