Superforte: Cão-robô consegue puxar um avião de 2,7t

Por , em 24.05.2019

O Instituto Italiano de Tecnologia testou a força de um tipo de cão-robô semelhante ao Spot e SpotMini da Boston Dynamics. O nome do robô italiano é HyQreal.

O HyQReal conseguiu puxar um avião Piaggio P180 Avanti, uma aeronave para passageiros que pesa 2,7 toneladas e tem 10 metros de comprimento. O teste aconteceu na última semana no Aeroporto Internacional Cristóvão Colombo (Itália).

Este robô tem 1,34 m de comprimento, 90 cm de altura e pesa 130 kg. Ele é bem maior que os robôs-cachorro da Boston Dynamics, mas demonstrou força impressionante. Ele puxou o avião por 10 metros no aeroporto.

“Puxar um avião nos permitiu demonstrar a força do robô, a autonomia de energia e o design otimizado”, diz Claudio Semini em uma nota, líder de projeto do Laboratório Dynamic Legged, que integra o instituto. “Nós queríamos conseguir algo que nunca foi feito antes, e nós obtivemos sucesso na última semana”.

Os desenvolvedores do robô esperam torná-lo mais durável para que ele possa ser usado na agricultura e em resposta a desastres, como terremotos.

“Não estamos mirando no trabalho emergencial ainda, mas para lidar com as consequências de um desastre. Ele pode levar sensores para áreas inseguras, manipular e mover objetos, abrir portas, etc”, diz ele.

Semini aponta que melhoras no hardware e software estão tornando o uso desse tipo de robôs cada vez mais próximo da realidade.

Confira o teste de força do HyQReal no vídeo abaixo:

Socorro! Não há como escapar deste robô-aranha

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (20 votos, média: 4,60 de 5)

Deixe seu comentário!