Imagine ter o tórax de titânio!

Por , em 17.09.2015

Parece coisa de história em quadrinhos, mas depois de perder seu esterno e parte de sua caixa torácica devido a um câncer, um homem espanhol de 54 anos de idade recebeu o implante da primeira caixa torácica impressa em 3D do mundo feita de um leve, porém incrivelmente forte, titânio.

Implantes de titânio não são novos, mas substituir grandes partes da caixa torácica é um procedimento complicado. As próteses são geralmente construídas em várias partes separadas, que com o tempo podem se soltar e criar complicações.

Tórax de titânio é possível!

Cirurgiões do Hospital Universitário Salamanca, na Espanha, decidiram que uma única prótese de titânio de design personalizado seria melhor para replicar as porções do peito do paciente que haviam sido removidas, e, a longo prazo, seria uma opção mais segura.

Usando imagens em 3D de alta resolução do tórax do paciente, os cirurgiões determinaram quais áreas precisavam ser substituídas. O próximo passo foi entrar em contato com a Anatomics, uma empresa com sede em Melbourne, na Austrália, para projetar e construir o osso esterno e a caixa torácica.

caixa toracica feita em impressora 3D 2

Mais difícil do que parece

Por mais impressionantes que as impressoras 3D caseiras sejam, a impressão com titânio exige um maior nível de conhecimentos e equipamentos. A empresa usou uma impressora com feixes de elétrons avaliada em 1,3 milhões de dólares para produzir a prótese, a primeira de seu tipo no mundo, que foi então levada de avião para a Espanha e cirurgicamente implantada no paciente.

Apenas 12 dias após a cirurgia final, o paciente, que agora é provavelmente a pessoa mais próxima no mundo do Wolverine, teve alta e está se recuperando bem. A impressão 3D, por sua vez, dá mais um passo em frente para se tornar uma das mais importantes tecnologias do século 21. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!