Uso do celular pode tornar as pessoas mais sociáveis

Por , em 24.04.2011

Muitos estudiosos e pesquisas já apontaram que as tecnologias podem isolar as pessoas, fazer com que elas fiquem mais em casa, etc. De fato, ler notícias em um smartphone enquanto espera na fila da padaria pode sugerir que você se isola das pessoas ao seu redor, mas um novo estudo descobriu exatamente o contrário.

Segundo essa pesquisa, quanto mais as pessoas utilizam seus telefones para procurar notícias em público, mais propensos eles ficam a interagir com estranhos. Também, as pessoas que usam seus celulares para fazer planos são mais susceptíveis a participar de conversas públicas.

Os pesquisadores acreditam que isso se deve a um motivo simples: ler as notícias em um celular dá às pessoas algo relevante para conversar com outras que também estão ocupando esse espaço.

Informações sobre assuntos públicos são mais relevantes para um estranho do que o que você fez na semana passada. O uso da tecnologia nessas configurações pode impulsionar a “importância da notícia”, que é fresca, motivando as pessoas a discutir o assunto com as outras ao seu redor.

Mas claro que não é qualquer uso do celular que provoca essa maior interação. O uso pesado da tecnologia para fins sociais – como ligar para amigos enquanto está fazendo outra coisa na rua, ou no trabalho – parece diminuir as interações com estranhos em público.

Ou seja, isso mostra como a tecnologia tem dois lados: pode estimular a interação, mas também alimentar um tipo de insularidade, onde a pessoa fica envolta em seus próprios assuntos pessoais em detrimento de se engajar com os outros na esfera pública (o que ocorre quando as pessoas usam seus celulares para razões sociais em público). [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Elizeu:

    Depende, tem amigos que atendem o celular e ficam por mais de 30 minutos falando e quem está ao lado tem que ficar esperando. Contudo te digo que se um amigo ou amiga fica “pendurado” no celular por muito tempo “ignorando” a pessoa que está de forma física ao lado acaba por perder uma amizade. Isso é anti-social.
    Usar celular dentro de onibus, metro, trem, avião é além de mal educação é perigoso (caso tenho pessoas que usem marca passo em tal lugar).
    Outros falam no celular tão alto que nem seria necessário o celular.

  • Carlos Machado:

    Sociaveis e com dor de cabeça com frequencia, desatenção(principalmente no Transito) e por fim aquele bom e velho celular tocando no cinema e o digraçado ainda atendendendo!

Deixe seu comentário!