Usuário do Twitter compartilha dica genial para resfriar o notebook; confira

Por , em 19.06.2016

Todo mundo que usa notebook já passou pela frustração de ter que ficar erguendo o computador ou mudando sua superfície de apoio porque ele superaqueceu no meio de um jogo ou na reprodução de um filme.

Uma solução fácil e caseira para este problema universal veio do outro lado do mundo, do Japão. O usuário do Twitter Akinori Suzuki compartilhou sua dica na rede social, e seu post viralizou rapidamente.

A solução: empilhar moedas de cobre no seu laptop para que ele se resfrie naturalmente, tudo isso graças às maravilhosas propriedades da termodinâmica.

“Se alguém estiver com problemas com o MacBook Pro superaquecendo e não resfriando, experimente usar moedas de 10-yen que você tem pela casa. O cobre da moeda é um melhor condutor de calor que o alumínio do computador, e ajuda o calor a se dissipar”, dizia a mensagem de Suzuki.

Rapidamente, outros usuários da rede social compartilharam imagens de seus próprios experimentos, inclusive em computadores de mesa.

moedas cobre computador de mesa

Suzuki utilizou a moeda japonesa de 10-yen. Aqui no Brasil, as moedas revestidas de cobre são as de 1 e 5 centavos. Já as de 10 e 25 centavos são revestidas por bronze, que é uma liga metálica de cobre e estanho.

moedas de 1 e 5 centavos são revestidas de cobre temperatura macbook pro

Esta imagem mostra como o calor gerado por um MacBook com tela Retina se concentra no centro e parte superior da região do teclado. Ali, a temperatura chega aos 45°C, enquanto a parte da frente fica ao redor dos 31°C. Esse superaquecimento pode limitar a performance da máquina.

A presença das moedas ajuda a resfriar o computador porque sua condutividade térmica é muito maior que o alumínio ou plástico – composição da maioria dos laptops. Isso significa que enquanto as moedas de cobre estiverem menos quentes que o seu computador, elas vão “sugar” o calor que normalmente ficaria retido naquela região.

Essa dica ainda não foi estudada seriamente e não há garantias de que funcionará para todos os laptops, mas não custa nada tentar. Reúna as moedinhas de cinco centavos que você tem no fundo das bolsas e faça o teste em casa. [Science Alert]

8 comentários

  • Darley Vieira Lages:

    O plástico da carcaça impedirá a transferência do calor para as moedas. Um técnico eliminará a poeira interna e substituirá pasta térmica.

    • Cesar Grossmann:

      O plástico não impede a transferência de calor.

  • Darley Vieira Lages:

    O plástico da a carcaça do não transferirá o calor para as moedas . Só a manutenção feita por um técnico competente resolve o problema.

    • Cesar Grossmann:

      Darley, o plástico transfere, sim, calor. Ele não é o meio mais eficiente, mas transfere. Basta colocar a mão e sentir o calor, como você acha que ele chegou ali?

  • Paulo Felix:

    … mas, ainda assim, poderia causar uma interpretação errônea.

  • Paulo Felix:

    Portanto, o calor passa para as moedas que, com uma maior área de contato com o ar, o dissipam mais facilmente.
    As aspas foram bem usadas…

  • Paulo Felix:

    Quero lembrar que as moedas não “sugam” o calor, no sentido de que elas atraem o calor. A troca de temperatura é sempre do calor para o frio

  • Muriel Choshi:

    10 Yenes, ok? Rs!

Deixe seu comentário!