Foto espacial: NASA divulga imagem impressionante de Andrômeda

Por , em 6.08.2014

Diariamente, a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) divulga uma foto surpreendente em seu site oficial. Desde 16 de junho de 1995, já foram publicadas quase 7 mil fotografias na página “Astronomy Picture of the Day”, sempre com uma explicação escrita por pesquisadores.

No último dia 30 de julho, foi postada a imagem acima – também conhecida como “a mais forte candidata ao seu novo plano de fundo”. A foto ilustra Andrômeda, a grande galáxia mais próxima da nossa Via Láctea. Acredita-se que a nossa galáxia seja muito parecida com ela e, juntas, as duas dominam o Grupo Local de galáxias.

É frequente que se refira a Andrômeda como M31, uma vez que é o objeto 31 na lista do Catálogo Messier, compilado pelo astrônomo francês Charles Messier. Segundo os astrofísicos Jerry T. Bonnell e Robert J. Nemiroff, a luz difusa da M31 é gerada pelas centenas de bilhões de estrelas que a compõem. As várias estrelas distintas que cercam a imagem pertencem, na verdade, à nossa galáxia e estão bem à frente do objeto de fundo.

A M31 está tão distante que leva cerca de dois milhões de anos para sua luz chegar até nós vinda de lá. Embora a galáxia seja visível a olho nu, a imagem acima foi tirada com uma câmera padrão através de um pequeno telescópio. Muito sobre Andrômeda permanece um mistério, incluindo como ela adquiriu seu incomum núcleo duplo. [NASA, Robert Gendler]