A cura da calvície pode estar nos hormônios

Por , em 20.02.2011

Queda de cabelo é um assunto que mexe com a vaidade de homens e mulheres. A calvície acomete muito mais os homens, mas algumas mulheres também sofrem com a alopécia androgênica, a chamada calvície feminina. Mas, cientistas da escola de medicina da Universidade da Califórnia, podem ter descoberto uma cura, sem querer. A novidade só foi testada em ratos, mas é possível que sirva para homens e mulheres no futuro.

A intenção dos pesquisadores, na verdade, era estudar um composto químico que bloquearia um hormônio causador do estresse. É sabido que o estresse é um causador da queda de cabelos, por isso, o fármaco pode levar ao tratamento da calvície. Os cientistas já aplicaram um pedido de patente para o uso do remédio como estimulador do crescimento de cabelo. “Isto pode ser uma novidade no tratamento de perda de cabelo em humanos por meio da suavização dos receptores de hormônios de estresse. Serviria principalmente para o tratamento de calvície ligada a estresse crônico e ao envelhecimento”, disse Million Mulugeta, professor adjunto de medicina da Universidade.

A descoberta aconteceu quando os pesquisadores estavam testando a relação entre estresse e o trato gastrointestinal, parte do sistema digestivo. Mas, depois de terem deixado os ratos cobaia de lado por alguns meses, perceberam que seu pelo havia crescido de novo.

Os pobres ratinhos foram alterados geneticamente para produzir, mais que o normal, um hormônio de estresse chamado Corticotrofina. Ao longo do tempo, os bichos foram perdendo os pelos de suas costas. Em seguida, para livrar as cobaias do estresse, os pesquisadores desenvolveram e injetaram um peptídeo chamado “astressin-B”, que bloquearia a ação do hormônio do estresse. A intenção era saber se haveria algum impacto no sistema digestivo dos ratos. Três meses depois veio a surpresa: os pelos haviam crescido de volta! Foi difícil até de distinguir os ex-estressados dos que não haviam participado do estudo. Por sorte, os ratinhos tinham números de identificação.

Se o composto vai funcionar para humanos ainda é incerto. Os pesquisadores sabem que a Corticotrofina e outros peptídeos podem ser encontrados na pele humana, então, para eles, é possível que funcione. A pesquisa foi publicada no periódico PLoS One. Se tudo der certo, aparentemente homens e mulheres manterão os fios de cabelo na cabeça, e como um bônus, aliviarão o estresse. [PopSci]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 2,00 de 5)

21 comentários

  • Laura Neumann:

    Como inúmeros casos, é mais uma empresa querendo tirar dinheiro das pessoas com um produto nada eicez. Infelizmente não existe nenhum tratamento medicamentoso que seja realmente eficaz ou alguma cura próxima para a calvície.O único tratamento eficaz que ja presenciei em mulheres e homens é o implante capilar, ou cirurgia de calvície. Para isso precisas consultar um Cirurgião Plástico. No site desta clínica de cirurgia plástica existe até uma animação em 3D demonstrando a técnica. http://www.uebel.com.br/ . Dr Carlos Uebel é o especialista que aperfeiçoou esta técnica e trabalha com isso ha 26 anos.

  • waguim:

    Gostaria muito que esta descoberta fosse realmente verdadeira pois sou mais um desesperado… Meu cabelo e ruim ta me abandonando……e se alguem souber mais sobre esta descoberta mim mande por favor….

    • Valmir Rebouças Leite:

      Meu amigo o conselho que te dou por enquanto, é você começar a tomar FINALOP 1 mg(do Laboratório LIBBS) NÃO COMPRE OUTRO todos os dias na mesma horA., POR TEMPO INDETERMINADO APÓS 4 MESES VOCE SENTIRÁ UMA GRANDE DIFERENÇA.

      ATÉ QUE CHEGUE NO MERCADO O ASTRESSIN B QUE TAMBÉM ESTOU AGUARDANDO. UM ABRAÇO

  • francisco:

    tou desesperado….
    tomara que essa soluçao cheque logo,nao aguento mais ser a mangaçao do pessoal…
    olho todo dias sites de calvice se aparecerem alguma novidade…acho q tou entrando em depressao já…
    um abraço

  • luciano:

    bom então quiero verse é verdade isso pois ja nao to aguentando mais os outros tirar uma com a minha cara por eu estar ficando sem cabelo isso é muito chato , agente se sente diferente emtão se tiver alguma cura por favor me ajuda , pois nao sou feliz assim

  • kaka:

    concordo com o amigo q disse q quem descubrir a cura vai ficar bilionario, mto mais do q estas empresas q vendem estas ilusoes de tratamentos.mas acredito q se eu acabace c a oleosidade do meu couro cabeludo meu cabelo parava de cair, eh mto oleoso.

  • vitor:

    eu fiz um creme para calvice estou usado a dois meses ja creceu bastate tenho fotos

    • Beto:

      mande as fotos com os resultados do creme que vc fez…

    • edgard:

      Seu creme e a base de que? mande fotos e tel de contato.

    • marcelo:

      olá gostaria de ver as fotos blz?

    • marcos:

      ou fera que bacana, nasceu alguns fios ou so cresceu os cabelos que ja tinha? fiquei iteressado …

    • marcos:

      ah esqueci de ´pedir manda as fotos pra mim . abraço

    • siloliveiira:

      oi será que vc poderia passar pra nós?obrigada

  • CELSO PESSOA:

    OLHA TORÇO PARA QUE ESSA DESCOBERTA AMERICANA DÊ CERTO, POIS SÃO MILHÕES DE PESSOAS COM ESSE PROBLEMA (INCLISIVE EU), E QUE POSSAM FAZER SUCESSO; MAS POR OUTRO LADO, EU NÃO TENHO VERGONHA DA MINHA CALVICE NÃO, POIS SE TENHO ISSO É PORQUE TINHA QUE TER, E QUEM GOSTA DE MIM, QUE GOSTE COMO SOU……….ABRAÇO!

  • Joilson:

    gente calvice e muito ruim não consigo mais ficar sem bone estou otimista com essa noticia

    • Renato:

      como vc faz pra trabalhar? eu tento aqui mas os lugares naum aceitam ficar sem bone =/

      me responde

  • ALEXANDRE PUJANI:

    BOM,EU QUE TENHO CALVICE,NÃO VEJO A HORA DISSO ACONTECER,FORA MEU IRMÃO QUE TEM ATÉ UMA BAIXA ESTIMA POR CAUSA DA CALVICE.
    E MEU AMIGO BRUCE WILLYS.

  • ADRIANO JOSÉ:

    EU ESTOU DESPOSTO A SER COBAIA DESTE NOVO REMÉDIO.
    TENHO 31 ANOS E O MEU CABELO A CADA DIA QUE PASSA CAI MAIS.

  • Leonardo Barreto:

    Eu espero que encontrem a cura para a calvicie, que é uma doença maldita que prejudica a muitos

  • eduardo:

    Ainda não está claro se os ratos modificados geneticamente estavam acometidos pela alopécia androgenética ou simplesmente perderam os peloas por causa do hormônio corticotrofina… pois não há indícios de q as pessoas com AA estejam sendo prejudicadas justamente por causa desse hormônio…

    São vários os fatores q desencadeiam a calvície… de repente, funcionou com os ratos pq o problema deles era específico devido à mudança controlada de seus genes…

    Sou cético qnt aos benefícios em humanos acom AA… mas keria muito q fosse verdade…

  • Bia Maia:

    Que legal! Tenho uma amiga com queda de cabelo, vou mostar a matéria pra ela!!! rsrs

Deixe seu comentário!