Vidas em perigo: conflito entre tigres e humanos em Bangladesh prejudica ambos

Por , em 8.08.2011

As centenas de tigres-de-bengala que vivem em Sundarbans – uma das maiores florestas de mangue do mundo, na Índia – estão em uma batalha cada vez mais difícil pela sobrevivência. Quando eles saem da floresta para aldeias próximas, muitas vezes são mortos pelos habitantes locais.

Isso porque nas aldeias em torno da floresta de Sundarbans, homens e tigres competem pelos mesmos recursos naturais. Os rios, córregos e canais são as únicas barreiras que separam as aldeias da floresta de mangue – que se estende ao longo da fronteira entre Bangladesh e Índia.

Estima-se que cerca de 400 tigres vivam em Sundarbans. Ao mesmo tempo, quase meio milhão de moradores de Bangladesh dependem do Sundarbans para sua subsistência. Pescadores exploram as florestas de mangue em seus frágeis barcos de madeira para capturar peixes, caranguejos ou recolher mel silvestre.

Mas não são só os tigres que estão em perigo: nessas idas humanas a floresta, os ataques de tigres são comuns. Cerca de 80 pessoas são mortas todos os anos por tigres no lado de Bangladesh da floresta de Sundarbans. A perda de tantas vidas faz com que muitos moradores locais tratem os tigres como inimigos – e é por isso que muitos poucos voltam vivos depois de entrarem em aldeias.

Moradores dessas comunidades de pesca são empobrecidos e vivem em cabanas. Os banheiros, cobertos principalmente por sacos de juta ou finas telas de bambu, são normalmente construídos a poucos metros de suas casas – por isso os moradores evitam utilizá-los à noite, com medo dos ataques de tigres.

Os tigres estão vagando em aldeias com cada vez mais frequência. Ciclones que devastaram as florestas de mangue fizeram com que muitos tigres se desviassem para aldeias à procura de presas, como vacas e cabras. Em Sundarbans, eles já não têm comida e água o suficiente.

Dados oficiais mostram que pelo menos 33 tigres foram mortos desde 2000, principalmente por conflitos com humanos e pela caça furtiva. A ameaça aos tigres é especialmente perigosa, pois Sundarbans é um dos últimos refúgios dos tigres-de-bengala, espécie ameaçada de extinção.

Além disso, uma descoberta em fevereiro provocou temores por outro tipo de ameaça. Após uma operação policial, funcionários do departamento florestal de Bangladesh recuperaram peles de três tigres, quatro crânios e mais de 30 kg de ossos de animais. Essa foi a maior quantidade ilegal de peles e ossos de tigres descobertos no país há décadas – e pode indicar que possíveis grupos de caça organizada operem na área.

O temor é de que os caçadores tenham matado mais tigres nos últimos anos, porque há uma crescente demanda por peles de tigre e outras partes do corpo dos animais na China e em outros países do sudeste asiático. Partes de tigre são utilizadas na medicina oriental tradicional.[BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • Carlos Gardener:

    A opção para resolver esse problema é simples, exterminem-se todos os tigres dessa região, são animalões imundos, inúteis, preguiçosos, estúpidos e muito covardes.

    • claudemir da silva:

      como sempre humanos e animais em conflitos e como sempre perdendo estão os animais

  • José Calasans.:

    Mais uma vez nota-se como a desigualdade sócio-economica pode ser maléfica para o equilíbrio homem e natureza.

  • Campos:

    Eu já estou cansado de falar que a população humana precisa ser controlada mesmo que a força. Não se pode deixar nascer pessoas sem uma fiscalização atenta. O resultado desse nascimento indiscriminado é a extinção dos animais, fome guerras violencia etc. Uma população controlada melhoraria a qualidade de vida no planeta. Para que deixar nascer mendingos? Para sofrerem, passarem fome, frio, para roubar, para praticar violencia, etc. Todos nós conhecemos o caso da Somália e muitos outros. Isto é sadismo. Só deveria nascer, quem pudesse ter uma vida digna. Por isto deveria ter o aval da justiça. Precisamos incrementar o aborto, que já é praticado nos paises de primeiro mundo, com grande sucesso.

    • vicente:

      kkk’ cara o mundo atual é capitalista e as bases do capitalismo é a desigualdade social.

  • Pensador®:

    Torço para os tigres. A culpa é do ser humano que provocam isso.

    • Éder Augusto:

      Sim,a culpa é de seres humanos,mas não daqueles seres humanos que moram ao lado da floresta,e sim dos humanos ricos que pagam pela madeira ilegal e pelas peles de tigre.Os nativos da região assim como os tigres também são vítimas.

  • vicente:

    aff concerteza os humanos nao precisam da comida do tigre, capitalismo ;x

Deixe seu comentário!