Telescópio implantável poderá devolver a visão

Por , em 7.04.2009

Atualmente, a invenção está em fase de teste, mas espera-se que ela possa ser a solução para a perda de visão relacionada ao envelhecimento da mácula (parte da retina). É um aparelho que, se funcionar, irá melhorar a qualidade de vida daqueles que sofrem de perda de visão profunda, causada por uma disfunção na retina.

A mácula é uma pequena área no centro da retina, responsável pela visão central detalhada. Indivíduos com problemas na região não conseguem realizar atividades diárias triviais – nem ao menos reconhecer pessoas. Mas o implante do pequeno telescópio promete acabar com esses problemas.

telescópio ocular
Simulação do olho com o implante.

O implante funciona como uma lente de aumento. Ele pode aumentar as imagens em até 3 vezes – dependendo do modelo do aparelho. Além disso, ele faz com que as imagens não passem pela mácula e sim por outras áreas saudáveis da retina. Aparentemente, isso ajudará as pessoas a reconhecer imagens que seriam ou difíceis ou impossíveis de serem vistas.

O telescópio é implantado através de uma cirurgia em um olho. Ele só é aplicado em um dos olhos porque o olho com implante ficará responsável pela visão detalhada, enquanto o outro será incumbido da visão periférica – ou então a mobilidade e o equilíbrio ficam comprometidos. Dessa forma, o implante permite ao paciente escanear o seu ambiente e fazer seus movimentos com segurança, tendo uma boa visão detalhada e periférica, ao mesmo tempo.

telescópio ocular
Diferença na visão de um indivíduo com a visão normal e com a mácula comprometida.

O método já foi testado em 200 pacientes e se mostrou efetivo. Basta aguardar para que seja uma opção disponível nos hospitais oftalmológicos. [Vision Care, Foto do topo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!