Vulcão havaiano está expelindo lava há 29 anos

No último dia 3 de janeiro, o vulcão sempre em erupção Kilauea, do Havaí, comemorou o 29ª aniversário de sua erupção atual.

Os havaianos nascidos depois de 3 de janeiro de 1983 nunca viram um momento em que o vulcão não estava escorrendo lava.

Na língua havaiana, Kilauea significa “vomitando” ou “espalhar muito”, o que se refere a sua efusão frequente de lava.

O volume de material expelido do Kilauea que cobre a terra lá é suficiente para pavimentar uma estrada em todo o mundo três vezes, tornando-o um dos vulcões mais ativos do planeta.
2011 foi um ano emocionante para o Kilauea. Lava disparou de uma nova fissura na zona leste do vulcão, entre as crateras Pu `u` O `o e Napau.

A fissura é uma divisão dentro de um vulcão que se abre em uma linha reta. A nova fissura, chamada Kamoamoa, criou fluxos de lava surpreendentemente altos.

Em dezembro, cientistas relataram a descoberta de lava depositada pela erupção mais mortífera do Kilauea registrada na história, que matou mais de 400 pessoas em novembro de 1790.

Hoje, as pessoas costumam andar perto dos rios lentos de lava do Kilauea, que descem encostas de montanha e no mar. Essas “erupções gentis” raramente são uma ameaça, a menos que as pessoas façam algo tolo, como pisar muito perto da lava quente.

Grandes multidões têm visitado o Kilauea nos últimos dias para assistir a uma explosão de derrame de lava para o oceano. A lava parou de fluir para o oceano hoje, mas poderia começar de novo nos próximos dias.[LiveScience]

Por: Natasha RomanzotiEm: 5.01.2012 | Em Meio ambiente, Principal  |
Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

5 respostas para “Vulcão havaiano está expelindo lava há 29 anos”

    • O que acontece em tempo geológico é a formação de ilhas e mais ilhas, pois a placa pacífica se move e o hot spot (que alimenta o vulcão) se mantém. É muito mais interessante ver tudo em escala geológica.

Deixe uma resposta