Ter um cachorro faz as crianças se exercitarem mais

Por , em 22.09.2010

Se você tem um filho meio apático, desanimado, talvez a boa pedida seja comprar um cachorro. Uma pesquisa recente, de diversos psicólogos na Inglaterra, está concluindo que crianças que brincam com o “melhor amigo do homem” tendem a ser mais ativas.

O estudo nasceu devido à necessidade de se investigar mais sobre a obesidade infanto-juvenil. Nos Estados Unidos, por exemplo, foi constatado que 17% da população entre 2 e 19 anos são pessoas obesas. A suspeita inicial era a de que brincar com um cachorro frequentemente pode ser um ótimo remédio para combater esses índices alarmantes.

Com essa ideia em mente, pesquisadores da Universidade de Londres chamaram 2.065 crianças de 9 ou 10 anos, dentre as quais 202 tinham cachorro. Ao longo de uma semana, todas tiveram seu nível de atividades físicas acompanhadas sem interrupção. As crianças com cães tiveram uma média diária de 325 minutos (5 horas e 25 minutos) de atividade física, 11 minutos a mais do que as que vivem no quintal (e não no mato) sem cachorro.

Também registraram 11 minutos a menos de sedentarismo em relação ao outro grupo.

Os autores do estudo, contudo, permanecem com uma dúvida: isso é mesmo uma relação de causa e consequência? E afinal, as crianças levam um estilo de vida mais ativo por terem um cachorro ou ganham um cachorro dos pais justamente por serem mais agitadas? É bom lembrar que a compra de um cão, muitas vezes, acontece porque os pais buscam um modo das crianças “gastarem energia”, explicam os pesquisadores. [Live Science]

11 comentários

  • Bia:

    Rejeitaram o comentário da cleo só porque ela disse q não queria ter filhos? Adivinehm só: A escolha é dela!
    Ao meu ver, uma ótima escolha.
    Cleo, o mundo precisa urgentemente de mais pessoas como vc!

  • amanda:

    O cachorro é para a familia e principalmente para as crianças para elas tomarem sol q é otimo e o cachorro fica la perto e é um otimo amigo.

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Ter um cachorro em casa pode até ser benéfico para as crianças. Mas o resultado da pesquisa, com uma diferença de apenas 11 minutos, é quase insignificante.

  • Crystian:

    O Cleo, basta vc ensinar oque você sabe para os seus filhos.

  • cleo:

    com 5 anos eu tinha tanta coisa pra fazer, cuidava dos meus irmãos menores, arrumava a casa, brincava ao ar livre. computador ñ existia celular muito menos, eu era tão feliz tenho pena das crianças de hoje… ñ têm criatividade nenhuma. ainda bem que ñ tive filhos… pra que? pra jogar nesse mundo. sem emoção.

  • Crystian:

    Se a criança não tem nada pra fazer como a guria da foto, da um cachorro pra ela.

  • Farofa:

    Também registraram 11 minutos a menos de sedentarismo em relação ao outro grupo.

    Mas é claro, se elas se exercitam 11 minutos a mais, é claro que elas são 11 a menos sedentarias

  • Joel R:

    Os animais – principalmente os cães – só fazem bem ao ser humano. Fazem bem a nossa alma.

  • Josue Francisco Bittencourt:

    Quase todo mundo gosta de cachorro, principalmente as crianças, só que na hora de limpar o cocô sempre sobra para um fazer, estou saindo fora!

  • Felipe:

    A Natureza sempre auxília,fato!Já a tecnologia(videogame ,por exemplo) nem sempre!

  • Marcelino:

    Hehe… concordo!

Deixe seu comentário!