Você tem voz de gente forte?

Por , em 22.06.2010

Você pode medir a força de muitos homens pelo seu aperto de mão, mas uma nova pesquisa provou que é possível medir os músculos do cara ainda mais precisamente pela sua voz.

Tanto homens quanto mulheres conseguem estimar a força muscular de um sujeito a partir, somente, da sua voz (ou seja, sem ver a pessoa) – isso sugere que, para nossos ancestrais, talvez a voz fosse um indicador de quais homens poderiam lutar melhor.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia gravou as vozes de mais de 200 homens, dos Estados Unidos, Romênia, Bolívia e Argentina. Os “voluntários” apenas falavam uma pequena frase em sua língua nativa. Os cientistas também pediram que os mesmos sujeitos fizessem uma série de testes físicos.

Depois, estudantes universitários ouviram a gravação dos homens e os classificaram, apenas a partir da voz, em uma escala que ia de “fraco” até “muito forte” – independente da língua em que a gravação estava. A surpresa foi que a avaliação dos estudantes foi muito precisa.

Não se sabe ainda qual é o elo que liga a força física com a voz do homem – já que não havia correlação necessária com o tom da voz dos voluntários e sua força física, apesar de estudos anteriores terem provado que homens voz grave são mais poderosos. [New Scientist de 19/06/2010]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,50 de 5)

18 comentários

  • Rafael Arruda:

    E o Anderson Silva?

  • Vitor Santos:

    Provavelmente tem relação com a quantidade de testosterona produzida pelo individuo..

  • conan:

    Isto está correto, minha voz é muito grossa (grave), e sou mto forte.

  • Henrique:

    Pelo amor de Deus gente…..
    Eh uma “notícia” baita interessante e vcs só comentam o “pleonasmo”….
    Desculpe-me Fernando mas creio que sua “Critica Construtiva” foi terrivelmente forçada, e levando em conta isto, posso presumir que você é daquele tipo de pessoa que precisa de atenção….
    Parabéns! Você conseguiu, mudou o foco da “noticia” completamente para VOCÊ….
    Obs: Nem se preocupe em responder, pois, creio eu que não entrarei neste post novamente…
    Quanto aos administradores do Blog, meus sinceros parabéns pelo excelente trabalho. E não se preocupem com o tal “Pleonasmo”, pois, o “Brasileires” é realmente uma lingua complicada.

  • Fulano:

    O que me dizem do Anderson Silva ?? A voz dele é fininha, chama o cara de fraco !!!!

  • Nana:

    Eita, o pessoal adora uma discussão via comentários. lol

    Até concordo que ficaria melhor se escrevessem: “Não se sabe ainda qual é o elo entre a força física e a voz do homem”. Ou “qual é a ligação entre…”. But no big deal…

    Mas voltando ao assunto, deve ser por isso que para as mulheres, uma voz masculina grave soa tão sexy, é sinal de força (ui). 😛

    Obviamente, isso não é regra geral.

  • Douglas Miranda:

    Quando realizei a leitura do título desta matéria, entrevi algo mais elucidativo. Todavia o texto não cingiu de maneira cabal todo o assunto abordado.

    PS: Nota-se que os amigos acima são loquacíssimos.

    … impressionante o quanto alguém pode ser chato com um dicionário eletrônico e um completo ócio! rs

  • gargwlas:

    Bando de nerds.. o que importa é entender a mensagem.. e nao o portugues se tem virgula, ponto acento, regra e uma parafernalia toda que só o pt-br tem…. o ingles nem acentuação e o pessoal la se comunica muito bem…

    ao raton… a humanidade inconscientemente sempre soube… e isso tudo fez parte da evolução de nossa especie…

    quanto ao nefasto poder nuclear é o que provavelmente vai acabar com 1 era neste planeta.. mas tambem é o poder (ou até ser descoberto um mais forte, como antimateria) que TALVEZ nos livrara de um asteroide errante na galaxia…

  • reginaldo:

    Fernado é isso aí. Voce está certo. Educação é sinal de inteligência. Falar corretamente ajuda a se expressar com mais clareza. Não desista de auxiliar os parcos e menos favorecidos intelectualmente, pois, com algum esforço próprio e alguma ajuda de alguém como voce, mais pessoas neste país poderão melhorar a condição de vida e torna-la mais agradável. Parabéns Fernando.

  • Renato Bueno:

    Esquece o cara que sobe pra cima e liga o elo…

    O elo meu caro editor, entre a força física e a voz deve estar na parte mecânica da voz…

    Vibações podem ser mais fortes ou mais fracas, dependendo das forças do meio…

    Já ouviu falar em cordas vocais? se tem cordas vocais mais fracas você fala mais nitidamente? Você parece com americanos do norte, todos os dados na frente e não conseguem ligar os pontos…

  • Filipa:

    eu englais num cei falar, maiz portugueiz eu çou féra

    agora a sério

    Fernando: se gosta de corrigir as pessoas e as quer ensinar a falar português correctamente, licencie-se e vá ser professor numa escola…

    JUMENTO: gostei… embora hajam aí algumas verdadeiras mulas que não entenderam a ironia

    vá lá, deixem de se criticar uns aos outros, porque se querem que eu comente, nenhum fala português verdadeiramente correcto (que é o português de Portugal)

  • JoséRenan:

    ATENÇÃO: NÃO COMENTE ANTES DE LER O ARTIGO ACIMA NA ÍNTEGRA. Procure que seu comentário seja colaborador. Comentários pouco educados, irrelevantes, com grafia muito pobre, ofensivos, injusta ou exageradamente críticos serão deletados antes mesmo de aparecerem aqui.

  • Cla:

    E um viva aos intelectualóides que não entendem ironias!

  • Pedro:

    Pois é “Jumento” mais um pleonasmo aqui,quando vc disse:
    “SUBI mais pra CIMA ainda e vi a foto aí, quando DECI lá EMBAIXO da pagina, vi que pudia screvê umas koisa.”

  • Miguel Gewandsznajder:

    Concordo com o Fernando, e é muito louvável da parte dele querer manter um nível intelectual alto aqui, tendo em vista que o site esta se tornando uma referência científica atualizada a cada dia, e isso infelizmente no Brasil e na língua portuguesa é muito difícil.

  • Raton:

    É maiu uma pesquisa que salvará a humanidade do efeito estufa, dos cometas errantes que nos ameaçam, e do nefasto poder nuclear. Não sei como a humanidade viveu até hoje sem saber disso.

  • JUMENTO:

    É nóis…!!!

    Quando subi lá em cima na pagina com o mouse, vi esse comentario do tal de pleonasmo.
    Subi mais pra cima ainda e vi a foto aí, quando desci lá embaixo da pagina, vi que pudia screvê umas koisa.

    Intao taí.

    Quanto ao site e as notícias… manda vê… o que me interessa é saber o conteúdo e obter informações seja elas científicas ou curiosidades.
    Depois, se eu estiver interessado em melhorar meu português, eu entro em outro local.

    PS: Jogador de futebol semi-analfabeto ganha mais que professor de portugues e acadêmicos.

  • Fernando:

    Procurando prezar pelos aspectos de orientação para o post, gostaria de informar a existência de um pleonasmo em “Não se sabe ainda qual é o elo que liga a força física com a voz do homem” haja vista que todo elo serve para ligar algo. Por favor corrija tal descuido. Obrigado

Deixe seu comentário!