Um carro elétrico que acaba com a “ansiedade da bateria”

Por , em 5.09.2012

Um dos maiores problemas dos carros elétricos é o intervalo de ansiedade. É fácil entender o porquê desse nome: quando os ocupantes estão viajando com o carro, por exemplo, eles têm medo da bateria acabar. Isso porque quando a bateria chega ao fim, ela pode demorar até 8 horas para carregar e você pode ficar preso na estrada.

Um novo carro elétrico resolve esse problema de maneira simples, e até mesmo óbvia. O Renault Fluence ZE tem uma bateria removível. Quando ela se esgota, basta trocar por uma cheia e seguir viagem. Tão simples quanto parar para colocar gasolina. Uma empresa israelense chamada Better Place, em parceria com a Nissan, desenvolveu esse carro elétrico recarregável usando baterias de íons de lítio.

▪ Nissan LEAF: Fizemos um test drive no carro elétrico da Nissan

Além disso, o Renault Fluence ZE é amigo do meio ambiente, e não emite poluentes. [BBC/Auto+]

Confira mais imagens do carro nos vídeos abaixo:

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • Teresa Cristina:

    mas ñ da para fazer tipo um controle,e nesse controle eu vou especificar quantos quilometros irei usar,e depois de usado os quilometros colocar para carregar????

  • Rone100theone:

    É sempre uma nova esperança da idéia vingar e passar a ser produzido em massa, etc…. Mas é só ilusão. Enquanto houver petróleo as mega empresas petrolíferas de uma maneira ou de outra não permitirão a disseminação em massa de idéias como está. O que dizer do nosso país que teve a chance de usar energia elétrica nos carros nos anos 70 mas optou por álcool. Claro que na época as baterias não eram tão eficientes como são hoje. Mas um primeiro passo poderia ter sido dado: incentivo as pesquisas, diminução dos impostos e tudo mais. O que dizer de postos de abastecimento de energia elétrica baseados em energia solar ou eólica? Provavelmente um dia, quando o preço do petróleo dobrar ou triplicar, isso começe a ser implantado….

  • Tibulace:

    Ah, bom, assim é MUITO mais fácil:A bateria acaba, estamos no meio do nada, aí é só encontrar umas 4 pessoas FORTES, retirar a bateria do carro, ( creio que pesa mais de 100 kg ) colocar nas costas e sair procurando um posto, sob o sol, para trocá-la por uma bateria carregada.Como vemos, é MUITO SIMPLES!

    • Guilherme Mac:

      Vc espera acabar a gasolina para abastecer? Não, não é mesmo? Pq esperaria acabar a bateria pra trocar?
      E mais. Vc chama várias pessoas pra levantar o carro pra trocar o pneu? Pq vc não usaria os equipamentos mecânicos de troca nos “postos de bateria”?

  • Glauco Ramalho:

    Tava vendo no youtube um americano q fez um motor eletromagnético prá carros q só usava a bateria do carro e se “autosustentava” (em parênteses pq não é bem assim q funcionava). Não precisava recarregar nunca.

    Isso foi na década de 90…

  • coitado:

    Não curti, se tiver bateria estragada no posto?, se as pessoas colocarem baterias ruim nos carros só para irem ao posto trocar por uma nova? essas baterias devem ser gigantes, como vc trocaria uma a não ser no posto de baterias?

  • Hugo:

    Ideia muito boa, mas não é nossa.

    Tem um país europeu (acho que Noruega, mas não tenho certeza) que já tem alguns “postos de gasolina” com braços mecânicos que removem a bateria e colocam uma nova recarregada. Esta é uma ideia ainda melhor que pode atender não apenas um único carro da renault e pode se propagar para todo mundo se houver a devida normatização e padronização.

    • Hugo:

      Era nova, e não nossa ^^

Deixe seu comentário!