Um avião movido à luz solar toma conta dos céus
Um avião movido à luz solar alçou vôo pela primeira vez. Ele possui quatro propulsores que conseguem fazer com que ele se mova – à velocidade média de uma bicicleta.
O vôo de teste durou apenas uma hora e meia e tinha como objetivo testar se o avião (que tem o tamanho das asas equivalente às de um Boeing 747) conseguiria manter uma trajetória reta.
A equipe de designers do avião pretende dar uma volta no mundo com a engenhoca em 2012. De acordo com Bertrand Piccard – aquele aventureiro suíço que deu a volta no mundo a bordo de um balão em 1999 – que liderou a construção do avião, para que ele consiga voar sem combustível ele deve manter uma linha reta.
Apesar de ainda estar em fase de testes e de vários problemas poderem aparecer, o avião teve uma decolagem e um pouso suaves. A velocidade média chegou a 45 km/hora.
O projeto custou 70 milhões de Euros e os testes estão sendo feitos desde Dezembro. Durante esse ano os cientistas ainda pretendem ver como o avião movido à luz solar se comportaria em um vôo noturno.
Sua grande decolagem está sendo planejada para 2012 e, se tudo for como os cientistas esperam, o avião não usará nenhum litro de combustível.
Aviões solares não são nenhuma novidade. Em 1980, o Penguin, um aviãozinho frágil, fez vôos de pequena duração. Já em 1981 um avião solar francês conseguiu fazer um vôo de cinco horas. O projeto pode não ser novo, mas, com certeza, segue a linha de Piccard – é realmente ambicioso.
Fonte: Telegraph
10 comentários
Seria muito bom se nao so o aviao mais sim todos os meios de
transporte movido a combustivel fossem movido a energia solar,seria muito bom para o meio ambiente e
As políticas públicas deverão torná-lo um meio de transporte mais caro, cobrando impostos e pedágios que permitam investir em veículos coletivos e revolucionando os sistemas atuais. Ao mesmo tempo, o carro e aviao poderá viver um renascimento ecológico com estrutura produzida em novos materiais e motor movido a baterias solares ou hidrogênio.
O ideal seria fazer este avião viajar exatamente na mesma velocidade da terra, para não ficar sem exposição solar e servir de satélite de comunicação.
Espero que os pesquisadores possam melhorar o invento possibilitando , alguma capacidade de carga que atualmente e zero ou próximo disto. Já foi um grande passo mais aguardo melhorias urgentes.
Antes tarde do que nunca. Olha aí o 2012 novamente. Muita coisa boa vai pintar!? Eita numerozinho bem quisto… Eu queria ter essas baterias pra colocar no som do meu carro. – Irado…
Qdo passar por aqui vou derrubá-lo com meu canhão anti-áereo. – Puxa que burrice, esqueci que o bichinho é Europeu, logo voará sobre o hemisfério norte.
“nada de muito novo na terra do sempre igual”
Muito interessante essa idéia… agora o custo de US$ 70 milhões é bem elevado… mesmo para um projeto novo como esse.
Concordo com o nosso amigo Thiago Vono, tudo o que temos ao nosso redor são na maioria pessoas que querem o dinheiro para seu uso mesmo!!!!! Também se existir essa possibilidade de ter aviões movidos a energia solar, seria apenas para o Governo!!!!
Um dia, não sei quando, pode ser que isso seria a melhor coisa, mas estamos longe mesmo de podermos pensar assim!!!!!! Fazer o que né!!!!
Será que esse projeto decola mesmo?
Há muito tempo tenho visto projetos de carros elétricos ou movidos a água (sim, a água – projeto 100% nacional) não irem pra frente. Sabe o por que?
As indústrias petrolíferas e as montadoras não têm o menor interesse. Alegam que haverá milhões de demissões e a economia irá desestabilizar (imagine as oficinas mecânicas, auto-peças e afins como não ficariam?)
Só acredito vendo…
Enfim, só acredito vendo mesmo…
ate parece que só agora eles conseguem usar energia solar em um aviao, e quando vao usar isso ao nosso favor e em favor do planeta?
duvido que vao parar de usar petroleo, o mundo esta dominado pelo capitalismo
Espero que consiga armazenar energia suficiente para a noite ou que use painéis desse tipo, http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=994209
70 MILHOES EUROS????????? deve estar errado ai, pois um paines solar flexivel nao custa 1 euro, esse avião esta mas caro que boeing :x.