Vídeo bizarro mostra formigas realizando um estranho ritual em torno de uma abelha morta

Por , em 8.09.2018

O vídeo abaixo se tornou viral na internet por conta de sua estranheza: ele apresenta uma abelha morta cercada por pétalas cor-de-rosa.

Rapidamente, é possível perceber que as pétalas estão se movendo. Enquanto você continua assistindo, nota que são formigas que as estão arrastando até a abelha, posicionando as flores em um círculo ao redor dela.

O que está acontecendo aqui?

Funeral?

Seria um funeral improvisado com flores silvestres?

De fato, insetos sociais como formigas, abelhas e vespas são algumas das poucas criaturas, além dos humanos, que têm uma estratégia comportamental complexa para a eliminação de seus mortos. Não tem necessariamente a ver com sentimento: elas fazem isso para o bem do grupo.

E, como em qualquer colônia ou colmeia, divisões de trabalho incluem aquelas encarregadas da remoção dos mortos ou moribundos para evitar que doenças e infecções se espalhem. E sim, os indivíduos responsáveis por isso são chamados de agentes funerários.

Para as formigas, uma vez que tenham detectado um companheiro morto ou moribundo através dos produtos químicos liberados por ele, os agentes funerários o carregam para fora da colônia a uma distância segura, muitas vezes para o mesmo lugar – uma espécie de “cemitério de formigas”. Abelhas são menos românticas. Seus agentes funerários arrastam os mortos para fora da colmeia, despejando-os, o que pode ser o que aconteceu aqui.

Pode ser legal pensar que as formigas encontraram o corpo descartado da abelha e sentiram que ela merecia ritos fúnebres condizentes com sua estatura importante na natureza. No entanto, isso é altamente improvável, a menos que estejamos em um filme da Disney.

Teorias

David Notton, curador do Museu de História Natural em Londres (Reino Unido) que estuda a ordem Hymenoptera (que inclui formigas, abelhas e vespas), explica que é difícil chegar a qualquer conclusão, uma vez que a localidade e o tipo de formiga não estão claros.

Provavelmente, no entanto, tratam-se de formigas forrageadoras (vegetarianas) levando pétalas ao seu ninho como alimento, “e uma abelha morta acabou de alguma forma em cima da entrada desse ninho”, disse ao portal IFLScience. “Isso quer dizer que a abelha pode ser mais um obstáculo para as formigas”.
Thomas O’shea-Wheller, pesquisador de pós-doutorado em entomologia na Universidade Estadual da Louisiana (EUA), tem mais duas teorias.

“Eu acho que é uma de duas coisas: ou um ‘monte de lixo’, ou seja, as formigas estão empilhando vários itens em decomposição (incluindo uma abelha e pétalas), ou um ‘monte de alimentos’, ou seja, um local no qual estão armazenando itens que coletaram. De qualquer forma, a chave é que elas parecem tratar a abelha e as pétalas como o mesmo tipo de recurso, ou produto residual, por isso a aparência de um ‘funeral’”, esclarece.

O que você acha? [IFLScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (29 votos, média: 4,55 de 5)

Deixe seu comentário!