11/11/11: como a data de hoje está ligada ao calendário maia

Por , em 11.11.2011

Hoje é dia 11/11/11. Como sempre, datas como essa representam mais do que uma coincidência ou inevitabilidade para algumas pessoas, que veem sequências de números desse tipo como um sinal espiritual – e o boato da vez é que a data é ligada as profecias maias de 2012 do fim do mundo e de renovação espiritual.

As mitologias da data de hoje estão presentes na internet, com os crentes sugerindo que sequencias numéricas como 11/11 são sinais de anjos ou números com significados ocultos.

Mesmo as pessoas que aparentemente não ligam para numerologia estão encontrando algum significado no dia: dizem que a Disney vai sediar 11 casamentos hoje.

Mas porque 11/11/11 foi parar no meio do suposto apocalipse maia de 2012?

O antigo calendário maia termina em 21 de dezembro de 2012, como você já sabe. Algumas pessoas acreditam que esta data vai inaugurar uma nova era espiritual, ou mesmo o fim do mundo.

As duas datas foram provavelmente ligadas quando os crentes perceberam que o Observatório Naval dos EUA tinha fixado a hora exata do solstício de 2012 para 11:11 na hora universal em 21 de dezembro.

A opinião de John Hoopes, um estudioso da história maia da Universidade de Kansas, EUA, é que tudo isso não passa de uma “viagem”. “É essencialmente baseado na noção de sincronicidades”, explicou Hoopes.

Sincronicidades são coincidências significativas. E enquanto todo mundo tem uma tendência psicológica em encontrar padrões aleatórios, as subculturas que creem na mitologia de 2012 tendem a ser aquelas que se envolvem com psicodélicos e maconha, drogas que aumentam a sensação de sincronicidade. “Se parece que a mitologia de 2012 foi pensada por pessoas sob o efeito de drogas, é porque foi”, argumenta Hoopes.

Não interessa o que as pessoas modernas pensam do calendário maia, simplesmente não está claro se a data tinha algum significado para eles. “A realidade é que os maias acompanhavam ciclos de tempo grandes, e há um grande ciclo de tempo que começou em 3013 a.C. no nosso calendário, e há razões para pensar que o ciclo atinge um número significativo em 21 de dezembro de 2012”, disse Hoopes.

Mas se isso tem algum significado para os maias é uma questão em aberto. O povo maia tendia a ver o tempo como cíclico, com eventos importantes ecoando-se em datas correspondentes em um ciclo. Nesse caso, o fim do calendário pode ter sido visto como um novo começo.

Aliás, nem se sabe se os maias tinham qualquer profecia. Notadamente, as profecias de fim de mundo não aparecem no registro histórico até depois que os maias fizeram contato com missionários cristãos – um grupo de pessoas com suas próprias crenças fortes sobre o fim dos dias.

Na verdade, previsões de fim de mundo eram populares nos anos 1500, quando missionários franciscanos começaram a viajar para o Novo Mundo. Previsões catastróficas bíblicas certamente chegaram aos ouvidos maias e, em outras palavras, as profecias maias simplesmente se apropriaram da teologia cristã.

“O mundo para os maias realmente terminou na conquista espanhola”, disse Hoopes. “Então, eles podem ter incorporado isso em sua explicação do que estava acontecendo com eles”.

O forte número 11

Na verdade, o Observatório Naval agora indica a hora oficial do solstício de 2012, quando a inclinação da Terra estiver o mais longe possível do sol, na hora universal de 11:12 em 21 de dezembro. Isso não impediu que os crentes de 2012 focassem no tempo 11:11.

Em parte, esse frenesi pelo 11 ocorre porque a mitologia do número está online já faz um tempo. O site 1111spiritguardians.com sustenta que olhar para um relógio quando o tempo for 11:11 é um sinal de “1.111 Guardiões Espirituais ou Anjos”. Outras horas, como 12:12, 10:10 ou 12:34 seriam mensagens, também.

Estes números podem parecer especiais porque “grudam” em nossas mentes. Ninguém se lembra de olhar para o relógio quando os números não formam um padrão. “As pessoas estão mais propensas a lembrar de 11:11 do que de 4:29, 6:53 ou 3:17, por exemplo”, disse Hoopes.

Os psicólogos chamam a tentação de encontrar padrões em dados aleatórios de pareidolia. Este fenômeno também é responsável por “visões” de santos e outros em torradas, janelas e demais objetos.

É fácil encontrar o 11 por toda parte, por isso é fácil acreditar que “tem algo aí”. Um artigo do site 2012rising.com une coisas aparentemente aleatórias como o calendário maia, os ataques terroristas de 11 de setembro, a duração média de inversões de polaridade do campo magnético do sol, etc. O autor ainda fala do ciclo do sol de 11 anos, e como tudo parece “mais do que coincidência”.

A atividade solar, de fato, atinge um pico aproximadamente a cada 11 anos, potencialmente interrompendo comunicações por satélite, mas, segundo a NASA, não há riscos especiais associados com os picos de 2012, que não devem ser diferentes dos anteriores.

Com todos esses 11s de vários lugares para se usar em ideias macabras, previsões para 11/11/11 estão fluindo rapidamente.
Aderentes da Nova Era previram de tudo, desde o fim do mundo até o ingresso de uma nova era espiritual. Alguns dizem que 11/11/11 é o início oficial do ano metafísico de 2012.

Mesmo cineastas estão lucrando com a ação, com filmes de terror, especialmente um intitulado “11-11-11”, previstos para serem lançados na data. A trama de “11-11-11” gira em torno de uma força assustadora e misteriosa que vai entrar na Terra às 11:11 de 11/11/11.

Previsões não comerciais tendem a ser mais positivas, no entanto. O número 11 é visto como um sinal de que todas as pessoas são uma só, por exemplo, e a data é mais provável de ser vista como um fim à ganância e desconexão. Seria bom, né?

Segundo Hoopes, o calendário maia pode ressoar ainda hoje simplesmente porque os antigos maias são vistos como uma cultura exótica com uma espiritualidade avançada. Um século atrás, as pessoas acreditavam a mesma coisa sobre a cultura indiana e chinesa.

O que mantém viva a mitologia, hoje, no entanto, é a internet e as redes sociais. Dessa forma, os crentes em uma transformação de consciência em 2012 podem estar certos.

“O mundo está mudando por causa dessa transformação da consciência através da rede digital”, disse ele. “Eu não ficaria surpreso se no futuro as pessoas olhassem para trás e dissessem: ‘oh sim, foi em 2012 quando tudo aconteceu’”.[LiveScience]

71 comentários

  • João da cru\ vieira leite:

    Bastante debatido, como se vê acima, eu, achava que a lei da *Relatividade seria somente em cima mas, acho que estou- errado, tudo aqui embaixo Tambem é *Relativo! como podemos afirmar se realmente ira acontecer; estamos ainda- vuneravel como a civiliuzaçao dos *Dinossauros ou um pouco mais adiantados
    se realmente for concluzivo que esta Hecatômbe acontecer neste ano o que poderiamos fazer atuamente, nada não temos técnologia para isto e morririamos todos, como sucumniram os Dinossalros, com referencia aeste eslougâ, continua sem resposta, vamos esperar passar este *Ano , no ano vindoro se eu estiver aqui darei com muito orgulho meu parecer.

  • Giovana Pereira da Silva:

    Se ninguém não conhece nem o planeta terra direito

  • Giovana Pereira da Silva:

    O mundo pode acabar antes do dia 21 pode acabar dia 12/12/12 2012 e o ultimo ano q vai combinar com mês então

  • Wellington:

    Olá, tudo é muito simples, nos é que complicamos, quando a Terra dá uma volta completa em torno de Sol dizemos que lá se foi um ano ou seja 365 dias, até aqui foi fácil. Agora o nosso Sol(juntamente com seus planetas) gira em torno de um Sol Central chamada de Alcione, o giro completo dura cerca de 26.000 anos terrestres, porem Alcione tem um anel perpendicular,como os aneis de Saturno,porem são anéis radioativos,assim continuando com a explicação, o nosso Sol fica 11.000 anos na escuridão e por 2000 anos nesses aneis radioativos, depois mais 11.000 anos na escuridão e mais 2.000 nesse aneis radioativos, ficando assim completo o ciclo solar. Agora o interessante é que justamente em 21/12/2012 inicia um novo ciclo Solar, preescrito pelos Maias a mais de 4000 anos atras. Porém o inicio do ciclo começa justamente nos aneis radioativos no qual ficaremos 2000 anos imersos neles. Dizem que são aneis de uma intensa luz e claridade que mudara e agitara todos os atomos terrestres, modificando tudo que atualmente existe. Tudo isso é ciclico e esta dentro das leis do universo.
    Essa explicação vai de encontro a muitas teorias e livros escritos sobre o fim dos tempos.
    “Será verdade tudo isso?? Quem viver verá….”

  • Wellington:

    Olá, tudo é muito simples, nos é que complicamos, quando a Terra dá uma volta completa em torno de Sol dizemos que lá se foi um ano ou seja 365 dias, até aqui foi fácil. Agora o nosso Sol(juntamente com seus planetas) gira em torno de um Sol Central chamada de Alcione, o giro completo dura cerca de 26.000 anos terrestres, porem Alcione tem um anel perpendicular,como os aneis de Saturno,porem são anéis radioativos,assim continuando com a explicação, o nosso Sol fica 11.000 anos na escuridão e por 2000 anos nesses aneis radioativos, depois mais 11.000 anos na escuridão e mais 2.000 nesse aneis radioativos, ficando assim completo o ciclo solar. Agora o interessante é que justamente em 21/12/2012 inicia um novo ciclo Solar, preescrito pelos Maias a mais de 4000 anos atras. Porém o inicio do ciclo começa justamente nos aneis radioativos no qual ficaremos 2000 anos imersos neles. Dizem que são aneis de uma intensa luz e claridade que mudara e agitara todos os atomos terrestres, modificando tudo que atualmente existe.
    Essa explicação vai de encontro a muitas teorias e livros escritos sobre o fim dos tempos.
    “Será verdade tudo isso?? Quem viver verá….”

  • mama:

    NEM SEI SE vai ser o fim do mundo :p
    talvez sim
    talvez nao
    talvez o fim do mundo seja amanhã
    se deus quizer faz o mundo acabar até AGORinha que to comentando NINGUEM SABE :/O MUNDO pode acabar bem antes de 21 de decembro mais se isso MESMO for acontecer TEMOS um bom tempo(se é que a gente,nao morrer antes do fim do mundo não?)
    Olha :^/ por enquanto so devemos esperar
    AAHH temos um bom tempo não?
    😛 tomara que nao seja o fim do mundo hehe 😛

  • Leticia Malakian:

    Gente diz a Bliblia que Jesus Do mesmo Jeito que ele Partio para o seu eo mesmo jeito que ele vai vim aque na terra ou seja to dizendo que Nessa hora niguem sabia a hora que ele partio foi tudo muito Rapido… ESSES BANDO DE IMBECIL FICA ACREDITANDO EM MAIA SEI AL O NOME ¬¬ ME POUPE
    O ingraçado que nesse calendario se ouve o NOME DE DEUS HUM?
    JESUS?? NÃO…

    • Ezio José:

      Nossa! Quanta ignorância misturada com violência!
      “I intão in quair calendar istá inscrito o nomi di Deus? Junho vem do Deus Juno pudiria chamar mêis du Antoim ou du Jão. Nu é mermo?”

    • Wellington:

      Leticia, leia Apocalipse capitulos 21 e 22, ali esta escrito toda o conhecimento Maia sobre o fim dos tempos….leia com a mente aberta e veja meu comentário no site, vc irá entender um pouco sobre o que os Maias e Biblia tem em comum. Um abraço.

    • CHRISTIANE:

      NOSSA FIA!!! QUANTA IGNORÂNCIA, CREDO.QUANDO EU LEIO UM TEXTO DESSES ME DA ATÉ ARREPIO. QUE PORTUGUÊS É ESSE?

  • Mario W.:

    11/11/11 foi o 282º dia do 392º ano do coelho no calendário chinês (que é o mais antigo registro cronológico de que se tem registro na história). Me diz como isso tem algo de especial? -.-

  • claudemir da silva:

    esses numeros tem fortes significados para varios povos

  • gabriel:

    gente, os humanos darão milhares de datas do apocalypse porém todos eles erraram, por mais coisas que possam acontecer em 2012, o mundo n acaba, e quando for realmente acabar quase NINGUEM estará sabendo

    ps: na Bíblia mesmo diz que ninguem sabe quando JESUS virá,apenas DEUS!

    • Ezio José:

      Bom! Jesus ou Cristo?
      Digamos o Jesus Cristo. O fim do mundo será dado com sua vinda. Fim de qual mundo? Ele quando veio deu fim à um mundo que existia baseado no V.T. e a humanida em parte passou a viver segundo o N.T, aparentemente. Aparentemente porque tem um montão de igrejas que pregam mais o V.T. do que N.T.

  • Jonatas:

    Porisso o Paulo Coelho vende tantos livros. As pessoas amam, adoram, precisam ter miticismos em suas vidas.

    • Roos:

      A maior parte dos comentarios referem de que o mundo vai acabar em 2012.Isto esta errado!
      As profecias maias nunca se referiram ao fim do mundo, mas sim à transformaçao da consciencia humana e da natureza.
      Esta forma de espiritualidade só pessoas muito espirituais o podem compreender e sentir.
      Estejam alerta, os sinais estao por toda a parte.
      Esta na moda esta forma de septicismo: eu nao acredito,… sao meras supertiçoes,etc.
      Numeros sao inteligentes. Têm o seu aspecto positivo e negativo. Para podermos falar de numeros teremos que saber decifra-los e compreender os seus significados. Existe uma ciencia chamada numerologia, Pitagoras estudou-a, mas ela é bem mais antiga. Os estudiosos da Cabala judia sabem-no muito bem. Melhor dominar o conhecimento dos factos, antes de os julgar e dizer rapidamente: “SUPERSTICAO”. Estudem!

  • Lucass:

    “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes;”

  • eli:

    PESSOAS CREEM QUE SÓ DEUS SABE O DIA FINAL,OS MAIAS SABIAM TANTO QUE OS ESPANHÓIS EXTINGUIRAM LHES,MAS UMA COISA FAZ SENTIDO,DE QUE SERES DO ESPAÇO AJUDARAM ELES,NÃO FAZ SENTIDO UM POVO QUE VIVIAM NO MATO LONGE DE TUDO SEM TECNOLOGIA SABER TANTO,ELES NÃO ESTAVAM SÓ,HA MUITAS EVIDENCIAS PELO GLOBO,DE QUE VARIAS CIVILIZAÇÕES RECEBERAM ORIENTAÇÕES EXTRA TERRESTRE.

    • Raphael:

      Cara, poem na sua cabeça uma coisa, não existe alienigenas. E o unico lugar possivel para se ter vida é na grande lua de saturno TITÃ(que é quase a mesma coisa que a da terra porem usam metano em vez de agua.) A terra não vai acabar em 2012, não existe esses negocios de data especial. Cara a unica chance que temos realmente da terra acabar é de 2023 para frente, onde varios asteroides mais ou menos de 3 vezes o tamanho do everest caia na terra, e ainda é muito dificil, so se ele desviar a rota!

  • BURRO:

    …Relembrando algumas datas,08/08/2008,09/09/2009,10/10/2010;Todas também ‘proféticas’…E daí????

  • Alex Keher:

    Algarismos são apenas percepções abstratas das relações de quantidades, tempo e medidas do Universo. A própria base decimal que gerou este conceito não é intrínseca à estrutura do Universo. Se fosse em base decimal essa data não faria o menor sentido nem geraria nenhuma coincidência.
    Além disso o nosso calendário, por si só, já é uma arbitrariedade. São N dias contados a partir de que? (Não venham dizer que é o nascimento de Cristo porque os mais esclarecidos sabem que não há como precisar isso.)

    • Ezio José:

      Contados a partir dos movimentos de rotação e translação da Terra. Tudo é cíclico e assim sendo, necessariamente, precisamos de um referencial que são os números.
      Os números surgiram no consciente por um motivo quantitativo e daí seu uso é extenso.
      Coinscidentemente, precisamos entender porque Pitágoras fazia referências aos números como se fossem inteligentes e creio que os são.

  • JOABE:

    O que me importa o importante é ser feliz e fazer o bem. Simples assim, a natureza entre o homem e a natureza tem que existir!

    • Álvaro:

      Come torta!

  • Eddy:

    Apesar da peixeira racional e da compactadora cultural está certo de um montão de dogmatismos esta matéria.
    O que não diminui a utilidade de unir/sincronizar em um mesmo momento, dentro da aparente medição de tempo que temos, pensamentos positivos que afetam do mesmo modo nossa “realidade”.
    Quanto mais gente acreditar/usar estes números para unificar uma consciência positiva MELHOR.
    Agora tratar a cultura maya/maia, indiana e chinesa dessa maneira é a típica orgulhosa e prepotente atitude tipo fungo que se espalha pelos laboratórios chamados científicos de nossa cultura moderna. É como se gritando você parecesse ter mais razão do que aquele que argumenta serenamente.
    Tem dó, mas caia em si. ® 😀

  • Ideraldo Thompson de paula:

    Nós, ocidentais, estamos em 2011, os árabes, islamitas,a +- 170anos a menos, os judeus, se não me engano, estão em 6mil e alguma coisa, os chineses, por aí também…;e aí, como é que fica o fim do mundo para cada povo?

  • jorge wagner carneiro:

    1a. Corintios. Mas o homem espiritual discerne bem todas as coisas.

    • Ezio José:

      É preciso morrer para nascer de novo.

  • jorge wagner carneiro:

    A única porta que têm referência espiritual é o homem tornar-se filho de Deus, João cap. 1 v.12 – E tornando-se filho agora recebe o ESPIRITO SANTO, E,Agora o homem alem de ter uma referência espiritual passa a ser Espiritual, O resto é loucura ciêntifica e humana, 1a. Corintinhos cap. Mas,o homem espiritual dicerne bem todas as coisas e,por nimgém é dicernido.

    • Ezio José:

      A carta foi dirigida para os Corintios e tinha algum motivo na época. Agora, se fosse dirigida para os Palmerenses, Curinthianos, Santistas, Sumpaulinos e etc seria outro assunto.
      Ninguém ganha um jogo mistando a defes com o ataque, o goleiro com o meio-campista.

  • EltonPaes:

    O gente que viaja pelo amor de deus..
    é uma data, como qualquer outra, feita apenas para não nos perdemos nos dias capitalistas!
    O gente doida viu…
    Como podes ter certeza de que ontem foi 11/11/11 realmente?
    Li uma vez, que num certo momento do tempo, se perderam a noção de data, que estamos 2,3 anos a mais ou a menos…
    Mais uma vez a mente doida do ser humano quer acabar com o mundo…
    Quer saber?
    Vão a m3rda que eu já estou de saco cheio dessas datas apocalípticas!

    • Cappucceno:

      Fora que há vários calendários, não só o nosso. Então o nosso 11/11/11 é também outras dezenas de datas em outras dezenas de calendários.

  • dario:

    Concordo plenamente com você Natasha; acredito que o 21 de Dezembro de 2012 sera um dia como qualquer outro, tal e como foi o 01 de Janeiro do 2000, em que também ia acabar o mundo uma vez a mais. Mas calma…..com certeza no dia 22 de Dezembro as pessoas, ao ver que nao explodiram pelo ar, estarão procurando inventar uma nova data macabra em que de novo “acabara” o mundo o algo assim.
    Acabo achando que no fim das contas as pessoas precisam de alguma adrenalina de vez en quando. : )
    Bem, por que não tentar que não seja “um dia a mais” mesmo curtindo o especialmente…………….

    • Peter:

      Amigo, já há loucos que fizeram isso. As Testemunhas de Jeová estão colocando sugestões subliminares para o ano de 2.034.

      Pense! Essas daí ganham de Harold Camping, ao proclamarem o dia do juízo. Foi 1914, depois 1918, (acho que outras datas aqui no meio), 1975.

      Poupem-me!

  • ALOYANA:

    MU_DANÇA todos os dias. Espero que MU_DANCE também nos dias: 12- 12 – 2012; 21 – 21 – 2012; 02 – 02 – 2020; 21 – 12 – 2021 (SEXTA-FEIRA, dia que as pessoas preferem DANÇAR); 02 – 02 – 2022 e assim nas demais datas e horas CAPICUAS, SIMÉTRICAS, PALINDRÔMICAS, ANACÍCLICAS, ROTINEIRAS E ARARA, SOMAMOS, NATAN, ELE, OVO, RADAR, RIR, OCO, MAMAM, OSSO http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pal%C3%ADndromos. http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%ADndromo.

  • Ana:

    Quando o mundo vai acabar ninguém sabe , mas com certeza todos nós vamos acabar bem antes dele, mais cedo ou mais tarde.

    • Ezio José:

      Justamente nesse momento é que o mundo acaba; quando morremos. Mundo é aquilo que sentimos, vemos ouvimos, respiramos e etc. Mundo é percepção, é vida. A morte é o fim do mundo e todos os dias o mundo vai acabando para milhares de pessoas e nascendo para outros milhares.

  • zuleica:

    gostaria que houvesse realmente uma mudança em 21/12/2012, mas uma mudança boa, com menos poluição acabar com as drogas as pessoas voltarem a a creditar em DEUS

    • Ezio José:

      Realmente. Porque hoje ensinam mais a temer a Deus e conhecer o poder de Satanás. Pelo menos é que vemos e ouvimos nas Igrejas.

  • VICENTE:

    CESAR, COM MUITO RESPEITO, O VERBO HAVER, NO SENTIDO DE EXISTIR, É IMPESSOAL, PORTANTO É CONJUGADO SOMENTE NO SINGULAR E NUNCA NO PLURAL. HOUVE ACERTADORES, HOUVE DOIS SORTEIOS E NÃO HOUVERAM

    • EltonPaes:

      Ai aia ai aaai ai, there no brain over me!!

  • Cesar:

    Eu só acredito se houverem 111.111 acertadores na megasena de hoje… Aliás, um dos boatos que eu ouvi por aí foi que desejos teriam mais chances de serem realizados no dia 11/11/11, bastando ‘mentalizar’ ou coisa parecida (ou nem isto). Pois bem, houveram dois sorteios da Caixa Econômica Federal ontem, a Quina e a Dupla Sena. Os dois acumularam…

    • Peter:

      hahahaha!
      Esse Cesar é demais!
      Senscaional, o raciocíno.

  • junior-Ceará:

    É realmente o alarde foi grande desde o BOG do milênio, mais afinal, quem realmente consegui prever como será o dia de amanha, respondo ninguém, Simplesmente não passa de besteira.

  • Matheus:

    Eu acho que história da civilização maia não passa de um “mito” pois a civilização maia não entra a nós provas concretas que mostre que o fim do mundo vai ser em 2012…A muito tempo atrás muitas pessoas diziam “há o mundo vai se acabar em 2000” e em que anos estamos agora?Em pleno 2011 será que será a mesma coisa ? Se dizem que vai acabar o mumbo entregue provas que afirma que vai ocorrer aquele determinado coisa agora não fiquem dizendo que “o mundo vai acabar em 2012 por causa disso e lalalalal”
    Mostre provas que vai acabar?Ele mandam provas?

    • Matheus:

      Eu acho que história da civilização maia não passa de um “mito” pois a civilização maia não entra a nós provas concretas que mostre que o fim do mundo vai ser em 2012…A muito tempo atrás muitas pessoas diziam “há o mundo vai se acabar em 2000″ e em que anos estamos agora?Em pleno 2011 será que será a mesma coisa ? Se dizem que vai acabar o mumbo entregue provas que afirma que vai ocorrer aquele determinado coisa agora não fiquem dizendo que “o mundo vai acabar em 2012″ quem só sabe disso é o nosso criador DEUS quando o ser humano diz que vai acabar em 2012 Deus muda os planos deus muda tudo! Pois que só pode acabar a terra é Deus e mas NINGUÉM!

  • ALX:

    Affffffffff, essa materia xegou um dia atrasado no meu email… Tudo palhaçada isso de data, sera q antes quando não tinha data, toda vez q passar um cometa era sinal do fim do mundo? Se bem q o nascimento de Jesus foi anunciado por algo parecido né?

  • Alan Barbosa:

    Que venha o Fim do Mundo.

    • Ezio José:

      Ele está apitando e vem surgindo detrás das montanhas azuis. Continuemos na estação que a qualquer hora ele chega fumegando e chamando os que sabem do trem.

  • Elizabeth:

    Não aconteceu nada de diferente no 11.11.11, assim como não aconteceu em 10.10.10, em 09.09.09 e em outras datas sincronizadas anteriores.
    Ano que vem será a última chance de acontecer, em 12.12.12… a não ser que resolvam mudar o calendário e inventar o mês 13

    • Luann Hoffmann:

      Verdade kkkkkk
      Como muitos me disseram também que na virada do milênio muitos ficavam com medo em casa e não iam trabalhar, achando que era o fim dos tempos ^^ …
      Desde que ouvi isso, e, me rachei de rir, eu não tenho crença nesta coisa de 21 de dezembro de 2012, a não ser que no ciclo espiritual que será renovado, para os antigos maias.

  • Theo:

    eu acho tudo bobagem e ao mesmo tempo nao
    é como eu digo a todos, se realmente o mundo vai acabar numa dessas previsoes, do que vai adiantar voce saber ?
    a unica vantagem ou desvantagem é que vc morrera sabendo disso caso se concretize…pessoalmente eu prefiro nao interromper minha vida, fazendo o que gosto e vivendo com quem eu gosto, e para o caso de algo acontecer mesmo, entao eu incluo a parte de tentar ser o melhor para todos e viver o mais dignamente possivel.
    afinal se o mundo vai acabar mesmo eu sozinho nao vou conseguir deter ele mesmo…entao nao adianta o desespero

  • Tzar:

    São 1:11 do 12/11/11 não aconteceu nada ainda shuashuashua

    • Tzar:

      não e querendo ser chato mais e 1:11am.

  • raul:

    afff Deus e mais, so ELE e capaz de descinir tempo… eu nao dou a minima pra tanta sepestiçao ….ashsahsahsa

  • douglas fritzen:

    EHUEHU euri mt qnd vi e tinha “11 comentarios”.. agr são 12 =p

  • Alexandre:

    Meu DEUS.. eu olhei esse texto.. olhei para o relogio era 11 horas.. 11.11.11. as 11 horas.. e ainda eu fui comentar tinha 11 comentários!! .. uuuuuuhhh

  • Leyde.:

    O mundo acaba aleatoriamente.Escolha ao acaso;dependente de circunstâncias casuais ou fortuitas. Que depende de acontecimento incerto.
    Sujeito às incertezas do acaso.
    Diz-se de uma grandeza que pode tomar um certo número de valores, a cada um dos quais se liga uma probabilidade.

    • kid:

      huauahauhauhauahuahauhauuuuuu ! quanta abobrinha pra nadinha !!!

  • Milena Karla:

    Ai,eu não tive paciência pra ler um post tão gigante que nem esse! O.o

    • kid:

      isso aê ! volte pra sua novela que isso não te interessa muito.

  • leonardo:

    Acho que as pessoas se importam muito com essa data acho q não tem muita importância. Só ano q vem vai ter 12.12.12 e dps nunca mais por que nao vaiter 13.13.13

    • Anderea:

      assim o mundo acaba para aqueles que querem comemorar datas com grande quantidade de numeros iguais

  • Brenda:

    As pessoas tinham que entender somente uma coisa: O calendário, assim como todos os outros sistemas de organização do universo são coisas criadas pelo homem.
    O mundo como não sendo criado pelo homem e também não possuindo um criador, deveria se ater de que o fim dos tempos ou a renovação deles irá acontecer naturalmente e, o que influenciará diretamente será nós mesmos, nada mais.

  • 11.11.11:

    eu acredito nisso por causa de 11.11.11 a destruiçao começessa11.11.11 e termina 21 de dezembro thal

    • EltonPaes:

      Aham claudia!

  • Eduardo:

    Não que sei que tanto alarde o povo faz em cima de um número, e de um calendário específico. Como se o mundo inteiro usasse o calendário cristão…

    Ontem mesmo, dei boas risadas ao ouvir o conselho de uma amiga, para eu e outros que estávamos por ali, sobre o fato de ser um ótimo momento para fazer um pedido no dia 11/11/2011, às 11:11h.

    Não é ridículo?
    Um calendário específico. Que aliás, já voltaram alguns dias atrás certa vez. E, vamos supor que Deus ouça as orações. Que péssimo momento, não? Ele iria atender os pedidos justo nesse momento de pico? Imagina o tanto de pedido pra atender. Se bem que ia ficar bem dividido ao longo do dia, devido aos fuso horários. E então, por motivos de plebiscito por exemplo, o horário do Acre é ligeiramente diferente do que deveria ser… Será que as entidades místicas entenderiam essa questão?

    Que nada, Deus devia estar muito ocupado abrindo uma garrafa de vinho para comemorar tal dia, tal data, que não sei aliás porque tanto é comemorável.

    Piadas a parte. Há de se ver o quão relativo é um horário ou uma data específica. Muitas pessoas se esquecem que estes atributos não passam de uma forma de medir o tempo, para uma certa taxa específica da população mundial. Se esquecem do quão relativo é tudo, ou melhor, todas as coisas do mundo. E se acham tão dono de si, tão dono da verdade.

    Lamentável.

    • Carlos:

      Imagine que Deus tenha banda divinamente larga … dai poderia ouvir todos ….

    • Ezio José:

      Lembrei-me do filme O TODO PODEROSO. Diz algo semelhante à esses comentários.

  • Luan:

    Belo post Natasha , tou acompanhando sempre =D , e esse Glauco aposto que também né? rsrs

  • Glauco:

    Nossa, só pela Natasha eu leria sobre esse assunto.

    Mas, fora a parte q ele misturou maconheiros com profecias alheias, concordo com todo o resto.

Deixe seu comentário!