Seu telefone toca, também, em seu cérebro

Por , em 1.06.2010

Uma nova pesquisa mostrou que nosso cérebro reage de forma especial quando ouvimos não só o toque de um telefone – mas quando reconhecemos aquele toque como nosso.

Pesquisadores alemães gravaram os toques de alerta de mensagens de 12 pessoas diferentes e depois tocaram todos, em ordem aleatória, no mesmo volume. Enquanto isso eles monitoravam a atividade cerebral das pessoas através de eletrodos fixados nas cabeças dos voluntários.

No primeiro teste, eles ouviram, algumas vezes, os toques enquanto estavam distraídos, assistindo um filme. No segundo não havia filme, mas os voluntários deveriam apertar um botão quando ouvissem o próprio toque de alerta. No terceiro, eles precisavam identificar um outro toque qualquer que não fosse o deles.

Como era de se esperar, áreas do cérebro ligadas à memória eram ativadas quando os participantes ouviam seu toque. Mas mais neurônios entravam em atividade quando eles deveriam identificar seu próprio toque do que qualquer outro. [Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Gabriel:

    eu sempre deixo o mesmo toque de celular akele padrao da nokia eu tento mudar mas eu nao consigo.
    o toque do celular da minha mae é igual ao meu mais sao de aparelhos diferente o dela e um nokia 5130 e o meu 5233 os toques sao identicos mais tem algo q me faz saber direitinho de quem é de quem

  • franbogado:

    Acho que tem marketing por trás dessa pesquisa para vendas de toques de celular 😐

  • Andrew:

    Mais um grupo de pesquisadores bem ocupados.

  • Lidia:

    Eu costumo utilizar músicas como toque do celular, mas não posso ficar muito tempo com a mesma, pois logo começo a ouvir o toque em todos os lugares, apesar de não estar chamando.
    Vou ficando meio paranóica, e confiro incessantemente o celular na bolsa.

  • Fernando Sávio:

    O pior é que as vezes eu ouço o toque do meu celular do nada…

  • Felipe:

    Fraquinha essa hein!

Deixe seu comentário!