Vídeo: este sofá se equilibra em apenas um pé graças à tecnologia espacial

Por , em 29.08.2013

A arte contemporânea deixou de pintar retratos com sorrisos enigmáticos ou coloridos campos de girassois, mas continua impressionando com a capacidade de utilizar a tecnologia e recontextualizá-la de formas estranhas e muitas vezes surpreendente.

Isso é exatamente o que artista Jacob Tonski fez em uma instalação recente que envolveu equilibrar um sofá do século 19 em um só pé. O resultado é meio hipnotizante, meio “como esse negócio não cai!?”.

À primeira vista, você deve imaginar que o trabalho “Balance From Within” é uma espécie de ilusão de ótica, ou que o sofá está de alguma forma ligado ao piso ou pendurado no teto. Mas não. Tonski foi capaz de montar a estrutura ao usar uma peça de tecnologia chamada de roda de reação.

A roda de reação é utilizada principalmente em satélites e outras espaçonaves, a fim de fazer os ajustes automáticos para a orientação da nave no espaço, sem usar combustível ou foguetes. Um exemplo do seu uso se dá na manutenção de um telescópio espacial precisamente apontado para um ponto no espaço.

De fato, rodas de reação são uma parte do sistema de controle do telescópio Hubble. Trata-se basicamente de um volante motorizado que fica constantemente girando. Quando a velocidade da roda é alterada, a máquina (ou sofá) em questão responde pela contrarrotação, em torno do seu centro de massa.

Tonski incorporou uma roda de reação de dois eixos no sofá – que ele encontrou nos fundos de uma loja de antiguidades – para criar o efeito alucinante. Ainda assim, há a possibilidade remota de o sofá cair. Por isso, Tonski alterou a sua construção original, usando ímãs para manter as suas diversas partes juntas. Dessa forma, elas podem se desmembrar sem dano grave se o sofá desabar – e podem também ser encaixadas de volta com facilidade.

ku-xlarge

Ah, se apenas a remontagem de uma nave espacial fosse tão fácil assim. [Gizmondo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!