Você não vai acreditar como levantar a moral da sua equipe no trabalho

Por , em 9.03.2018

Há várias coisas que um chefe pode fazer para melhorar o humor e clima em um ambiente de trabalho. Boas condições de trabalho, remuneração justa, horários flexíveis. Mas se tudo isso já existir e a equipe ainda estiver com humor questionável, um simples boneco vudu pode resolver o problema.

Um novo estudo mostra que um simples ato de “retaliação simbólica” contra um chefe quando há a sensação de que o tratamento foi injusto pode acalmar os ânimos. A psicóloga Lindie Hanyu Lian, da Universidade Wilfrid Laurier (Canadá), é a pesquisadora principal do trabalho publicado na revista The Leadership Quarterly.

“Por mais estranho que pareça, descobrimos que um simples e inofensivo ato de retaliação pode fazer com que as pessoas sintam que estão ‘quites’ e pode trazer de volta a sensação de justiça”, explica Liang ao site The Telegraph.

Para testar a hipótese, Liang e sua equipe recrutaram quase 400 pessoas com experiência no mercado de trabalho para ver se a retaliação simbólica contra seus gerentes poderia trazer sensação de justiça.

No primeiro experimento, 195 voluntários com empregos tiveram que relembrar e visualizar interações profissionais em que seus supervisores tivessem agido com comportamento hostil, como ser grosso, fazer comentários negativos ou deixar de valorizar um trabalho bem feito.

Então era hora da vingança.

Depois do primeiro flashback, alguns participantes foram encorajados a descontar a frustração em um boneco vudu virtual que representava o supervisor em questão. Eles podiam usar variados instrumentos de “tortura”, como agulhas, alicates e fogo por um minuto inteiro.

Quem fez isso contou que sentiu menos que havia sido injustiçado, quando comparado com participantes que não tiveram a chance de vingar-se simbolicamente de seus gerentes.

Um segundo experimento com 206 estudantes de negócios e com experiência de trabalho produziu resultados semelhantes, e os pesquisadores acreditam que essa melhora de humor não se deve apenas ao boneco.

“Pode não ser exatamente o boneco. Teoricamente, qualquer coisa que serve como ato de retaliação simbólico, como jogar dardos na foto do seu chefe, pode ajudar”, explica Liang.

Mas esse tipo de vingança violenta, mesmo que totalmente no mundo do faz-de-conta, não seria moralmente errado?

A equipe de pesquisadores acredita que não, sugerindo que o experimento apresenta uma “contra-narrativa” em relação à visão dominante de que todo ato de retaliação contra supervisão abusiva é ruim.

Enquanto uma vingança real contra o seu chefe pode não ser a melhor estratégia para avançar na carreira, os pesquisadores acreditam que dar uma vasão simbólica aos sentimentos ruins em relação à pessoa pode ser positivo.

Agora resta saber se os pesquisadores pretendem investigar como o chefe em questão se sentiria se soubesse que um boneco que o representa está sendo torturado por sua equipe. [Science Alert, The Telegraph]

• VALDEMIR:

Não seria melhor mudar de emprego? As relações trabalhistas ainda tem muito o que evoluir na sociedade humana.