Incrível em raio-X mostra como uma mosca bate suas asas: vídeo

Por , em 27.03.2014

Esta visão surreal dentro do corpo de uma mosca é obra de Graham Taylor, da Universidade de Oxford (Reino Unido) e seus colegas, que usaram raios-X produzidos por um acelerador de partículas do Instituto Paul Scherrer, na Suíça, para espiar os músculos do inseto ao vivo.

O objetivo da equipe era estudar como a mosca bate suas asas. O vídeo, que incide sobre o tórax do pequeno animal, destaca os músculos que o ajudam a voar.

Os grandes músculos mostrados em vermelho, laranja e amarelo fornecem a energia que mantém a mosca no ar, enquanto os músculos menores mostrados em verde, azul e ciano são usados para a direção.

Cada músculo se contrai e relaxa em uma única direção, mas seu movimento coletivo cria um padrão de ritmo complexo que move as asas da mosca em três dimensões.

O estudo desse mecanismo pode inspirar engenheiros a projetar minúsculos dispositivos mecânicos. Enquanto projetos convencionais usam relógios, os pesquisadores podem usar um conjunto de atuadores que curvam e flexionam em apenas uma direção (assim como os músculos da mosca) e alcançar o mesmo resultado de forma mais eficiente. [NewScientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

Deixe seu comentário!