Raio atinge foguete russo durante lançamento de satélite: vídeo

Por , em 29.05.2019

Um raio atingiu um foguete russo Soyuz durante o lançamento de um satélite na última segunda-feira (27), mas felizmente não atrapalhou sua viagem ao espaço.

Em um comunicado, autoridades da agência espacial russa Roscosmos anunciaram que o foguete atingiu a órbita com sucesso.

O relâmpago ocorreu durante o lançamento de um satélite de navegação Glonass-M, cerca de 800 quilômetros ao norte de Moscou. A Roscosmos usou um impulsionador Soyuz 2.1b para lançá-lo em órbita, o último de uma série de satélites utilizados como apoio para clientes militares e civis da Rússia.

“O raio não é um obstáculo para você!”, brincou o diretor-geral da Roscosmos, Dmitry Rogozin, na rede social Twitter, enquanto parabenizava a equipe de lançamento do Glonass-M e compartilhava um vídeo do incidente.

Raro, mas não inédito

Relâmpagos durante lançamentos de foguetes são raros, mas já houveram incidentes semelhantes no passado.

Em novembro de 1969, por exemplo, um raio atingiu o foguete Saturno V duas vezes durante o lançamento da missão Apollo 12, da NASA, com uma tripulação de três homens.

O choque interrompeu alguns displays internos do Saturno V, mas o foguete atingiu com sucesso a órbita.

Após uma revisão cuidadosa dos sistemas, os controladores de voo concluíram que eles estavam em boas condições e a missão de pouso na lua continuou conforme o planejado. [Space]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (19 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!