Vídeo incrível mostra 4 planetas orbitando uma estrela próxima

Por , em 5.02.2017

Uma das perguntas mais intrigantes da astronomia é se existe vida fora da Terra, ou do nosso sistema solar.

Para ajudar a respondê-la, a NASA criou o programa “Nexus for Exoplanet System Science” (NExSS), a fim de localizar e estudar os sistemas de estrelas distantes com maior potencial de abrigar seres vivos.

Um novo resultado observacional da colaboração NExSS é um vídeo de time-lapse caracterizando planetas recentemente descobertos orbitando a estrela HR 8799.

As imagens da filmagem foram feitas ao longo de sete anos a partir do Observatório Keck, no Havaí, EUA.

HR 8799

Quatro exoplanetas aparecem como pontos brancos parcialmente circundando sua estrela mãe, propositadamente no centro.

A estrela central HR 8799 é ligeiramente maior e mais maciça que o nosso sol, enquanto que cada um dos planetas possui algumas vezes a massa de Júpiter.

O sistema HR 8799 está a cerca de 130 anos-luz de distância de nós, em direção à constelação Pegasus, o Cavalo Alado.

A pesquisa vai continuar, a fim de tentar descobrir se algum planeta ou lua no sistema poderia abrigar a vida. [NASA]

• Luiz Renato:

Que existe vida extraterrestres a matemática comprova. Mas eles devem ter medo dos humanos, que só pensam em si e fazem guerras

A matemática não comprova. A probabilidade pode ser alta, mas ainda assim é uma probabilidade, não um fato.

• Luiz Renato:

A matemática provou em 1846 que o planeta Urano existia! E naquela época muita gente achava absurdo, achava provável…

• Sidney Alves:

Existe sim vida inteligente fora da terra, porém é que eles ainda não nos encontrarão.

• Expedito Marinho:

pra nós existirmos, primeiro foi constituído a via Láctea, sem ela a biologia não existia.