Ser feio é uma desvantagem – mas que deveria ser protegida por leis?

Por , em 31.08.2011

As desvantagens óbvias de ser feio todo mundo conhece, mas muitas pesquisas científicas apontaram outras como ser propenso a ganhar menos, atrair parceiros menos ricos, entre outras coisas.

Agora, um professor de economia da Universidade do Texas, EUA, argumenta que ser feio tem tantas desvantagens que eles deveriam ser protegidos como classe, assim como minorias raciais ou pessoas com deficiência.

Daniel S. Hamermesh fez esta afirmação logo que lançou seu livro, “Beauty Pays” (tradução livre, “A Beleza Paga”). Hamermesh estuda as “desvantagens da fealdade” por 20 anos, e diz ter provado que pessoas feias são discriminadas.

“A maioria de nós, independentemente de nossas atitudes professas, prefere comprar de vendedores com melhor aparência, ouvir advogados mais bonitos, votar em políticos mais esbeltos, aprender com professores lindos. Não é uma questão de se recusar a contratar o feio: em nossos papéis como trabalhadores, clientes e potenciais amantes, somos todos responsáveis por esses efeitos”, explica Hamermesh.

O economista sugere que deveríamos ajudar as pessoas de aparência simples, alargando as leis que protegem minoras e, possivelmente, criando programas de ação afirmativa para os feios.

Isso soa meio impossível, afinal exigiria que nós classificássemos legalmente alguém como “pouco atraente” (para não dizer horroroso), mas Hamermesh argumenta que as pessoas podem de fato ser comprovadamente feias.

Supostamente, embora possamos discordar sobre quem é a pessoa mais linda do mundo, todos podemos facilmente chegar a um acordo sobre qual classe de atratividade alguém está.

Parece que ninguém ia gostar de ser rotulado como “feio”, mas, pelo menos no Brasil, todos admitiram prontamente que não tem nenhum álibi para sua aparência, uma vez que lhes fosse oferecida a oportunidade de qualquer ganho extra por causa dos efeitos de ser pouco atrativo.

Mas, apesar dos argumentos de Hamermesh, a beleza ainda é subjetiva. Não teria como chegar a um acordo razoável, embora, ocasionalmente, os cientistas anunciem que determinaram a fórmula científica para a atração facial (com Brad Pitt no topo da lista).

A verdade é que todos nós caímos em algum lugar no espectro menos-que-perfeitos (até mesmo Brad ameaça seu lugar no topo quando aparece com barbichas). Onde uma pessoa se encaixaria nessa escala depende da forma como se veste, seu penteado, sua personalidade, expressões, preferências pessoais, e muitos outros fatores.

Pessoalmente, acho que buscar a “igualdade” na sociedade significa tratar todos igualmente – negros, feios, lindos, albinos, carecas – e leis pra proteger uns ou outros é assumir a discriminação e tapar o sol com a peneira. De fato, acho que os feios devem sofrer preconceito, mas seria uma lei a solução? Qual a sua opinião?[Jezebel]

77 comentários

  • Mario Imperial:

    Existem pessoas que são TÂO FEIAS que vc não consegue nem olhar para a cara delas , te da NAUSEAS, SUSTO . Foda isto

    • Altair Gomes:

      Meu amigo. Maior e mais terrível que a própria feiura que vc julga que exista em alguém é o seu cruel e desumano preconceito.

  • Carlos Cotrin:

    Ser feio realmente é uma desvantagem. As pessoas lhe tratam como se a culpa fosse sua. Chegam a sentir raiva de sua presença. Você já reparou que as mesmas pessoas que dizem frases como “beleza é relativo”, “o importante é a beleza interior” e outras do gênero, também não lhe acham bonito? O que define a feiura ou beleza em um ser humano é algo subjetivo, mas há casos (como no meu) em que as opiniões beiram a unanimidade.

    • Altair Gomes:

      Prezado Carlos Cotrin!
      Não se subestime tanto. Vc é especial, independente de sua condição. A natureza é sábia em tudo o que faz, as pessoas é que fazem julgamentos errados, afinal, existe alguém tão perfeito neste mundo a ponto de se julgar melhor que o próximo? Não. Com o passar do tempo tudo se transforma. A flor que viceja pela manhã, ao entardecer murchará, secará e perderá todo o seu esplendor. A beleza é passageira o que realmente enobrece o homem é a humildade. Fique em paz.

  • Lucas Adamis:

    Acho que deveria ser feita uma seleção genética para erradicar a feiura,quanto maior o gral de beleza de uma pessoa seu gene devia ser combinado com de uma pessoa equivalentemente feia, assim ate todos serem normais e não existir mais feios no mundo, consequentemente também não haverá bonitos, todos seriam razoáveis kkk

  • Guiller 257:

    Eu achei isso meio baboseira e ao mesmo tempo perigoso,se isso que esse cientista propoe fosse ser implantado na prática iria render muito problema e polêmicas, acho que poderia prejudicar e beneficiar muita gente, primeiro que eu acho que com tanta discriminação e preconceito que ja tem ainda vai colocar mais esse? isso a meu ver ia dar uma confusão tao grande que “nossa” ia gerar muitos problemas, quanto a esse negocio de preterir alguem em detrimento de beleza, é uma coisa que rende muita discussão, agora que isso acontece em determinadas situações tudo bem, eu nao vou negar, agora eu nao acho que , pelo menos pra mim, que alguem deva ser preterido em um emprego por causa de beleza, eu penso que se eu for fazer uma seleção de 2 candidatas pra um emprego e uma for bonita e a outra feia eu vou olhar pra capacidade e qualidades individuais de cada uma para aquela função independente de beleza, se a feia se sair melhor eu a contrataria, visto que eu percebi que ela e melhor para aquela função que a “bonitona” na minha empresa, agora isso pode ser relativo ao cargo/função, pois se for para uma função que exija beleza, como por exemplo modelo, ou atendente de uma loja de grife e tal, ai a beleza é importante, pois a industria da moda, da beleza, trabalha justamente com isso pra promover a beleza, entao faz sentido, agora em cargos que exijam conhecimento e capacidades técnicas, em areas como administrativas, logisticas, rh, marketing, dentro de uma empresa, porque uma pessoa tida como feia nao poderia trabalhar porque tem que dar lugar a um “belo” eu acho que se uma pessoa por um acaso perceber que foi discriminada de alguma forma por isso ela poderia ate processar a empresa ou quem lhe discriminou, imagina aonde vamos chegar com isso, imaginem quantos talentos e capacidades nos nao perderiamos so por causa de “beleza”, então vendo por esse lado a idéia do nosso amigo Daniel S. Hamermesh é boa, mas se isso for colocado em pratica explicitamente imaginem o constrangimento, voce classificar a pessoa em feia ia ser complicado, ate porque tem os graus de beleza também e em virtude disso tem a relatividade da beleza, por mais que se prove que tem a beleza universal, então é um assunto meio complexo,constrangedor e amplo.
    Em relação a essa discriminação que ele falou que acontece e que deve acontecer, ao mesmo tempo eu vejo pessoas tidas como feias serem extremamente bem sucedidas no que fazem e se adquirem elevado grau de formação, experiencia, qualificação ganham bem e ficam “bonitas” entao teria que se fazer uma pesquisa, um levantamento para ver aonde exatamente e com que intensidade essa discriminação esta prejudicando as pessoas, se é na hora de entrar na universidade? acho que não! se é so na hora da contratação? então qual é a proporção dessa discriminação que ele descreve? ate que ponto as qualidades pessoais, profissionais, técnicas, e de formação são levadas em conta? e qual o nivel de discrinação nas diferentes partes do mundo? como podemos saber o quanto as pessoas tidas como nao atraentes estao perdendo seu espaço no mundo?

  • Alessandro:

    Oba, to gostando da ideia já posso juntar o bolsa familia que ganho + a cota para negro + bolsa beleza, pronto vou ficar com o bolso lindo

  • Lucas:

    Muito estranho esse quesito da beleza associdado a saúde.

    Eu sou alto, forte, meio sarado e provavelmente tenho saúde e resistência física superior a 95% da população mundial.

    Mas tenho um orelhão e nariz torto, haha, sou considerado feio ? não, ná verdade eu sou horrível, kkkkk.

    Engraçado que algumas garotas me acham bonito, muito estranho isso.

  • mary:

    É certo que existe sim o feio e o bonito e que o feio é o excluído.

    Entretanto atualmente a idéia de feio e bonito está ligada ao padrão financeiro.

    Agora o modismo é “… fui em tal lugar e só tinha gente bonita” , ou “não vou lá porque só dá gente feia”.

    Um convite já segue, afirmando previamente, que no local só terá “gente bonita”.

    Quando na verdade querem dizer que em tal local só tinha gente rica (ou pobre om condições de parecer um rico, pela roupa, sapatos e acessórios que usa)

    Se no local o povo estiver usando aquelas roupas e sapatos simples e muito baratos, não vai importar o aspécto físico, naquele local estarão “gente feia”.

    É deprimente. Se ao menos o ser humano fosse honesto suficiente para dizer, não lá porque só tem gente pobre, ou vou lá porque só tem gente rica (ou gente que se faz passar por rica).

    O homem já está superando o preconeito de raças (cores de peles), mas não por algo honrado, é que agora prevalece o preconceito do padrão social.

    Um negro, um índio, um chinês, um japonês, etc, etc … estará no rol da “gente bonita”, desde que ele tenha grana (ou vestido com se tivesse).

    Quantas vezes vemos coberturas de eventos da alta sociedade, com experts como Amaury Junior dizendo … olha que festa só de “gente bonita”, entrevistando pessoas fisicamente feias pra caramba, mas lindos nas roupas que vestem, nos carros que andam. Ora, então óbvio que a festa só deu “gente bonita”.

    E a nossa juventude entrou de cabeça nessa onda do “gente feia” e “gente bonita”. A onda dos mauricinhos e patricinhas, pessoas fúteis, chegou e ganhou espaço e estes estão ditando regras preconceituosas e contagiantes.

    Então, se você quer ter seu espaço no mundo da “gente bonita”, tenha roupas de grife, ou pelo menos não tão baratas e simples, e perfumes bons. Esse é o passe de entrada de permanência no meio da sociedade hipócrita.

    Caso contrário, você será um excluído.

    … E não haverá lei que possa consertar a moral do ser humano.

  • Simone L. F. Guimarães:

    Eu acho pessoas de cabelos e olhos escuros bonitas e pronto. Não adianta me forçarem, tentarem me hipnotizar ou fazer lavagem cerebral para me obrigar a achar atraentes homens de olhos e cabelos claros.

    Não tenho atração, não acho bonito, é comum.

    Para mim, a beleza rara, é a pessoa de cabelo escuro e olhos escuros, biotipo semíticos, asiáticos, assim.

    Quem tem mania de achar gente loira bonita e pessoas de olhos azuis bonitos são negros. Negros que são loucos e adoram loiros e gente de olhos claros embora afirmem ao contrário, no subconsciente são loucos.

    E pessoas brancas e descendentes de negros, também tem essa afetação. Bajulam loiros, querem ser loiros de olhos azuis, na hora de escolher avatares de video game colocam loiros de olhos azuis. É assim. Não dá para mudar a cabeça deles não.

    Como eu sou branca e faço parte de uma elite, aprecio pessoas de cabelos escuros e olhos escuros. Tipo nipônico. Eu acho bonito, passa a imagem de pureza, imaculados.

    Homens de olhos negros naturais passam a imagens de puros.

    Homens de olhos claros parecem gatos, felinos, bichos ruins e dominadores. Eu não tenho atração física por pessoas loiras de olhos claros.

    E no Brasil, que antigamente era o país dos morenos, agora só tem gente loira, as morenas estão ficando loiras, colocando lentes loiras para imitar as loiras naturais.

    Acho que é complexo. Daí, as loiras naturais se sentem até com uma certa razão em achar que a humanidade toda tem inveja delas. Pois realmente parece.

    Mas, francamente, acho sim as pessoas loiras bonitas, olhos claros também. Nada contra, nada pessoal. Mas, eu não consigo ter atração, não aprecio fisicamente e nem esteticamente. A pessoa tem que ter o papo muito bom para me fazer gostar, porque numa primeira instância não tenho atração, não.

    Não é nada contra os loiros. Simplesmente acho desinteressantes, comuns para mim. Não são raros. Eu aprecio as pessoas raras. Odeio pessoas produzidas em séries como clones, tudo falando igual, com mesmo jeito, sei lá.

    • Vic Sophie – Simone a gorda:

      Eles forçam a barra no ocidente para afirmar que a pessoa bonita tem que ter cabelos claros, olhos claros e ser magras com corpos esculturais e definidos.

      É uma espécie de neo-arianismo, para não falar outro nome…

      Eu continuo achando desinteressantes. Essas pessoas assim são produzidas para agradar as massas de consumidores, não as elites.

  • Mulher:

    E onde ficariam as pessoas tidas como medianas?… nem são bonitas nem feias… são aquelas que com uma produzida ficam bonitas… onde se enquadrariam? Nesse caso, tais pessoas muitas vezes são consideradas como bonitas por algumas pessoas e por outras não. Fica difícil.

  • magoado:

    A beleza não está no que nós vemos….mas sim no que nós sentimos,quando gostamos e apreciamos algo não vemos defeitos…!!!

    • Regina:

      A beleza esta nos olhos de quem vê, que adianta a beleza se alma é pequena.

    • Simone L. F. Guimarães:

      Concordo.

  • Mim ser indígena:

    Imagina só :
    -Olá, vim aqui buscar minha bolsa beleza
    -Desculpe, já acabaram
    -Mais na TV disseram que sempre tinha um montão delas aqui…

    Moral : Mesmo que criem essa lei, como todas as outras ela vai ser desrespeitada, mesmo com essas “bolsas de beleza”

    • Simone L. F. Guimarães:

      É o biotipo predileto de pessoas raras, vai por mim. A massa prefere sempre loiros com olhos azuis.

    • carvalho:

      Não seria bolsa feiura?

  • Leandra:

    Eita, imagina no ônibus;
    – Moça, pode sentar.
    – Desculpe?
    – É que eu estava ocupando um banco especial para feios.

    …….Retorquir o quê diante de um argumento desses???

  • Macabro:

    galera so feio pacas duro fudido meu tenho uma pica de 25cm e me dou bem pacas com a mulherada kkkk agora se o cara for feio duro fudido e nem pica tive ta fudido nem no papo leva kkk

  • JACK JEGGY:

    RECEITA PARA VOCÊ, QUE É FEIO, NÃO PARECER TÃO FEIO ASSIM: QUANDO FOR SAIR PRA BALADA, CONVIDE A GALERA MAIS FEIA DA SUA TURMA. ASSIM, QUANDO TODOS ESTIVEREM “APAVORANDO” NA NIGHT, O MENOS FEIO DE TODOS, LOGO, LINDO SE PARECE…

    • Simone L. F. Guimarães:

      Parece coisa do Garfield

  • Vitor:

    Feio fica lindo quando enriquece!!! Jogador de futebol com cara horrível são perseguidos por mulheres lindas.

  • gloria:

    A lei já existe, a discriminação a pessoas seja ela feia ou bonita, negra ou branca, homem ou mulher, gay ou hetero, mas no Brasil se recria as leis ao prazer de quem se beneficia dela financeiramente.Como a recriaram para os gays com o nome de homofobia, porque gay ñ é gente? Ñ se enquadra em nenhuma outra categoria de pessoas da lei descriminatória? Assim como o feio. Éc erteza q recriarão a lei da feiura c\ visão em negócios p\ a venda do kit da beleza comprado a peso de ouro(super faturado)p\ serem doados nas escolas para q os feios fiquem mais bonitos e com isso as industrias cosméticas superfaturam com a venda de produtos de beleza ao governo.

  • ???:

    Eu acho que isso não deve ser protegido por leis.
    Por que vc pode se achar feio mas alguém te achar super sexy e bonito.
    Varia de pessoa para pessoa.
    Então vc não pode apontar para alguém e dizer:

    -Você é feio!Então segundo a lei 2201/55555555/901223423443/arroz-com-feijão/123.33 vc receberá um bolsa beleza!
    Por que alguém acha essa pessoa linda,ou seja, ela não é feia,pelo menos não para todo mundo.

    Ser feio deve ser protegido por leis só se existir um padrão mundial de beleza, ou qualquer coisa do genero

    • Simone L. F. Guimarães:

      O conceito de beleza vai partir da época e do local geográfico onde você estiver.

  • Mayne:

    eu sou feio e sofro sinto na pele o que é ser tratado como anormal o estranho e uma atitude radical é criar uma cidade só pra gente feio ai nenhum ea criticar do outro.

  • Alex:

    como você mesmo disse na noticia, essas leis e tals só ajudam ainda mais na discriminação, porque ta rotulando as pessoas como diferentes, o que deveria ter é formas para busca a igualdade, porque somos todos da raça humana, somos todos humanoides descendentes de macacos (criados por um Deus se você preferir), e como tais criaturas, devemos respeita as pequenas diferenças uns dos outros, e abraça as nossas igualdades que são tao maiores…
    ENQUANTO TER LEIS, NINGUÉM NUNCA SERA LIVRE DE VERDADE

  • F A M E W H O R E:

    Esse papo de beleza esta nos olhos de quem vê é com certeza o maior argumento pra quem é feio.
    Claro que existe preferencias, mais todo mundo sabe oque é bonito e oque é feio.

  • nasdhu:

    o problema é: não existe pobre bonito… e nem rico feio…. pobre liso é o que mais tem no brasil, um rico com sua ferrari… ele pode ser um gnomo ou um duende ele é considerado LINDOOOO!!!!!

  • laender:

    O conceito de beleza é algo muito individual e pertence ao inconsciente humano. O que é feio para mim, pode ser lindo para outrem. Creio que esta percepção está localizada na mesma região cerebral que nos dá a opção de gostar ou não de determinado alimento, de determinada cor, de determinada paisagem, de determinada temperatura ambiental, etc. Ou seja é algo muito pessoal e tende a ver com a seleção natural da espécie.

  • lindiuu:

    VC ACHA BONITO SER FÉIO?!?!?! HUAUHUAUHU

  • Guga:

    Beleza como é retratada hoje é algo cultural. A verdadeira atratividade é regida por hormônios. Por exemplo, uma mulher com maior fertilidade (corpo curvilíneo/quadril largo) é bonita para um homem, não interessa se ela é gorda ou cheia de estrias/celulite, mas a grande maioria dos homens não assumiria isto nem para si mesmo, por motivos culturais. O resultado disso são mulheres lindas, que estão gordas e possuem quadril largo, injustamente amarguradas com seu corpo. Estar obeso é péssimo para a saúde, mas já é outra história que não tem a ver com beleza.

    • Mulher:

      Acho incrível que muitas vezes associam as gordinhas com curvas e magras não. Muitas magras podem ter mais curvas que gordinhas, pois o que vale é a proporção quadril-cintura-busto, isso vai contar muito sobre as curvas. Eu tenho cintura fina e quadril largo (o que eu achava horrível na adolescência), então mesmo sendo magra tenho curvas. Mas entendo o que vc quis dizer.

  • Sheik:

    Se vc é feio, pobre, nerd, tímido, magrelo (ou gordo) vc é transparente frente as mulheres. Homens bonitos, sarados, playboy e cafas pegam geral e são disputados frente as mulheres, essa é a realidade. Mulheres feias ainda podem se salvar se foram pra academia e fazer musculação pra ficar com a bunda grande, dura e sem celulite. Agora homens não basta ficar forte se continuar tímido ou sem autoconfiança, por exemplo.

    • Laura:

      mesma coisa, mulheres feias tb são invisíveis aos homens, pros homens é mais fácil, basta estudar e ter grana que ele pega uma gostosa mesmo sendo feio, mulher não, pode ter a grana que for, se não for gostosa, nada.A não ser que ela pague um garoto de programa e tals.Mas homens feios tem a possibilidade de serem inteligentes e bem sucedidos.Muitas moças namoram com rapazes feios pelo fato de eles serem legais, inteligentes. 🙂

  • Marcos:

    É tão lindo assumir ser feio ahuuhsahu

  • Mochileiro:

    Concordo com o comentario do @Li: falando francamente e deixando a falsa moralidade de lado, beleza é importante sim! Não que uma personalidade interessante não conte, mas a aparencia fisica de uma pessoa é o “cartão de visitas” dela: Uma boa aparencia desperta interesse e curiossidade daqueles que estão em volta.

    “Ou vc vai a uma balada procurando gente feia?”

    Mas tambem estou de acordo com a opinião com a @Natasha e a @Flor de Lis: o fato de rotular já discrimina; e francamente, o mundo tem questões verdadeiramente importantes com as quais as pessoas devem se preocupar.

  • Li:

    beleza relativa?
    Não concordo, pode até ser que as pessoas não tenham o gosto totalmente igual,mas é +ou- parecido. A harmonia dos traços e o transparecer saúde, jovialidade(mesmo que a pessoa não seja) fazem com que a grande maioria das pessoas considerem a princesa das estorias bonita e a bruxa feia, assim como aquela menina ou menino da turma que todo mundo quer namorar.
    As constantes mensagens pela midia do que é belo tbm influenciam nosssos gostos, como me recordo que a alguns (muitos) anos mulheres bonitas eram as que tinham seio pequenos, bastou meia dúzia de famosas colocarem protese de silicone para virar uma mania que perdura até hoje.
    Mas quanto a tratar melhor os mais belos, é organico, pois afinal elas indicam equilibrio. Superficialmente falando ficar perto de pessoas bonitas nos deixam até mais alegres.
    Ou vc vai a uma balada procurando gente feia?

  • Nascimento:

    Essa matematica está completamente errada! A maioria da população do planêta é feia. Eu acho que essa lei proposta por esse maluco deveria ser dirigida as pessoas bonitas, que são a minoria, e não às pessoas feias, que são a maioria. O que acontece é que uma grande parcela de pessoas feias são tão pretenciosas que não conseguem admitir a propria feiura.

  • Miguel:

    Eu acho que não seria assim tão necessária essa lei, porque, muitos dos casos de feiura, resolvem-se se a pessoa cuidar um pouco mais de si mesma.

  • Thiago…:

    acho que éssa lei só iria proporcionar mais preconceito

  • Raton:

    Ser feio não é nenhum problema, o problema mesmo é ser duro.

    • Bonito:

      Ser duro só é problema para quem é feio e não tem quem usuflua da dureza.

  • Amigo:

    Façam uma lei dessas no Brasil e 80% dos brasileiros vão se declarar feios para levar alguma vantagem.

  • Flor de Lis:

    Essa coisa de beleza e feiúra, pra mim, é relativa; somos seres humanos únicos e temos opiniões diferentes, portanto alguém pode parecer feio pra uma pessoa e parecer bonito para outra. “Proteger” essas pessoas por lei é ridículo, pois as rotularia como incapazes ou ‘coitadinhas’…como se já não bastassem as cotas, que acabam por ser uma espécie disfarçada de segregação. Concordo com Natasha: só o fato de rotular já discrimina; e francamente, o mundo tem questões verdadeiramente importantes com as quais as pessoas devem se preocupar.

    • Lúcia:

      Concordo com você, Flor. As cotas são uma forma de segregação disfarçada de “benefícios”.

  • Evandro:

    A fórmula da feiura é:

    Sendo R o total dos recursos que a pessoa possúi. Se R0, temos então uma régua, tal que quanto mais próximo de zero, mais feio, e quanto mais distante de zero, mais bonito é.

  • Mesrine:

    Creio que pessoas realmente feias são minorias, pois outras pessoas que julgamos ser feias podem apenas estarem deixando de lado o cuidado pessoal deles mesmos.

    • samuel constantino c. monteiro dos santos:

      Eu por exemplo cara!!!

  • Knight:

    Ser feio é muito relativo…não podemos rotular as pessoas dessa maneira,devemos respeitar uns aos outros independente de leis,isso é ser humano, basear uma lei em algo como isso é absurdo,uns te acham feio(a),mas outros também pode te achar bonito(a),muitas vezes as pessoas sofrem essa discriminação, pois,é mais fácil encontrar os defeitos nos outros,do que apontar alguma qualidade…criar uma leis assim é perda de tempo, é fazer com que o ser humano apenas tenha o “medo” como sinal de respeito…

    • samuel constantino c. monteiro dos santos:

      N respeitam!!!! , principalmente pessoas que nem me conhecem direito, agora eu gosto de dar raiva nos babacas que fazem academia, plastica ou usam da riquesa ou impressão idiota!!!!

  • Roberto:

    Ser feio deve ser um baita problema, mas pior que ser feio é se sentir feio, ser tímido ou complexado e depois descobrir que era bonito, quando for tarde demais. Feiura tem jeito, mas sentimento é bem mais complicado. Pior que lei para feio é lei para mulher, para homosexual e para usuário de drogas. E pior que tudo é a lei.

  • Sónia Fernandes:

    Queridos(as) beleza, feice, branco, preto isso não é nada a frente de milhares de Dólares, Euros, Libras ou seja lá que moeda for.

    Uma pessoa facialmente pouco atraente ou seja feia com dinheiro ou uma beldade, tipo branca-de-neve, ou que outra seja, pobre minha nossa todo mundo corre atraz da feia com dinheiro e logicamente esta será mais feliz.

  • Fanatico:

    Leis de proteção aos feios? O Lazaro Ramos foi Galã na ultima novela das oito dando pegas na Camila Pitanga e na Bruna Linzmeyer e o cara e feio que doi!

    • Deep:

      O cara é negro que dói, foi isso o que você quis dizer?

      A beleza, ou falta dela, é um critério de individualidade!
      Pense em cães, ou macacos (mais parecidos ainda conosco!). Para eles os critérios de beleza estão mais explícitamente ligados à saúde! Os indivíduos mais belos sãos os que demonstram mais perfeição, mais vitalidade! Sendo e estando todos igualmente saudáveis, com o mesmo acesso à comida e água, então, estariam equiparados restando as diferenciações cronológicas e aquelas próprias de seus temperamentos.

      Quanto a nós humanos, ainda que fôssemos todos saudáveis, todos com 32 dentes, todos dentro do peso adequado para sua estatura e todos com uma estatura adequada aos padrões normais de sua idade, ainda teríamos imensas diferenciações genéticas e étnicas!

      Atenção!!! Etnia é a soma de características genéticas e culturais, incluindo-se aí as religiosas, tribais e até políticas!

      Por um fenômeno conhecido como estranhamento, é natural que achemos “feio” aquilo que é diferente de nós.

      É preciso treinamento, boa vontade e sensibilidade para reconhecer a beleza onde ela se mostra.

      Tendemos a achar estranho e a rotular como feio algo que não compreendemos! Isso vale para uma mulher de burca, um guerreiro tribal com tatuagens na face, determinadas vestimentas ou ausência delas.

      Portanto, temos sido treinados a reconhecer como belo aquilo que nos vem sendo imposto, e toda vez que nos deparamos com uma ampliação desse rol é inevitável um sentimento de estranhamento! Muitas pessoas estranham um modismo inovador e, com o tempo, aderem a ele.

    • Fanatico:

      Uau! E incrivel saber que alguem perde tanto tempo assim para comentar uma noticia tal trivial como essa

      Eu resumo tudo que voce disse em uma frase bem simples “O Ronaldo e feio pra caralho, mas a carteira dele e linda de morrer”

    • EltonPaes:

      A para Deep, o cara é feio viu, tem que bater na mãe dele!
      kkkk

    • amandavet:

      isso é questão de opnião…eu acho ele lindo!

  • Publicano:

    Pra começar, não creio que os feios sejam uma minoria. A beleza importa menos quando o nível de complexidade da relação econômica aumenta, e aumenta apenas quando a atividade envolve muito relacionamento em nível superficial com público. Numa empresa de alta tecnologia ninguém dá importância se o engenheiro ou o analista é bonito. Mesmo com profissionais como professores ou advogados, quando a necessidade do cliente é alta, a beleza importa muito pouco. E as relações econômicas complexas são as que pagam mais. Acho que, como tudo que envolve beleza, desde o sexo até a profissão, ela só tem importância quando se é superficial.

  • Skill:

    Precisamos definir oque é feio ou oque deixa uma pessoa menos atraente.

    Sabemos que a mídia coloca em nossas cabeças o belo e o feio personificados na pessoa, influenciando em nossa escolha.

    Sabemos que no passado as pessoas gordinhas era mais cobiçadas pois a mídia reforçava a crença que eram mais saudaveis.

    Então de fato precisamos buscar oque é realmente “feio” e não ir de acordo com mídia.

    Eu sou muito feio e estou muito feliz…e aceito um salario mínimo mensal por isto..ehehehehehheheh.

    Eu sempre fui discriminado..me ajudem…preciso de dinheiro.

    • samuel constantino c. monteiro dos santos:

      PURAA VERDADE VEEEEYYY

  • x:

    nada disso.A lei deve igualar os desiguais, independente da origem da desigualdade. Se não fosse assim, a mulher não poderia ter o direito de passar 6 meses em casa quando tem filho pequeno se o homem não tiver esse mesmo direito. A lei Maria da Penha também é um bom exemplo disso também.
    Com relação a pessoa feia, daí complica um pouco pois realmente é algo bem subjetivo e, como foi dito, basta alterar algumas caracterisitcas que a pessoa acaba passando de feia pra bonita ou o contrário

  • David Sousa:

    Se criassem bolsa para feios aqui no Brasil, todo mundo ia se declarar feio pra poder ganhar, e o país ia acabar falindo… esse é o mal do brasileiro…

  • Gustavo:

    A Natasha não merece lei kkkkkkkkk

  • Raphael:

    Olha que eu sofri a vida inteira por ser feio… Eu bem que queria uma bolsa…

  • Theo:

    A Natasha tem a mesma opiniao que eu…
    Porem temos que er uma coisa(eu ainda nao li o artigo inteiro), feios sao minorias, negros sao considerados minorias e os outros grupos tbm, porem se chegar um politico com uma lei que os protege, o mesmo ganha na hora…
    Entao existem leis assim porque as minorias elegem, e todo mundo quer o poder…
    Hoje em dia tem um grupo extremamente oprimido, que ninguem liga, o homem branco de idade entre 30 ou 35 ate seus 50 anos, trabalhador…

    • Joseano:

      Não necessariamente branco…, e se for hetero, então, já descartado.

    • JPX:

      Branco sim (negro já tem quota e indígenas têm várias leis para beneficiá-los), mas pode acrescentar descendentes de asiáticos. Concordo com o hétero…

    • Theo:

      Eu nao quis entrar em detalhes para nao pensarem que eu estaria discriminando ou sendo de alguma forma racista, mas a coisa e bem por ae mesmo

  • Márcio M:

    Olha, sinceramente acho a coisa mais absurda (pra não dizer ridícula) uma lei para tal caso, e vou lhes dizer porque: a beleza é uma questão intrínseca, subjetiva, construída na sociedade e difundida culturalmente. Quem inventou a beleza? Quais são os padrões para se dizer “isso é bonito, isso é feio” e, porque isso é bonito ou é feio? Beleza é criação do homem, mas na verdade ela não existe (ou naturmente, não deveria existir). Acredito (e não tenho certeza) que esse padrão pode ter origem na Grécia antiga, quando esculturas eram moldadas com padrão de beleza: corpos esbeltos, etc, mas não é essa a questão da origem, e sim de ALGUÉM TER CRIADO esse padrão. Gente, coloquem uma coisa na cabeça de vcs. O preconceito está em nós mesmo (aqueles que ofendem e aqueles que são ofendidos). Deixei minha opinião e penso a mesma coisa em respeito da MODA. Fuuuiiiii…

  • Leon S. Kennedy:

    Quero minha cota para a universidade.

  • joao_32:

    Concordo plenamente com essa lei porque eu seria beneficiado, imagina se agora depois dos 30 anos essa minha cara de morcego atropelado me desse algum tipo de vantagem? Já vou até começar a praticar: “Você não quer me contratar porque sou feio? Seu UNATRACTIFÓBICO!”

  • EltonPaes:

    Só uma coisa a dizer:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • ???:

    Pra quem é pobre dão bolsa família, agora pra quem é feio vão dar BOLSA BELEZA HUAHUAHUA

    • burro:

      Bolsa beleza,essa é boa!Quero a minha parte.

    • Edison:

      A minha também ;p

Deixe seu comentário!