A Terra pode ser uma entidade inteligente, afirmam cientistas

Por , em 18.02.2022

Um grupo de pesquisadores publicou um experimento mental fascinante – e absolutamente doido: se um planeta como a Terra poderia estar “vivo”, ele também pode ter uma mente própria?

A equipe publicou um artigo explorando essa questão no International Journal of Astrobiology. Nele, eles apresentam a ideia de “inteligência planetária”, que descreve o conhecimento coletivo e a cognição de um planeta inteiro.

Embora pareça algo tirado da tela do livro de ficção científica O guia do mochileiro das galáxias, eles acreditam que o conceito pode realmente nos ajudar a lidar com questões globais, como as mudanças climáticas, ou até mesmo nos ajudar a descobrir vida extraterrestre. 

Os pesquisadores apontam evidências de que redes subterrâneas de fungos podem se comunicar implicando que redes de vida em larga escala podem formar uma vasta inteligência invisível que altera profundamente a condição de todo o planeta.

Uma das principais espécies que impulsionam essa mudança no momento, eles apontam, são os humanos – e atualmente, da mudança climática à crise do lixo plástico, podemos estar mudando irrevogavelmente o equilíbrio ambiental.

“Ainda não temos a capacidade de responder comunitariamente pelos melhores interesses do planeta”, disse Adam Frank, professor de física da Universidade de Rochester e coautor do artigo, em um comunicado à imprensa sobre o artigo.

Os pesquisadores acreditam que esses experimentos mentais podem ajudar os humanos a entender seu impacto na Terra e servir como um guia sobre como melhorá-lo. Curiosamente, eles também acreditam que isso poderia ajudar na busca por alienígenas também.

“Estamos dizendo que as únicas civilizações tecnológicas que podemos ver – as que devemos esperar ver – são aquelas que não se mataram, o que significa que devem ter alcançado o estágio de uma verdadeira inteligência planetária”, disse Frank.

“Esse é o poder desta linha de investigação”, acrescentou. “Ele une o que precisamos saber para sobreviver à crise climática com o que pode acontecer em qualquer planeta onde a vida e a inteligência evoluam.” [Futurism]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

Deixe seu comentário!