Vírus da herpes pode matar tumores agressivos de câncer de mama

Por , em 27.10.2011

Segundo uma nova pesquisa, uma versão geneticamente modificada do vírus que causa a herpes mostra promessa como tratamento para um tipo particularmente agressivo de câncer de mama.

Vírus da herpes pode matar tumores agressivos de câncer de mama

O estudo foi feito com animais. O vírus atacou e matou células do câncer de mama triplo-negativo em ratos. O tipo triplo-negativo é uma forma de câncer de mama que não pode ser tratada com terapias hormonais, tais como tamoxifeno e Herceptin.

O câncer de mama triplo-negativo responde por cerca de 20% dos casos de câncer de mama. Ele afeta desproporcionalmente mulheres jovens com descendência africana e é geralmente tratado com quimioterapia. Esse câncer não é alimentado pelo hormônio estrogênio, por isso não responde aos tratamentos projetados para bloquear o hormônio.

Os pesquisadores infectaram células do câncer de mama em um prato com um vírus da herpes chamado NV1066. Dentro de uma semana, o vírus matou até 90% das células tumorais.

Os pesquisadores então injetaram as células do câncer de mama em ratos. Depois de tratar os ratos com o vírus durante 20 dias, eles viram que os tumores haviam desaparecido.

Essa resposta dramática pode ser devido ao fato de que as células do câncer de mama triplo-negativo têm altos níveis de uma proteína chamada p-MAPK. O vírus da herpes visa especificamente as células com altos níveis dessa proteína.

Por enquanto, os resultados são preliminares. Segundo os pesquisadores, não está claro se a terapia terá o mesmo efeito sobre tumores de pessoas. Mais pesquisas são necessárias para determinar isso.

Os cientistas também disseram que se algum tratamento baseado na pesquisa for desenvolvido, ele provavelmente será usado em conjunto com outras terapias contra o câncer, incluindo quimioterapia e radioterapia.

A nova terapia é apenas uma das muitas que surgiram nos últimos anos para explorar o uso de vírus como um meio de atacar e destruir células cancerosas. O vírus da herpes foi testado em pessoas como tratamento para câncer de cabeça e pescoço, mas ainda não tinha sido testado para o câncer de mama.

A pesquisa é promissora, no entanto, os pesquisadores ainda precisam mostrar que o vírus da herpes é seguro para uso em pacientes.

Afinal, tal vírus é conhecido por causar infecção em seres humanos, incluindo infecções no cérebro. Comprovar a segurança da terapia provavelmente vai ser um processo demorado, e envolverá testá-la em outros animais, como cães e primatas.

Nessas novas etapas, os pesquisadores planejam descobrir exatamente como o vírus funciona para matar as células do câncer de mama, para tentar reforçar o seu efeito.[LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

10 comentários

  • Ana Suzuki:

    Quem reclama do herpes simples é porque não sabe o que o herpes zoster. Se uma pessoa teve catapora quando criança, mesmo que se passem 50, 60 anos, o vírus estará no corpo, em estado latente.
    Se houver uma queda de imunidade, ele acorda e não tem piedade.
    Mas cuidado com os médicos, que erram no diagnóstico e fazem perder tempo. O tratamento deve ser iniado nas primeiras 72 horas. Em caso de dor muito forte, mesmo que seja na direção do estômao, peça que lhe examinem as costas, de onde está vindo a
    infecção. Pode acontecer, mais provavelmente, com pesssoas idosas – sua mãe, pai, irmão, avô ou avó. O sofrimento é indescritível. Dói demais, por atacar diretamente um nervo , da perna, do abdomen, até do rosto. Na internet mostram uma imensidão de feridas. Boabage, eu tinha só duas minúsculas feridinhas nas costas e paguei todos os meus pecados, em dois meses de gemedeira.

  • vera:

    Seáa q a herpes q arregaça minha boca todinha, agora vai servir pra alguma coisa, alem de me deixar com o beiço inchado e com a cara vermelha de vergonha de td mundo olhando como se eu extivesse de caquinha!!!

  • laura:

    Sofro com Herpes a mais ou menos dois anos,me incomoda tanto,que deixo de sair devido ao encomodo.Fiz um tratamento com aciclovir 200mg por dois meses,foram 240 comprmidos que tomei,passou o tratamento e tudo voltou novamente.É duro conviver com isso…

  • gloria:

    Jonatas, cuidemos dos homens tbm, eles ñ estão livres do cancer de mama, há histórico dessa doença em uma grande porcentagem masculina.Quando o mal é de morte ñ há remédio q de jeito, agente morre mesmo, ñ fosse assim veríamos milhares de portadores dessas doenças morrerem de velhos e ñ é bem assim, quando chega a nossa hora de partir c\ remedio ou sem nós vamos mesmo, o bom é estar preparado, ninguem fica p\ sementes!

  • Dayse:

    Pior que receber um diagnostico de cancer, é receber um diagnostico de invasivo e tripo negativo, um tumor que chegou acredite em 14 cm. E fugi a regra não sou afro descendente, e nem jovem para o cancer de mama(50 Anos)Ainda fiquei em uma Fila (cota)em Itajaí-SC, se não fosse a caridade de uma família e um grande médico em São PAulo já estaria morta, só Deus sabe o sacrificio que foi fechar.

  • Cátia:

    O trabalho da ciência, dos biólogos e químicos. Os médicos só aplicam o que os cientistas descobrem. Poucos são os médicos nos dias de hoje que fazem investigação.
    Se reparar, os prémios Nobel da Medicina são tudo menos médicos.

  • jane:

    Uhu tenho herpes… afff meu Deus eita coisa q incomoda, tomara q sirva pra alguma coisa mesmo.

  • gloria:

    O q seria de nós humanos sem os coitados dos ratinhos p\ testar tantos medicamentos.

    • Jonatas:

      Alguem tem que fazer o serviço sujo…

  • Jonatas:

    Cuidemos das mulheres, precisamos delas pra tudo desde que nascemos. Essa constante luta contra os cânceres da muita dor de cabeça aos especialistas, mas há progressos e esse caminho deve ser continuado, quem dera os governos dessem um pouco mais de prioridade aos recursos desses estudiosos, assim poderiam haver tratamentos mais acessíveis e com menos tempo para serem desenvolvidos.
    Admiro muito o trabalho da medicina.

Deixe seu comentário!