Vídeo: explosões muito legais de balas de sódio e potássio

Por , em 18.05.2016

O chumbo é um metal relativamente macio. É precisamente pelo fato de que ele deforma com o impacto que gostamos de fazer balas com esta substância: ela se expande dentro de tudo o que atinge, causando mais danos à área circundante e se tornando bastante mortal.

Mas existem metais ainda mais suaves do que o chumbo, com efeitos mais pronunciados durante o impacto. Naturalmente, alguém fez balas com estes metais, afinal de contas, somos a humanidade e curtimos coisas que explodem.

Sódio e potássio

Em um vídeo anterior do canal do YouTube “The Backyard Scientist”, os experimentadores testaram balas com sódio e potássio atirando-as em um tanque de água.

Nesse experimento, os metais mais macios se expandiram e deformaram muito mais rapidamente do que o chumbo (as imagens desta experiência aparecem no começo do novo vídeo, logo abaixo).

Porém, como a energia cinética destas balas é gasta quase imediatamente, seu poder penetrante é consideravelmente menos intenso do que o de balas tradicionais.

O vídeo

Agora, os criadores do canal decidiram usar outras coisas – como uma melancia – como alvo para mostrar o poder destas balas.

Depois de recapitular os experimentos com o tanque de água, o primeiro teste feito na gravação é o poder de uma bala de sódio atirada em uma melancia. Em seguida, outra coitada melancia é acertada com uma bala de potássio. A fruta recebe ainda uma bala combinada de potássio e sódio, super reativa, que a lança em chamas. Por fim, uma bala de chumbo tradicional é atirada, a título de comparação. Veja as quatro explosões:

Lead (chumbo); Sodium (sódio); Potassium (potássio); Sodium Potassium (sódio e potássio).

Lead (chumbo); Sodium (sódio); Potassium (potássio); Sodium Potassium (sódio e potássio).

Só para aumentar a graça, o pessoal do canal ainda atirou uma bala de sódio em uma lata de aerossol, só para vê-la incendiar e ser lançada no ar como um foguete.

Mas não se engane pelo show: enquanto as explosões com as balas macias são legais, as balas de chumbo são mais penetrantes e capazes até de atravessar alvos mais duros, nos quais os metais mais suaves mal fazem um arranhão. A última parte do vídeo mostra as mesmas quatro balas atingindo um bloco de concreto. [Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Ursus Arctos:

    Queria saber como mantiveram esses projéteis de Na e K estáveis até o disparo. Fizeram um capeamento com parafina, ou o quê???

    • Guilherme Augusto C:

      No vídeo ele diz que usa cola quente

Deixe seu comentário!