Veja as primeiras imagens do novo visitante visitante interestelar

Por , em 16.09.2019

Em 30 de agosto um astrônomo amador chamado Gennady Borisov viu um cometa vindo de outra estrela passando por nosso Sistema Solar.

É a segunda vez que um objeto interestelar foi observado (o último sendo ‘Oumuamua 2.0 em 2017). Agora, graças ao Observatório Gemini, temos algumas fotos do cometa. É o primeiro objeto extrasolar fotografado com sucesso em diversas cores!

O cometa, chamado de C / 2019 Q4 (Borisov), foi fotografado pelo Gemini North Telescope Gemini Spectrograph Multi-Object 9 e 10 de setembro.

Outra novidade: a imagem a seguir mostra uma cauda pronunciada, o que indica emissão de gases confirmando que o objeto é um cometa.

(Observatório Gemini/NSF/AURA)

O astrônomo Andrew Stephens, do Observatório Gemini, coordenou as observações e explicou:

“Essa imagem foi possível devido à capacidade de Gemini de ajustar rapidamente as observações e enxergar objetos como este, que têm janelas de visibilidade muito curtas. No entanto, tivemos que lutar muito por essa imagem, pois obtivemos os detalhes finais às 03:00 e estávamos observando às 4:45!”

Abaixo, uma ilustraçào artística de Oumuamua passando pela fase de emissão de gás ao sair de nosso Sistema Solar.

(ESA/Hubble, NASA, ESO, M. Kornmesser)

Asteroides e cometas são muito possivelmente materiais que sobraram durante a formação de um sistema solar, descobrir a composição deste cometa permitiria que os astrônomos aprendam sobre sua origem.

Se houver qualquer chance de que esse novo visitante interestelar seja uma sonda extraterrestre (como foi sugerido sobre ‘Oumuamua), estudos poderiam muito mais do que esperamos. Mas não vamos ficar muito animados… [ScienceAlert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (32 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!