Um copo de leite evita o mau hálito do alho

Por , em 2.09.2010

Não sabemos se sua avó, por exemplo, já não conhecia esse segredo instintivamente e o recomendava a família toda. Portanto, não é garantia de que a seguinte informação seja uma novidade para você, mas vamos lá: beber um copo de leite é a boa pedida para anular o hálito forte que fica depois de comermos alho. A dica é de pesquisadores da Universidade de Ohio (EUA).

Em primeiro lugar, cabe uma explicação. O “bafo de alho” é oriundo de compostos químicos sulfurosos, ou seja, provenientes do enxofre. Em testes com dentes de alho, tanto crus (fica o nosso parabéns aos corajosos voluntários da pesquisa) como cozidos, os pesquisadores americanos descobriram que o leite reduziu significativamente os níveis dos compostos de enxofre que caracterizam o cheiro e o sabor de alho. Os autores do estudo afirmam que são a água e gordura do leite que desodorizam o hálito típico.

E mais: eles dão o seguinte conselho: beba leite imediatamente após comer alho. Quanto menor for o tempo entre as duas ingestões, melhor o efeito. Pela seguinte razão: os compostos em questão (água e gordura de um lado, substâncias sulfurosas do outro) são digeridos principalmente pela amilase salivar, na boca. Logo, você deve evitar o hálito do alho impedindo que ele desça sozinho pelo seu sistema digestivo.

Agora, é claro que isso é difíceis para nós, ocidentais, que dificilmente somos acostumados a beber leite no almoço ou no jantar. Mas se você tiver algum encontro importante logo após o almoço, vale tentar. Outro fato: o leite integral segundo os testes, apresenta resultados superiores ao desnatado e à água pura.

Assim, se você gosta de ostentar um hálito puro e refrescante depois de cada refeição, não precisa abdicar ao alho, que é um alimento muito apreciado e contém várias vitaminas e minerais importantes. Basta criar o hábito de suceder o alho com leite, uma mistura inusitada, mas que te deixa livre dos ônus olfativos desse saudável condimento. [BBC News]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

11 comentários

  • MichaelMickey Moreira:

    boa dica!

  • Alexandre Schneider:

    Chocolate tem um efeito melhor,eu garanto!

    • Marcos Souza:

      Bom o chocolate é feito de leite.

  • Jorge Braik:

    Gostei muito de todas dicas vou encher a cara de leite

  • ANTONIO JOSE SANTOS CRUZ:

    gostava de saber se alho faz bem ao sangue grosso e como devo tomar de manhã em jejum tambem tanho pensão alta será que faz bem a isso e costrol alto

  • Luis Antonio:

    Corte o alho bem picadinho,pega o alho com uma colhér como se fosse varios comprimidinhos e engula com agua,assim o alho se ajeita na garganta e desse sem machucar e sem deichar residuo na boca…

  • kati:

    haha, dessa eu já sabia.

  • Bovidino:

    O alho cru não tem qualquer contra-indicação como também não tem efeitos colaterais para a saúde além de proteger contra gripes e resfriados.
    Já o leite de vaca sim. Além de poder causar vários distúrbios intestinais e alergias, leite e queijos aumentam a flora bacteriana , produzem gases e muco no tubo digestivo e engordam.
    Troque o leite por uma boa escovação bucal e a ingestão de pequenas doses de salsinha e hortelã crus.

  • Cesar:

    O leite também alivia o ardume causado por pimenta.

  • André:

    Para mim nao é problema pois gosto muito de leite.
    mas virar moda bigode branco esquece !!!

  • Hugo:

    Sei que vai parecer besteira o que vou falar agora, mas tá valendo ^^.

    Será que vai virar moda, bigode branco na balada? =D

    =/

Deixe seu comentário!