“Super areia” transforma água poluída em potável

Por , em 29.06.2011

Em muitos países, o acesso à água potável e saneamento ainda é limitado. Agora, uma solução barata e eficaz para esse problema pode ter surgido. A “super areia”, como foi apelidada, é um material que pode ter baixo custo e limpar a água com eficiência.

A tecnologia é feita a partir de grãos de areia revestidos de um material amplamente disponível: o grafite (comumente usado na fabricação de lápis). Na Austrália, muitas empresas de mineração que extraem grafite produzem resíduos que poderiam ser utilizados para esse fim.

O problema da falta de água potável é uma realidade de muitos países, principalmente os que estão em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 60% da população da África subsaariana e 50% da população na Oceania utiliza fontes de água de boa qualidade.

Os grãos de grafite que apareceram como uma boa solução para a purificação da água não tão novidade assim. Desde tempos antigos, o grafite já era utilizado com esse fim.

Com as tecnologias avançadas da atualidade, agora é possível modificar o óxido do grafite para torná-lo mais seletivo e sensível a certos poluentes, como elementos orgânicos ou metais presentes em água contaminada. Uma vantagem da “super areia” é que ela é mais barata do que técnicas de purificação envolvendo carbono ativado, e provavelmente mais rentável. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

11 comentários

  • Mario:

    me preocupo mais com a degradação moral do ser humano.

    • Baw:

      Hum rum. Porque na Roma antiga, quando se reunia todo mundo pra ver gladiadores lutando até a morte e partindo os outros em pedaçoes era quando o ser humano era mais rico moralmente.
      Ou quem sabe na idade média com a galera da inquisição.
      Ou na época das grandes navegações onde os descobridores dizimavam ou escravizavam os povos das novas terras.
      Ditadura militar do Brasil, talvez?

      Ser humano sempre se degradando moralmente em função do tempo…

  • José Calasans:

    Precisamos sair do marasmo e da fantasia,e investir mais em pesquisas científicas para melhorar a qualidade de vida do ser humano.Existem paises da Africa, América central e do sul,
    onde o povo passa por situação de extrema miséria.O pior dessa história é o desperdício que acontece por parte dos que tém.Isso sem falar no desperdício de dinheiro praticado por políticos que ganham muito e fazem muito pouco pelo povo,jogadores de futebol,cantores,artístas e et…que ganham rios de dinheiro.Enquanto muitos pesquisadores ficam medigando recursos para trbalhar,É um paradoxo.

  • Maria Emília:

    Meu Deus, esta imagem é por demais impactante, imagina a sede!!!
    E tem tanta gente que liga a mangueira e lava o carro com a água escorrendo durante 30/40 minutos.

    • André:

      Pois é, o ser humano só começa a dar valor quando perde.

  • Antonio Nuuuunes:

    OK, idéia brilhante, mas e os resíduos disso, qual o impacto ambiental que esse processo pode gerar? e a “super areia” éreutilizável por qto tempo?
    As Pessoas só olham o lado positivo e esquecem de pensar no impacto global, nem tudo é 1000 maravilhas….

  • Lucas IF:

    Bastante impactante esta imagem, mas triste realidade…

    Nós ainda reclamamos quando falta água, em um único dia do mês.
    É de soluções como essa, que devem surgir para melhorar a qualidade de vida…Ainda tem muito trabalho pela frente, devemos pensar cada vez mais nesta nova realidade: aquecimento global!

    Abraço

    • edu:

      pois é lucas e o brasil com toda sua bacia hidrografica esbanja agua deixa um tiete podre so para girar dinheiro ainda mais podre que suas aguas(caramba falei bunito ein)

    • Eddy:

      A imagem, assim como a matéria, mostra um paliativo.
      Esses tubos vermelhos são filtros que permitem o consumo de água à essas crianças na foto.
      O tratamento de água sempre será um paliativo se não mudarmos a forma como pensamos respeito à água (porque não à conhecemos realmente) e mudar a forma como usamos este recurso natural.
      Respeitar a Água é respeitar a Vida.

  • Vitor:

    Sensacional!!
    Tomara que iniciativas de um governo sério leve isso adiante!
    Alguém quer apostar que no Brasil o governo prefere gastar mais e jogar essas idéias no lixo?

  • josuel:

    dez pontos para essa iniciativa.

Deixe seu comentário!