Invenção: Recipiente purifica água apenas com luz solar

Por , em 14.01.2009

Fornecer água limpa é uma parte fundamental dos esforços para aumentar a qualidade de vida de países subdesenvolvidos. Estimativas indicam que 40% da população mundial tem uma quantidade insuficiente de água tratada para beber. O Solvatten, um purificador de água projetado na Suécia, faz o trabalho em algumas horas utilizando a luz do Sol.

O Solvatten parece um simples recipiente plástico cortado ao meio dividindo-se em dois compartimentos de 5 litros, cada um tem uma superfície transparente. As duas câmaras são expostas à luz solar que a aquece a água a quase 55 graus Celsius. Um indicador muda a cor de vermelho para verde quando a água estiver pronta para beber.

purificador solvatten

O processo todo leva entre 3 a 4 horas em dias claros e 5 a 6 quando nublado. Apesar desta não ser a maneira mais rápida de purificar água, a quantidade de recursos que ele economiza comparado à fervura com fogões a gás torna-a a maneira mais limpa. Também é uma das mais portáteis e baratas, ou seja, um avanço com grande potencial para os países que vivem abaixo da linha da miséria. [Gizmodo, Treehuger]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

7 comentários

  • arthur alves xavier gaia:

    pegue agua e mel e derrame no copo e meixa

  • monica:

    otima invenção pegue5 papeis e no 1 2 3 4 molhe e no 5 bote no papel molhado

  • Micael Rubens:

    Achei interessante mas eu gostaria de saber como fazer o solvatten principalmente o q é o indicador dentro dele ,ok! desejo resposta por favor

    • Matt:

      Você vai ter que perguntar pro Sueco que inventou o purificador.

      ok?

  • Luiz Cláudio:

    Infelizmente o Paulo A. tem razão, apesar de ser uma ótima invenção nos paises sub-desenvolvidos não haverá interesse por parte dos governantes quer seja financeiro, quer seja político.

  • Paulo A. Costa:

    Muito legal, apesar de não acreditar em aparelhos eletrônicos desenvolvidos para países sub-desenvolvidos. Eles nunca passam da fase de promessas.

    • Matt:

      Isso não é eletrônico, pelo que entendi… é solar.

Deixe seu comentário!