Um novo oceano está nascendo na África

Por , em 28.06.2010

Segundo cientistas da Royal Society, um novo oceano está nascendo no meio da África. Geólogos que trabalham na região de Afar, na Etiópia, dizem que, eventualmente, esse oceano irá dividir o continente em duas partes – mas vai levar, aproximadamente, 10 milhões de anos para que isso aconteça.

A equipe de cientistas disse ter testemunhado mudanças incríveis na formação geológica de Afar nos últimos cinco anos. Segundo eles, o continente está se abrindo sob os pés dos habitantes do lugar.

Em 2005 uma fenda de 60km de comprimento e oito metros de largura se abriu em um período de apenas 10 dias. Lava do interior da Terra está aflorando pela fenda, contribuindo para que ela se separe e cresça ainda mais.

Outros especialistas da Universidade de Bristol apontam o fato de que, como algumas regiões próximas da fenda estão abaixo do nível do mar, a água, provavelmente, vai tomar conta da região, criando o novo oceano.

Os pesquisadores acreditam que, ao observar esse fenômeno, eles podem entender melhor o processo pelo qual a Terra passou para adquirir as configurações atuais. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 4,29 de 5)

12 comentários

  • Aristides Neto:

    As coordenadas no Google Earth são:
    Lat: 13°33’03″N Long: 40°40’14″L

    Habilite a opção CAMADAS > EXPLORE THE OCEAN

  • claudemir da silva:

    é um periodo de anos que nem saberemos se a raça humana esta extinta ou não para destemunhar

  • Radeir:

    Estamos vivendo num tempo de grandes transformações,muitas causadas pelo próprio homem.

    Bobo é quem pensa que a maioria dos terremotos e tsunamis ocorrem por causa naturais, ajeitamento de placas tectônicas, essas coisas.Os americanos estão fuçando o interior dos mares e das montanhas, desde 1958, quando fundaram no Alaska o Projeto HAARP, que tem por objetivo principal inverter ondas de rádio,direcioná-las para nações que consideram inimigas ou pra onde der na telha e desde então fazem testes com bombas ,cada vez mais poderosas, bombas de fazer terremotos, até diante da Tv, como todo mundo viu,na época com a desculpa, de procurar Bin Laden.Quem não lembra?

    E por causa de tanto abalo na crosta terrestre, dizem que a profundidade mais utilizada é de 35 km para baixo, para garantir a força de explosão. Nessa ruimdade,talvez, sem querer é claro, já esta abrindo veios verticais que podem sim, abrir valas na superfície e num tempo recorde as aguas encontrarem canais e por eles formarem novos leitos de águas cristalinas. A Natureza é sábia e transforma os males em novas fontes de vida.

    • Sergio Luis G Mello:

      Caramba véi, vc fala mtaaaaa groselha, fiquei até embasbacado aqui, nem ia responder nada mas tive q entrar e falar alguma coisa :O

  • David Quirino dos Santos:

    É possível, pois as Américas, assim como a Oceania, e a própria África, separou-se do bloco eurasiano; quando da formação do Mediterrâneo, isto poderá realmente acontecer… como poderá também vir a afundar e formar um mar interior; como, suponho, tenha acontecido com o que conhecemos hoje como o Deserto do Saara. Mas, poderá ainda elevar-se a alturas que não podemos prever, devido ao enrugamento da crosta terrestre sob o efeito da movimentação das placas tectônicas. Acho, todavia, prematuro prever-se o que acontecerá e ainda estabelecer… em quanto tempo. Nefas “A Sombra” em 30/06/2009

  • Baptista,Mari:

    Valeu,Cesar

  • Cesar:

    Afar, na Etiópia:

    http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&q=Afar,+Eti%C3%B3pia&ie=UTF8&cd=1&geocode=FaNhswAd4PpwAg&split=0&sll=37.0625,-95.677068&sspn=23.875,57.630033&hq=&hnear=Afar,+Eti%C3%B3pia&t=h&z=7

  • hiago:

    Talves este novo “oceano´´ esteja nascendo de alguma rachadura na placa Africana.
    E quem sabe a algums 10 milhoes de anos seja o maior oceano do mundo.

  • Giovani:

    Apenas 10 milhoes de anos ? Até lá a humanidade não vai mais depender de agua para viver haha

  • Radeir:

    Nossa, que chic, brotar um mar justamente ali,na aridez das montanhas da Etiópia!

    E pela rapidez das aberturas no solo, penso que em muito menos tempo ,um novo e benéfico rio há de correr por ali,carregando no seu curso um potencial energético desconhecido nos velhos mananciais do mundo. E talvez, por ser uma nova conformação da Terra, a olhos vistos,ele traga em suas águas elementos super férteis ,capazes de regenerar todo eco-sistema.Quero viver para ver isto,afinal,o tempo tem cartas na manga, e joga a nosso favor!

  • Carlos:

    Alguém sabe as coordenadas no Google Earth para ver esse fenômeno ?

  • Tom Lima:

    Me lembrou “A jangada de pedra” do saudoso Saramago! Heheheh!

Deixe seu comentário!