Supernova incrivelmente potente deve brilhar por meses no céu

Por , em 29.05.2023

Prepare-se para um espetáculo astronômico neste verão que é ainda mais grandioso do que fogos de artifício. A Galáxia Pinwheel (M101) abriga uma estrela colossal que acaba de passar por uma explosão supernova. As expectativas são altas de que o brilho resultante deste evento cósmico possa permanecer visível por vários meses, acessível até mesmo para astrônomos amadores com seus próprios telescópios de quintal.

A supernova SN 2023ixf, como é agora denominada, foi inicialmente avistada pelo rastreador de supernovas japonês Koichi Itagaki em 19 de maio. O Zwicky Transient Facility, com base na Califórnia, corroborou esta detonação estelar ao identificar imagens automáticas da supernova capturadas dois dias antes da detecção de Itagaki, de acordo com os registros da NASA.

O Professor Andy Howell, da Universidade da Califórnia, também um respeitado astrônomo do Observatório Las Cumbres, comentou via Twitter: “A razão por trás dos finais violentos de estrelas gigantescas, que envolve elas lançarem suas camadas exteriores no cosmos, não é totalmente compreensível para nós. É bastante desafiador observar uma estrela passando por essa transição, pois a maioria está situada muito distante ou a supernova não é detectada prontamente. Estamos confiantes de que esta supernova nos oferecerá insights consideráveis.”

Os pesquisadores rapidamente categorizaram esta explosão celestial como uma supernova Tipo II. Este tipo de evento ocorre quando o núcleo de uma estrela gigante desaba abruptamente, pois esgota suas reservas de energia e falha em resistir à sua própria atração gravitacional.

A galáxia que a supernova chama de lar é relativamente próxima, em termos cósmicos, estando aproximadamente 21 milhões de anos-luz de distância de nós, com uma incerteza de alguns parsecs. A NASA declara que esta explosão é “a supernova mais próxima observada na última meia década.”

Dada a proximidade relativa da supernova e a sua ocorrência recente, os cientistas estão ansiosos para estudá-la. Eles antecipam que ela pode revelar novos e emocionantes detalhes sobre o ciclo de vida e a morte de estrelas massivas.

No entanto, a experiência visual atraiu algumas reclamações de observadores sobre os satélites SpaceX de Elon Musk obstruindo a visão celestial, aprofundando ainda mais as tensões crescentes entre o bilionário e a comunidade astronômica.

“Os detritos espaciais de Elon Musk não são nada menos que um estraga-prazeres quando você está tentando capturar uma imagem de supernova”, lamentou David Fuller no Twitter, enquanto compartilhava uma foto da Galáxia Pinwheel e da supernova, marcada pela trilha brilhante de um satélite Starlink.