Essas pedras incríveis foram acidentalmente criadas a partir de camadas de pintura antiga de carros

Por , em 26.05.2014

À primeira vista, essas pedras brilhantes e coloridas podem parecer ágatas, um tipo de quartzo caracterizado pela sua variedade de cores, geralmente dispostas em faixas paralelas. As ágatas são bem valorizadas pela sua beleza e muito usadas na indústria de joias.

A semelhança das pedras deste artigo com as ágatas termina nas cores, porém. Sua origem é muito diferente e pode surpreendê-lo: chamadas de fordites, elas são depósitos de tintas usadas para pintar carros antigamente.

Antes do processo de pintura automobilística ser automatizado como é agora, as carrocerias de automóveis eram pintadas à mão em linhas de produção.

A tinta dos veículos escorria e secava no equipamento usado para mover os carros. Esta tinta, então, era cozida e se solidificava. Após este processo ser repetido centenas ou milhares de vezes, os depósitos cresciam e chegavam a vários centímetros de espessura.

Trabalhadores empreendedores que reconheceram o valor potencial desses resíduos os guardaram para que eles fossem transformados em joias mais tarde. Quando essas pedras são moídas e polidas, revelam uma deslumbrante diversidade de cores.

Algumas delas podem inclusive representar a história automotiva dos Estados Unidos, de onde vêm – as fordites mais velhas contêm cores que não são mais populares hoje em dia, como uma verde amarelada, por exemplo.

Embora joalheiros modernos possam recriar esse processo e criar sua própria fordite, as pedras com uma história real por trás delas são as mais valiosas.

Confira alguns exemplos: [BoredPanda]

fordite-detroit-agate-car-paint-stone-jewel-1 fordite-detroit-agate-car-paint-stone-jewel-2 fordite-detroit-agate-car-paint-stone-jewel-3 fordite-detroit-agate-car-paint-stone-jewel-4 fordite-detroit-agate-car-paint-stone-jewel-5 fordite-detroit-agate-car-paint-stone-jewel-7 fordite-detroit-agate-car-paint-stone-jewel-8 fordite-detroit-agate-car-paint-stone-jewel-10 fordite-detroit-agate-car-paint-stone-jewel-17 fordite-detroit-agate-car-paint-stone-jewel-19 fordite-detroit-agate-car-paint-stone-jewel-20 fordite-detroit-agate-car-paint-stone-jewel-21 fordite-detroit-agate-car-paint-stone-jewel-22 fordite-detroit-agate-car-paint-stone-jewel-23 fordite-detroit-agate-car-paint-stone-jewel-111

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • well go:

    Que diria. São lindas essas criações….mesmo sem querer.

  • Mario Casprechen:

    Coleciono pedras e essas fordites são parecidas com o jaspe oceano, uma variedade de jaspe muito bonita.

  • franobre:

    No Brasil, nos dias atuais, se pudessemos criar uma fordite dessas, ela seria uma jóia monocromática, apenas variações de cinza até o preto, pois quase todos os carros novos vendidos, há mais de uma década, são tons de cinza ou preto.

Deixe seu comentário!