Terrorismo via Twitter: dois acusados podem pegar até 30 anos de prisão

Por , em 6.09.2011

Em 1938, o cineasta e autor Orson Welles produziu uma transmissão radiofônica intitulada “A Guerra dos Mundos”. De tão famosa que é essa história, duvido que você não conheça, mas vamos recapitular: a situação retratava um Exército alienígena que ninguém via, mas que, de acordo com a dramatização radiofônica, em tom jornalístico, acabara de desembarcar no nosso planeta.

Isso provocou tamanho pânico nos ouvintes, que muita gente se suicidou, um caos se instalou, e as consequências foram graves. As pessoas acreditaram na ficção, imaginando estar enfrentando uma invasão extraterrestre.

Na Era do Rádio, tudo bem. E qual seria a versão 2011 da Guerra dos Mundos? Se hoje temos o método mais rápido de compartilhamento de informações, a internet e a rede social Twitter são grandes candidatos, não?

Assim entendeu Gerardo Buganza, secretário do Interior do Estado de Veracruz, no México, que afirmou ter ocorrido “terrorismo via Twitter”, provocado por duas pessoas que supostamente espalharam falsos relatos de homens armados atacando escolas e raptando crianças.

Um dos acusados teria tuitado: “Minha cunhada acabou de me ligar chateada, dizendo que sequestraram cinco crianças da escola”. Ambos os réus alegam que apenas repetiram o que viram em outros lugares da internet.

Esses relatos causaram o mesmo pânico de décadas atrás, já que os pais preocupados dirigiram ao redor da cidade para chegar a seus filhos. Ocorreram dezenas de acidentes de carro e as linhas telefônicas de emergência ficaram congestionadas.

As duas pessoas, um professor de escola particular e um apresentador de rádio, agora enfrentam 30 anos de prisão por acusações sob as leis de terrorismo. De acordo com o jornal Guardian, estas são as acusações mais graves de incitar o caos ou a violência através do Twitter até hoje.

Lá em 1938, Welles não recebeu nenhuma punição pela histeria em massa que sua transmissão causou. E você? Acha que as pessoas deveriam ser presas por incitar a violência ou caos usando a internet? Quão séria deveria ser essa punição?[Mashable]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

10 comentários

  • asdf:

    lógico q é um crime. a única ‘liberdade’ q estão defendendo no caso é a impunidade. se voce repete uma ação criminosa apenas pq ‘viu na net’ isto não o isenta de responsabilidade.

  • Gyver:

    A internet é livre. Cada um deveria poder dizer o que quiser no mundo virtual. Só caí na esparela quem quer!
    Ver para crer, caso contrário deve ser mentira!

  • Eunice:

    Acho que essas pessoas devem ser punidas sim. Eu que tenho uma filha fico me imaginando numa situação dessas. Com certeza seria um desespero muito grande. Sem contar nas pessoas com problemas de coração, podem até morrer. Outras com problemas de pressão alta podem passar muito mal. Tem que haver punição sim, senão vira moda. Só não sei se teria que ser 30 anos de prisão. Mas que tem que receberem uma lição, tem.

  • Lucass:

    se boatos já levam ao caos, a que ponto estamos?

  • Josiane Camargo:

    Sim, os responsáveis devem ser punidos.

  • Reynaldo Andrade:

    Gostei do assunto, bém apreciado, o fato de termos a corrupção estampada na mídia, onde todos nós estamos assistindo de camarote, também não é terrorismo???, o fato de saber que parlamentares ganham tanto de salário, o que é uma ostentação, e nós vermos isto e temos que conviver com 545,00 reais , não dá nervoso na gente, em vc, o nos mais pobres ainda do que nós, a pessoa chega a um ponto de não ter mais forças nem pra pedir esmolas e aí , o que ele faz, já pensaram nisto, acho isto terrorismo, e acho também deboche da nossa cara.E adianta falar, não né.

  • Deleon:

    São duas coisas completamente diferentes. Profetizar o fim do mundo ou qualquer outro acontecimento fica condicionado a eventual capacidade de um indivíduo de deter um poder de prever o futuro, fato que não é levado a sério pela maioria das pessoas. Agora, anunciar acontecimentos terroristas que estejam acontecendo é algo que pode trazer consequências graves para a maioria das pessoas.

  • Exordium…:

    Lembrei do pastor de los angeles,se não me engano,que “profetizou”em seu rádio q o “fim do mundo” seria exatamente em 21/05/11…Lembrei tbm que não aconteceu nada relevante contra ele e ele ainda “profetizou”,d novo,q agora acabaria em outubro…¬¬
    E com certeza não acontecerá nada com ele…então,quer dizer q ele só seria preso se “profetizasse” via twitter?! (p os “lideres mundiais” poderem culpar a internet d td isso e impôr suas restrições contra nós,como tanto anceiam?!)

    • Plugin:

      Uma coisa é profetizar o fim do mundo, pastores evangélicos fazem isso constantemente e poucos dão a mínima, porque sabem que não é algo sério.

      Mas no caso do México, bem, o México vive sob um regime de guerra, inclusive com muitas regiões dominadas pelos cartéis, sequestros e assassinatos são constantes, e homens armados atacando escolas e raptando crianças é um perigo real, e um alarme desses é o suficiente pra causar um grande pânico no país.

  • Nie:

    É a mesma coisa que trote…deve ser considerado um crime e os responsáveis devem ser punidos…imagine vc no trabalho ter que sair correndo pra saber se as pessoas que vc mais ama estão bem e chegar na hora é tudo mentira??? o mesmo acontece com alarme falso de bombas ter que evacuar um prédio inteiro ou cancelar um vôo…sem falar no transtorno, as pessoas que poderiam morrer só com o susto ou o trauma psicológico que causa pro resto da vida???
    Devem ser punidos sim, pq senão imaginem se isso virar moda!!!

Deixe seu comentário!