Use post-its para que as pessoas façam o que você quer

Por , em 30.05.2015

Quer você esteja delegando tarefas, pedindo um favor, mandando seus filhos ajudarem a arrumar a casa ou, como na imagem acima, dando ordens explícitas de teor sexual, um post-it pode fazer toda a diferença na hora de convencer uma pessoa a fazer o que você quer.

Pode parecer meio bobo, mas um estudo liderado por Randy Garner, professor de Ciência Comportamental da Sam Houston State University, nos Estados Unidos, sugere que uma mensagem personalizada escrita em uma destas notinhas pode realmente ajudá-lo. Em seus experimentos, tarefas mundanas – como responder a uma longa pesquisa – tinham maiores chances de serem concluídas quando uma nota personalizada era anexada a elas.

Isso pode acontecer por uma série de razões: o recado chama atenção para a tarefa porque o post-it parece fora de lugar, e as pessoas querem removê-lo; e a nota é pessoal, o que mostra uma comunicação de uma pessoa para outra (em vez de uma tarefa aleatória apenas sendo passada para você).

Essa conexão estabelecida com a outra pessoa através de um post-it, embora pequena, pode fazer com que pareça que aquela tarefa é importante para você e o faz sentir que ela foi especialmente escolhida para você.

Essa técnica pode não funcionar o tempo todo, mas se você imaginar a diferença entre receber uma pilha de papéis cheios de problemas a serem resolvidos e uma pilha de papéis com uma nota pessoal pedindo-lhe educadamente para resolver aquele monte de problemas, faz sentido. Então, da próxima vez que você precisar convencer alguém a fazer algo, reserve 30 segundos extras para escrever uma mensagem agradável. [LifeHacker, Sam Houston SU, Social Science Research Network]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!