Telescópio espacial Hubble fotografa a Nebulosa do Ovo Podre

Por , em 31.01.2017

A imagem acima, feita pelo telescópio espacial Hubble, mostra uma estrela passando por uma rápida transformação de uma gigante vermelha para uma nebulosa planetária.

Nesse processo, a estrela moribunda sopra suas camadas externas de gás e poeira para o espaço circundante.

Os astrônomos raramente capturam uma estrela nesta fase de sua evolução, porque ela ocorre em um piscar de olhos (em termos astronômicos).

Nebulosa do Ovo Podre

Observações recentes têm encontrado muitas moléculas incomuns no gás em torno da estrela, incluindo compostos de enxofre, como sulfeto de hidrogênio e dióxido de enxofre.

Acredita-se que estes compostos sejam produzidos nas ondas de choque que passam através do gás.

Devido à grande quantidade de enxofre neste objeto, ele ganhou o apelido de Nebulosa do Ovo Podre. Em inglês, também é conhecido como Nebulosa Calabash. Seu nome técnico é OH 231.8 + 04.2.

Detalhes

A nebulosa está localizada na constelação de Puppis, cerca de 5.000 anos-luz de distância de nós. Possui aproximadamente 1,4 anos-luz em extensão.

Ela é provavelmente um membro do Messier 46, um aglomerado estelar povoado por aproximadamente 500 objetos.

De acordo com os astrônomos, as partes mais densas da nebulosa são compostas de material ejetado recentemente pela estrela e acelerado em direções opostas.

Este material, mostrado em amarelo na imagem, está se afastando do objeto a velocidades de até 1,5 milhão de quilômetros por hora. O choque supersônico do encontro entre hidrogênio e nitrogênio ionizados brilha em azul.

Um toque de cor

A Nebulosa do Ovo Podre provavelmente irá se transformar em uma nebulosa planetária bipolar completa nos próximos 1.000 anos.

A imagem colorida do objeto foi feita a partir de exposições separadas tomadas nas regiões visíveis e infravermelho do espectro. Foram utilizados nove filtros para exibir vários comprimentos de onda. A cor resulta da atribuição de tonalidades diferentes a cada imagem monocromática associada a um filtro individual. [Sci-News]