Veja o maior emoticon do universo
O que seria esse “rosto sorridente”?
Descoberta pela astrônoma amadora Judy Schmidt, que apresentou uma versão da imagem para a competição “Hidden Treasures”, um concurso de processamento de imagens do Telescópio Espacial Hubble, essa figura enorme representa na verdade vários objetos espaciais.
Sua localização reside na constelação da Ursa Maior. Os dois olhos são as galáxias distantes SDSSCGB 8.842,3 e SDSSCGB 8.842,4. As linhas que formam o sorriso são, na realidade, arcos causados por um efeito conhecido como “lente gravitacional forte”.
Estruturas massivas do universo exercem uma poderosa atração gravitacional, tão poderosa que pode deformar o espaço-tempo ao seu redor e agir como lentes cósmicas que podem ampliar, distorcer e inclinar a luz por trás delas.
Esse fenômeno, crucial para muitas das descobertas do Hubble, pode ser explicado pela teoria da relatividade geral de Einstein.
Neste caso especial de lente gravitacional, um anel de Einstein é produzido a partir desta curvatura da luz, em resultado do alinhamento exato e simétrico da fonte, da lente e do observador.
É por isso que os astrônomos veem a estrutura em forma de anel – é, na verdade, uma “miragem cósmica” de luz distorcida alinhada de maneira a se parecer com um verdadeiro emoticon feliz :)! [SciNews]