Descubra novos males do álcool

Por , em 10.10.2011

Depois de tantas pesquisas, já não é novidade para ninguém que o alcoolismo por longo período leva a uma doença hepática chamada cirrose, que é o “coroamento” dos danos que o álcool paulatinamente causa ao corpo. Pesquisas recentes de universidades britânicas, no entanto, têm dado mais atenção a outros órgãos que também são danificados pela bebida.

O mais afetado é o coração. Um centro de medicina da Inglaterra aponta, em um estudo, que o alcoolismo pode levar a um pacote de problemas nesse quesito. Aumento de pressão sanguínea, insuficiência cardíaca e infarto são exemplos, além da temível miocardiopatia, na qual o músculo do coração incha e torna a vida do portador um eterno sobressalto quanto à chance de uma parada cardíaca. O álcool, aparentemente, aumenta o nível de gordura circulante no sangue.

Outro centro médico britânico, este especializado em fatores cancerígenos, afirma que o risco de câncer de mama aumenta entre 7% e 12% para cada 10g de álcool ingerido por dia. Em uma semana, 100g de álcool no organismo representam 19% a mais de chances de câncer colorretal. De acordo com um estudo da entidade, a cada ano 13 mil britânicos (dos quais 4 mil mulheres) contraem câncer devido ao consumo exagerado de bebidas.

Mais dois focos de preocupação: imunidade e fertilidade. No primeiro quesito, uma pesquisa aponta o álcool como redutor da nossa resistência a doenças virais. Quanto à capacidade reprodutora, as bebidas alcoólicas tornariam mais difícil o período fértil da mulher e diminuiriam a quantidade de esperma produzida pelo homem.

Um dos fatores mais agravantes, segundo esta nova onda de estudos, diz respeito à quantidade. Nas últimas décadas, tornou-se senso comum que o álcool só faz realmente danos se for ingerido em excesso, e chega a ser aconselhável quando consumido com parcimônia. Mas um estudo da Universidade de Cambridge, também no Reino Unido, coloca até isso em cheque.

Segundo esta pesquisa, que teve uma etapa clínica com ratos de laboratório, o álcool pode ser danoso inclusive em pequenas quantidades.

No delicado quesito da genética, os pesquisadores garantem que poucas doses de álcool durante a gravidez já podem causar danos permanentes ao feto. Um problema de saúde pouco pesquisado, a síndrome fetal alcoólica, aumenta a chance de deficiência mental e física no bebê que vai nascer.

Isso sem mencionar, é claro, que os danos do álcool para o fígado em si continuam crescendo em número de casos e preocupação dos médicos. Uma pesquisa de um hospital em Southamptom, também na Grã-Bretanha, afirma que as mortes por doença no fígado aumentaram em 500%. Deste número de mortes, 85% foram diretamente relacionadas ao álcool.

Segundo os registros de Southampton, 2010 marcou a primeira vez em que mais de um milhão de pacientes foram internados por problemas de alcoolismo em um período de doze meses. Apenas sete anos antes, em 2003, esse número ainda era de 510 mil casos, pouco mais do que a metade. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

29 comentários

  • claudio hollen:

    e se o alcool tivese sido decretado droga ilegal como foi a maconha pelo americanos no começo do seculo XX como estaria seu consumo hoje.o cigarro e o alcol sao drogas legalizadas

  • Marco Antonio Goulart:

    Juarez—
    Quando for a vez de falar do café, com certeza ela falará.
    O assunto aqui foi álcool.
    Entenda.

  • Juares:

    Com certeza a autora da publicação não falaria, no site, a respeito dos malefícios do café.Tão jovem e já carregada de tanta hipocrisia!

  • burro:

    Podem encher a cara à vontade,o bafo de onça,o suor mal-cheiroso,a palhaçada pro público que se faz quando está bêbado(o famoso papelão),a cirrose e os problemas com a família etc…etc…é assunto de cada um,temos prazeres diferenciado.

    • Kelly:

      Assunto de cada um até afetar sua vida e sua família.
      Obrigas, homicidios e atropelamentos por pessoas embriagadas, é um problema coletivo!!!

  • Cosme David:

    a cervejinha bem gelada no boteco é uma delicia!!!

  • té:

    Meus amigos o álcool alem de causar problemas a saúde, ainda acontece o seguinte: cana na roça dá álcool, mas álcool na cidade dá cana.

  • claudio:

    puxa vida nao posso beber, fumar, comer; acho que morri e ainda não sei.

  • gval:

    Não vou mentir, tomo todas nos fins de semanas e se a cirrose vinher não posso fazer nada, já bebir mesmo, abraços a todos que gostão dos fins de semanas.

  • CliqueAqui:

    Tudo causa cancer; cigarro, bebidas, dentadura etc… vai longe a lista de restrições.

  • drew:

    o engraçado é que jovens cada vez mais cedo entram no mundo do alcool,eu tenho 15 anos e vejo sempre pessoas da minha idade irem em festas e ficarem bebadas,sendo que é proibida a venda a menores,más niguem faz nada,niguem quer tirar o lucro das empresas,niguém cuida da juventude desse país,todo o governo ta nem ai pra gente,depois viram santos na epoca da eleição!!

  • Evandro:

    Bebida Alcoolica é uma das maiores maquinas caça-niquel dos ricos, e o maior IPI para o Governo…

    Duvido que essa matéria chegue a ser divulgada em alguma revista popular, ou noticiário de TV.

  • Pedro:

    beber uma ´dose para descontrair tudo bem, mas tem pessoas que tomam até sair na ponta dos chifres, assim faz mal e vai a morte ,quem gosta de si cuida da saude, alcool nao é bom nem para carros, cerveja nao gosto porque pensamos que é baixo o nivel de alcool, dá cirrose pior que cachaça.Boa noite to fora……..

  • CIBELI:

    As bebidas taxadas como lícitas,precisam ser controladas com mais rigor.Nossos jovens estão cada vez mais novos, tendo contato com o alcool, sem o menor controle dos pais e nem das autoridades públicas.Os jovens estão se viciando muito sedo e nada está sendo feito para que isso não aconteça.

    • Caos:

      Pessoal é cheio de por culpa em autoridades, deveria proibir ou sei la o que, não tem essa autoridade ou proibição, quem quiser beber, VAI beber, quem quiser fumar, VAI fumar… o que falta é FAMILIA, EDUCAÇÃO… Se o pai nao tem controle a culpa é dele nao das autoridades.

    • Kelly:

      Acho que ambas as partes se completam e são culpadas.

  • alam:

    e kd as campanhas nas televisões e rádios, sera que as empresas de cervejas conseguiram diminui as campanhas ja que tem poder,
    e esses bares casas de shows e eventos nao tinha que fica colocando placas fazendo publicidade so vende como marcos falou
    e so em lugares restritos bares nao em escolas e em praças etcs
    propaganda nao mais so vende algum deputado queria ver um projeto mais esses deputados gostam de dinheiro ao algum gripo molha a mao deles e pronto.

  • alam:

    eu te apoio marcos sou contra a propagando do álcool; podia ser como é a do tabaco tinha que vim nos rótulos de cervejas, vinhos,
    cachaças e imagens de doenças e brigas acidentes, nao proibi a venda que isso podia gera contrabando trafico de álcool,kd os nosso deputados e legisladores, que nao fazem leis!

  • Carlos:

    Eu nunca bebo.

    Como com farinha.
    .

  • Caos:

    Em relação a fertilidade eu afirmo e dou fé que, se nao fosse o alcool, varias mulheres nem filhos teriam já que, sem uma dose, seria dificil encarar.
    Entao nesse ponto, acredito que ele mais ajuda do que atrapalha.

  • marcos:

    tinha que ser proibida a propaganda so vende fazendo uma propaganda contra o alcool mostrando os males a saude igual como é na nicotina nao proibi mais fazendo campanhas contra nao a favor desse mal que ate acidentes de transito causa brigas

    • EltonPaes:

      E perder toda a grana?
      Vc acha que eles moveriam 1 só dedo pra perder essa grana toda?
      acho que não em!

  • Brejonild:

    Essa canelinha um dia me mata 🙂

  • Nik:

    Isso eles não mostram nos comerciais, mas nem por isso são propagandas enganosas…

  • magoado:

    Eu não bebo ….só um pouquinho!!

  • Angelo:

    É como dizem: Eu bebo é pra ficar mal,se fosse pra ficar bom,eu tomava remédio!

  • Ze da Feira:

    Também só bebo quando saio. é por isso que eu saio todo dia.

  • Marcos Guimaraes:

    Faltou acrescentar que o álcool também produz mentirosos contumazes…rs

  • EltonPaes:

    Ainda bem que não tenho esse vício, bebo só quando saio, sempre em final de semana, e jamais fiquei ou ficarei bêbado jogado por ai…

Deixe seu comentário!