A nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua finalmente levanta voo

Por , em 5.08.2020
starship motor raptor voo
Visão da câmera interna da StarShip

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros.

A massiva torre de aço inoxidável flutuou no ar, deixando uma volumosa nuvem de poeira para trás. Em seguida fez um suave pouso que não pode ser observado neste vídeo por causa da mesma nuvem de poeira levantada, reportou Futurism.

“Marte parece real”

Ttwittou o CEO da SpaceX, Elon Musk, em resposta ao vídeo.

Assista ao voo da câmera interna do foguete

Um passo importante para a StarShip

É um passo importante já que o objetivo da Space X com a StarShip é carregar cem passageiros ou cem toneladas para Marte e Lua.

Protótipos anteriores da StarShip já explodiram espetacularmente em grandes bolas de fogo. Mas este colossal tanque de combustível, que é o sexto protótipo de teste em escala real da empresa, foi o primeiro a decolar até hoje. E o fez com apenas um dos seis motores Raptor: a próxima geração de propulsores da SpaceX.

starship sn5 levantando voo

Apesar do tremendo sucesso filmado hoje, as equipes da empresa ainda terão um longo caminho antes de um voo de verdade. A versão definitiva do foguete carregará nada menos do que seis motores Raptor e um grande nariz enorme no topo.

No teste que você assistiu o protótipo levou uma simulação de carga, acoplada na parte superior, para uma demonstração mais perto da realidade.

O que deve se parecer a versão final da StarShip. Crédito: SpaceX

Uma longa espera

Na segunda-feira foi realizada a primeira tentativa sem sucesso do lançamento.

O CEO da SpaceX Elon Musk anunciou pelo Twitter na ocasião que “Uma válvula de início de rotação da turbina Raptor não abriu, provocando um cancelamento automático”.

É uma excelente notícia que este seja o primeiro protótipo da StarShip que chegou a voar já que protótipos anteriores desabaram ou explodiram durante testes de estresse.

O protótipo atual, o SN5, passou com sucesso por um teste de disparo estático do motor em 30 de julho, o que levou ao voo de hoje.

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

3 comentários

  • ENAX:

    Depois que a humanidade aprender a desviar cometas repletos de água para colidir com Marte, teremos uma chance de habitar aquele planeta. Para nós água é vida.

    • Cesar Grossmann:

      O professor Isaac Asimov escreveu um conto de ficção científica em que os marcianos (terráqueos que se mudaram para lá) precisavam de água mas a Terra não queria mais ceder uma gota.

  • 1pirado:

    Interessante…
    Mas aqui pra nós: achei as naves bem engraçadas, pois a do vídeo parece aquelas cafeteiras tradicionais que tem em lanchonetes e padarias e o formato do foguete depois de pronto parece saído de um desenho animado.
    Kkkk

Deixe seu comentário!