Teste de sangue pode diagnosticar câncer de ovário em estágio inicial

Por , em 17.08.2011

O câncer de ovário é uma doença difícil de detectar em fase precoce, o que significa que pode permanecer oculto até que esteja avançado e muito difícil de tratar.

Agora, cientistas americanos descobriram um anticorpo no sangue de mulheres com câncer de ovário que não é encontrado em mulheres saudáveis. Isso poderá ajudar os médicos a detectar sinais precoces da doença.

Os pesquisadores testaram as mulheres para anticorpos contra mesotelina, uma substância encontrada na superfície das células de câncer de ovário. Algumas das mulheres tinham problemas de fertilidade (109), outras tinham câncer de ovário (28) ou crescimentos não cancerosos no ovário (24), e o resto era saudável (152).

Os anticorpos foram encontrados no sangue da maioria das mulheres com câncer de ovário, assim como mulheres com infertilidade devido a problemas no ovário. Eles não estavam presentes em mulheres saudáveis ou mulheres com tumores não cancerosos.

“A descoberta é extremamente importante porque, atualmente, os exames médicos são incapazes de detectar o câncer de ovário em seus estágios iniciais, razão pela qual as taxas de mortalidade por esta doença são tão altas”, diz Judith Luborsky, autora principal do estudo.

O diagnóstico precoce de câncer de ovário é uma das formas mais promissoras de evitar mortes pela doença. Porém, apesar dos resultados iniciais serem bons, especialistas dizem que mais estudos são necessários com mais mulheres para confirmar se esta molécula poderia ser útil no diagnóstico do câncer. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!