Vlad, o Empalador, pode ter chorado lágrimas de sangue, análise química revela

Por , em 17.08.2023

Vlad, o Empalador, também conhecido como Conde Vlad Drácula, não só exibiu uma natureza cruel e sedenta de sangue em sua liderança, mas também apresentou sintomas de uma condição médica incomum que resultava no derramamento de lágrimas de sangue, como revela uma investigação recente.

Vlad III, conhecido como Vlad, o Empalador ou Conde Vlad Drácula, governou a Valáquia no século XV. Conhecido por sua brutalidade, empalava vítimas e inspirou o mito do vampiro. Estudou-se cartas escritas por ele, revelando possíveis lágrimas de sangue devido a hemolacria, uma condição rara. Também ligado a ciliopatias e infecções respiratórias. Inspirou Bram Stoker para criar “Drácula”. Sua governança cruel e condição médica peculiar deixaram um legado duradouro, que entrou também no imaginário popular.

Essa descoberta recente foi o resultado de uma pesquisa científica que envolveu a análise de três cartas escritas por Vlad III durante seus períodos distintos de governança como o voivode (líder militar) da Valáquia, uma província histórica da Romênia. Esses reinados abrangeram de A.D. 1448 até sua morte em A.D. 1476. A pesquisa, publicada no jornal Analytical Chemistry em 8 de agosto, envolveu uma análise química.

Aproximadamente 80.000 indivíduos acredita-se que tenham encontrado seu fim sendo empalados por ordens desse senhor da guerra. Sua proeminência como inspiração para o escritor irlandês Bram Stoker em seu romance de 1897 “Drácula” é outro aspecto bem conhecido de seu legado.

Para aprofundar o entendimento sobre a vida desse governante violento, os pesquisadores empregaram a espectrometria de massa, uma técnica que envolveu a aplicação e remoção de acetato de etileno-vinil, um polímero, nas cartas. Esse processo permitiu a coleta de proteínas e moléculas menores conhecidas como peptídeos, que permaneceram da interação de Vlad com os documentos há séculos. A análise revelou cerca de 500 peptídeos, com aproximadamente 100 de origem humana. Era razoável deduzir que esses peptídeos eram atribuíveis ao próprio Vlad, em vez de outras pessoas que poderiam ter manuseado as cartas.

Entre os peptídeos identificados nos documentos estavam aqueles relacionados a ciliopatias, uma coleção de doenças genéticas que afetam organelas celulares semelhantes a pelos chamadas cílios. Além disso, surgiram indicações de uma possível infecção do trato respiratório.

No entanto, a descoberta mais significativa veio de uma carta datada de A.D. 1475, contendo três peptídeos encontrados em proteínas associadas à retina e às lágrimas. Com base nas propriedades desses peptídeos, os pesquisadores concluíram que Vlad provavelmente sofria de hemolacria, uma condição caracterizada pela presença de sangue nas lágrimas.

A causa exata dessa condição permanece incerta, mas pode estar potencialmente ligada a um ferimento no olho ou a uma conjuntivite bacteriana, uma infecção da membrana mucosa do olho.

Os autores do estudo expressaram que seu trabalho marcou a primeira instância de uma pesquisa desse tipo sendo conduzida, lançando luz sobre o estado de saúde de Vlad Drácula, o Empalador. Embora tenham reconhecido a possibilidade de que outros indivíduos medievais possam ter manuseado os documentos, eles argumentaram que as proteínas antigas mais proeminentes provavelmente estavam conectadas ao Príncipe Vlad, o Empalador, que redigiu e endossou essas cartas. [LiveScience]