Spray nasal permite que as pessoas “leiam pensamentos”

Por , em 1.08.2012

Existem pessoas que não conseguem “ler” os outros: olhares, expressões faciais, tom de voz, postura e outros detalhes passam despercebidos, o que pode levar a situações constrangedoras (“não sabia que você estava chateado” ou “achei que estava tudo bem”). Como ajudar essa gente?

A solução pode estar debaixo dos nossos narizes: uma equipe de pesquisadores testou um spray nasal que pode aumentar a capacidade de uma pessoa de “ler emoções”. O curioso produto faz uso da oxitocina, hormônio ligado a emoções positivas.

No estudo, 40 voluntários tiveram de analisar retratos e dizer qual emoção a pessoa estava expressando. Antes disso, porém, eles inalavam um spray, que poderia conter oxitocina ou apenas água com sal – os participantes não sabiam.

“Nós descobrimos que a oxitocina intensificou a consciência deles a respeito das emoções presentes nas fotos”, revela a pesquisadora Siri Leknes, do Departamento de Psicologia da Universidade de Oslo (Noruega). Assim, expressões de irritação, alegria ou tristeza foram decifradas com maior facilidade quando os participantes usavam o spray de oxitocina.

Se fossem adicionadas outras formas de expressão (como linguagem corporal e tom de voz), acreditam os pesquisadores, os resultados poderiam ser ainda melhores.

Curiosamente, os participantes que apresentaram maior benefício com o spray foram justamente aqueles que tinham uma dificuldade prévia em decifrar emoções.

No futuro, o spray de oxicitocina poderá ser usado como tratamento complementar para certas doenças psicológicas – atualmente, o hormônio já é usado em determinados casos de autismo.[Daily Mail UK]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • Clauton Leal:

    a oxitocina anda tento um progresso bastante significativo em várias áreas… como antidepressivo… etc…

    vejo que a oxitocina ainda trará mais avanços do que isso.

  • Tanya Almeida:

    Dava imenso jeito!!! 🙂

Deixe seu comentário!