Troque seu plano de fundo por essa foto impressionante

Por , em 3.02.2015

Dentre todo conteúdo interessante que a NASA disponibiliza na internet, o site Astronomy Picture of the Day é o nosso queridinho. Como o próprio nome já entrega, lá são postadas diariamente fotos de astronomia e não é raro selecionarmos alguma para mostrar aqui no HypeScience. As imagens sempre vê acompanhadas de legendas escritas por especialistas.

Desta vez, escolhemos a fotografia que encerrou o mês de janeiro e mostra o W33, um complexo formador de estrelas. Repleto de gás e poeira espacial, esta nuvem densa fica a 13 mil anos-luz de distância, perto do plano da nossa Via Láctea.

Os comprimentos de onda infravermelhos de 3,6, 8,0 e 24 microns observados pelo telescópio espacial Spitzer são mostrados nas cores visíveis vermelho, verde e azul neste registro impressionante. Mas o que são todas aquelas bolas amarelas?

As formas foram descobertas pelos cientistas amadores do Milky Way Project – plataforma online colaborativa que ajuda a identificar dezenas de milhares de imagens digitalizadas do Spitzer.

De acordo com o astrônomo e astrofísico da Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos) Robert J. Nemiroff, e com o astrofísico do Centro de Apoio Científico do Observatório de raios Gama Compton Jerry T. Bonnell, as bolas amarelas são um estágio inicial de formação de estrelas massivas. Elas aparecem nessa cor porque sobrepõem áreas em vermelho e verde, cores atribuídas à poeira e às moléculas orgânicas nessa imagem, respectivamente.

As bolas amarelas representam o estágio antes das estrelas massivas recém-nascidas abrirem cavidades no gás e poeira que as rodeiam e aparecerem como bolhas com bordas verdes e centros vermelhos na imagem do Spitzer.

O registro do Spitzer abrange 0,5 graus ou cerca de 100 anos-luz à distância estimada do W33. [APOD]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!