Três galáxias lutam em um cabo de guerra

Por , em 9.03.2009

Há uns 100 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Peixes, três galáxias estão brincando de cabo-de-guerra. O jogo pode levar, até mesmo, à fusão delas em apenas uma enorme entidade.

Uma nova imagem do Telescópio Hubble, da NASA, permite que os astrônomos vejam o movimento de gases de galáxia para galáxia, revelando as intrincadas relações entre elas.

As três galáxias fotografadas — NGC 7173, NCG 7174 e NGC 7176 – são parte do Grupo Compacto de Hickson. O nome vem de Paul Hickson, astrônomo que catalogou essas galáxias em meados de 1980.

NGC 7173 e NCG 7176 são galáxias normais, em formato elíptico, sem muito gás e poeira.

Em contraste a NCG 7174 é uma galáxia em formato espiral, quase independente. Uma força gravitacional muito forte entre as três galáxias fez com que algumas estrelas fossem “jogadas” de seu lugar habitual, em suas galáxias “natais”.

Essas estrelas agora estão espalhadas pelo complexo, formando um sinuoso componente luminoso nas extremidades do grupo de galáxias.

Ultimamente, os astrônomos têm teorizado que as estrelas perdidas de NCG 7174 formarão uma gigante ilha, cem vezes maior do que nossa Via Láctea. [Science Daily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,75 de 5)

2 comentários

Deixe seu comentário!