Visão melhora o entendimento da linguagem em até seis vezes

Por , em 9.03.2009

Você ouve facilmente o que um amigo diz no meio de uma pista de dança, quando está tocando aquele funk? Isto ocorre porque, se você olhar para ele e analisa sua linguagem corporal, entendê-lo fica muito mais fácil.

Uma nova pesquisa da Faculdade de Medicina Baylor, em Houston, e da Faculdade da Cidade de Nova York, mostra que a informação visual que recebemos pode nos ajudar a compreender uma mensagem até seis vezes mais facilmente.

Nosso cérebro usa a informação visual que deriva da face da pessoa que está falando e alia seus movimentos labiais ao que ouvimos. Sendo assim, podemos compreender o que alguém está falando, mesmo quando não escutamos completamente o que é dito.

“Muitas pessoas com audição normal conseguem ler lábios muito bem, mesmo que não percebam” declara Wei Ji Ma, professor da Baylor. “Em certos níveis de barulho, a capacidade de ler lábios pode aumentar o nível de compreensão em até 60%” exemplifica.

Mesmo assim, em um nível muito alto de barulho e quando a voz que você tenta reconhecer é muito baixa, a leitura labial é realmente difícil.

Essa pesquisa é a primeira do gênero – uma pessoa tenta decifrar o que a outra disse, em um ambiente barulhento e depois diz aos cientistas exatamente o que ouviu, ou pensa ter ouvido.

Estudos anteriores usavam apenas algumas palavras para as pessoas “escolherem”.

A descoberta ajuda os cientistas a entenderem como o cérebro junta dois tipos de informação, de fontes e sentidos distintos, para chegar a uma conclusão.

Em uma das etapas dos experimentos, os voluntários eram expostos a vídeos de pessoas dizendo coisas. Depois tinham que contar o que ouviram aos cientistas. Surpreendentemente, quando a boca das pessoas estava encoberta, o nível de compreensão do que era dito caía significativamente. [Science Daily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 2,67 de 5)

1 comentário

  • Douglas Miranda:

    Tem um vídeo (de ilusão) que vi aqui mesmo num artigo mais antigo, em que se você olha pro rosto da pessoa enquanto ela fala, você entende uma coisa, mas se ouvir olhando pro outro lado, entende algo diferente.
    É estranho, têm coisas que a gente percebe mas não sabe explicar…

Deixe seu comentário!