Umbigo humano é o lar de várias bactérias até então desconhecidas

Por , em 6.07.2011

Você nunca imaginou que seu umbigo seria a casa de tanta coisa estranha, incluindo 662 micróbios aparentemente novos para a ciência.

Uma nova pesquisa que tirou amostragens de DNA de cepas no umbigo de doadores voluntários demonstrou que o umbigo humano é, aparentemente, um ambiente propício para bactérias.

Até agora, eles encontraram 1.400 estirpes bacterianas diferentes, sendo que quase metade das quais nunca tinham sido vistas antes.

O estudo foi criado para interessar as pessoas em microbiologia e atenuar as preocupações do público sobre micróbios que causam doenças. Além disso, rendeu muitos dados novos sobre o “microbioma” do homem, ou seja, os micro-organismos que vivem no nosso interior.

A pele ainda não tinha sido muito bem estudada, e os pesquisadores queriam examinar os umbigos porque eles são mais difíceis de se lavar e esfregar do que o resto do corpo.

Dois escritores cientistas, Carl Zimmer e Peter Aldhous, doaram amostras. Enquanto a amostra de Peter falhou em produzir colônias de bactérias, a amostra de Carl era cheia de vida. Algumas espécies em seu microbioma tinham sido encontradas somente no oceano. Outra, uma espécie chamada Georgenia, só foi encontrada viva no solo no Japão, onde Carl nunca esteve – mas que de alguma forma chegou até ele.

Os pesquisadores registraram um grande número de micróbios novos, mas a maioria deles foi encontrada em pequenas quantidades. Cerca de 40 espécies representam em média 80% da população bacteriana dos nossos umbigos.

E já digo que não adianta ficar paranoico: provavelmente, tentar lavar seu umbigo repetidamente não vai levar embora as tantas bactérias que lhe fazem companhia…[POPSCI]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

7 comentários

  • Thiago Almeida:

    2 dias atrás meu umbigo começou a coçar muito, mais muito mesmo, depois reparei que ele estava meio úmido, não dei muita importância, pela manhã quando acordei reparei que havia uma secreção escura envolta do meu umbigo é com o passar das horas um corpo estranho começou a sair lá do fundo do meu umbigo, fiquei com pavor mas não sentir dor só apenas algumas fisgadas de corte no local é agora sinto um forte mal cheiro.

    • Marcelo Ribeiro:

      Depois de tudo isto ainda não foi ao médico? Eu já teria me internado.

  • Sabido:

    eu numca limpei meu umbigo to lascado

  • leo:

    muito bom adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • maria jose:

    olá,
    bom dia,

    Gostaria de saber mais sobre as cirurgias utilizando fios bulgaros, sem cortes.
    grata

  • ZEUS:

    Umbigo bonito.quanto as bactérias é só lavar…

  • Felipe:

    É, as descobertas da ciência sempre estão debaixo do nosso nariz.
    Quero dizer, debaixo do nosso umbigo.

Deixe seu comentário!