Vídeo: rugidos de jacarés precedidos de infrassons fazem a água “ferver”

Por , em 28.06.2015

No vídeo acima, é possível ver um jacaré-americano fazendo um rugido característico da época de reprodução. O barulho alto e profundo é precedido por um pulso de infrassons, que faz parecer que a água em volta do animal está dançando ou fervendo.

Exibição social

Jacarés adultos possuem dois tipos de exibição social, sendo que esse rugido é um deles.

Ambos machos e fêmeas podem produzir essa vocalização, mas só os machos também produzem um sinal infrassônico, denominado “vibrações subaudíveis”, pouco antes do rugido audível.

O rugido pode ser vocalizado durante todo o ano, mas é mais frequente durante a temporada de cortejo, quando jacarés rugem diariamente em coros para atrair parceiros. Esse coro é geralmente iniciado por elas, mas parece ser perpetuado por jacarés machos.
Os cientistas acham que, além de servir para atrair jacarés do sexo oposto para acasalamento, o som também pode servir para saber onde estão (espaçar) animais do mesmo sexo.

O fenômeno das vibrações subaudíveis cria ondas que podem auxiliar parceiros em potencial a encontrar os jacarés que mais gostam, ou essas ondas podem não ter nenhuma utilidade e serem apenas um efeito colateral. [Gizmodo, OxfordJounals]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!