A verdade por trás da fórmula secreta de Coca-Cola

Por , em 2.07.2009

Todo mundo adora segredos, mistérios e intrigas. Não é à toa que livros de mistério e filmes são tão populares, e seriados como “Arquivo X” e “Lost” tenham tanta audiência. O apelo comercial de um bom mistério – verdadeiro ou inventado – não é deixado pra trás pela publicidade. Várias marcas famosas se utilizam do segredo de seus ingredientes secretos para enfatizar a qualidade e singularidade dos seus produtos.

A Coca-Cola tem uma das receitas mais secretas do mundo. Seus anúncios antigos afirmavam que apenas dois homens conheciam a lista completa dos ingredientes, e que se esse segredo se perdesse algum dia o tecido do espaço-tempo se rasgaria e o universo explodiria. Curiosamente, a Coca-Cola original não é nem mais produzida e comercializada. O que nós tomamos atualmente é a Coca-Cola “nova”, que foi rebatizada.

Mas hoje em dia existe mesmo essa coisa de “ingrediente secreto”? Afinal, nas últimas décadas, os consumidores passaram a ter cada vez mais informações sobre os produtos que comem, desde informações nutricionais até informações sobre ingredientes que podem causar alergias. Além disso, análises laboratoriais acompanham a evolução dos tempos. Talvez quando a Coca-Cola foi fundada, em 1892, não havia meios de determinar quais eram os ingredientes secretos em um produto.

Hoje em dia, qualquer laboratório que valha a química que usa pode descobrir quais produtos químicos e ingredientes aparecem em quais quantidades em uma amostra de produto. É análise de alimentos, nada tão difícil quanto lançar um foguete.

No livro “Big Secrets” (“Grandes Segredos”, em tradução livre – sem edição brasileira), William Poundstone revela os ingredientes “secretos” de vários produtos, e a fórmula da coca-cola pode ser encontrada na página 43. Ela inclui extrato de baunilha, óleos cítricos e flavorizantes de suco de limão. Não existe cocaína na coca-cola, e tecnicamente nunca existiu: na realidade, ela utilizava as folhas da coca, que não é a mesma coisa que a cocaína, um derivado modificado das folhas.

Há muitos séculos as populações de países de alta altitude da América do Sul mastigam as folhas de coca pelas suas propriedades anestésicas e estimulantes – importantes para a vida em altitudes muito grandes. Mas, assim como mastigar folhas de coca não é consumir cocaína, tomar coca-cola também não é. [Live Science]

35 comentários

  • Cleo de Mile:

    Só um idiota para comparar Coca-cola com Pepsi, não adianta, deliciosa bem gelada é a Coca-cola e ponto, os outros refrigerantes tentam ser o que a Coca-cola é

  • brandon lee:

    pra mim essa é a mais pura verdade ,entaoprefiro tomar a pepsi cola que é bem melhor coca cola é mesmo viciante isso eu tenho certeza e posso provar e quem nao acredita vê se pensa melhor a respeito.falou pessoal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Vic:

    Tô nem ai se faz mal , se eu morrer pelo menos morro feliz!

  • Gera:

    EU SIMPLESMENTE ADORO A COCA COLA E A PEPSI, OUTROS REFRI
    SÃO SEM GRAÇA PERTO DESTES.
    SE FAZEM MAL PARA A SAÚDE??? PROVAVELMENTE SIM, JÁ QUE ATÉ
    O SOL CAUSA CANCER!
    MAS CA ENTRE NÓS, NADA MELHOR DO QUE UMA COCA OU PEPSI BEM
    GELADA NAQUELE CHURRASCO GOSTOSO, AJUDANDO A DIGERIR AQUELA
    CARNE.
    ENFIM TUDO QUE É DEMAIS FAZ MAL!!! BEBAM COM MODERAÇÃO, TOMEM SUCO DE FRUTAS,COMAM BEM E SE DIVIRTAM PORQUE NA VIDA
    TUDO O QUE É DEMAIS SE TORNA VENENO!!!

  • Joao Carlos:

    A diferença da Coca-cola para a Pepsi-cola, é a mesma de tomar cerveja quente e cerveja gelada, a PEPSI-COLA, é muito melhor, nao tem comparaçao…

  • jhuly:

    gente eu acho isso uma bobeira são as outras redes de refrigerante que sempre querem descobrir a formula pra fazer a imitação então acho que ñ tem nada a ver pois eu bebo td o tipo de refrigerantes e inclusive a coca-cola e nunca fico viciada então é bobeira mesmo.

  • luciana:

    Olá
    Alguém já experimentou colocar algumas gotas de ácido cloridrico, o mesmo presente no interior do estomago, em sua pele para ver o que acontece; ou de suco pancreático, ou de qualquer outra enzima digestiva?
    Pois é , e ainda assim existe o mito da coca-cola.

  • marcelo lima:

    coca cola faz mal sim como em comentario feito por outra pessoa a coca desentope pia e vaso sanitario!!!

    imagina o efeito em nosso organismo.

    eu gosto e gosto muito de coca-cola,mas nosso corpo e feito na maioria de agua nao de coca-cola entao tomem muita coca-cola e bom mesmo mas e nescessario tomar muita agua.

    a intencao neste comentario e nao ser ipocrita!
    espero nao ter ofendido nimguem.

    MARCELO LIMA

  • marcelo lima:

    NA VERDADE COCA-COLA E MUITO BOM!!!

    TEM GENTE ATE DIZENDO QUE A COCA-COLA TEM TANTO ACUCAR QUE FAZ O MESMO EFEITO DA HEROINA.

    SERA QUE FAZ?
    ACREDITO QUE NAO.

    TEM TANTA GENTE QUE COME UM MONTE DE DOCE E COMSUME DEZENAS DE VEZES MAIS A QUANTIA DE ACUCAR RECOMENDADA EM UM DIA (QUE E DE 10 COLHERES DE SPOA DIA) E NAO FICA (DOIDAO)PALAVRA VULGAR QUE DESCREVE O ESTATO DE QUEM USA DROGAS.

    POR EXPERIENCIA PROPRIA JA COMI O DIA IMTEIRO SO DOCE,COMSSUMI UMAS 7 VEZES MAIS A QUANTIA RECOMENDADA DE ACUCAR DIA E NAO FIQUEI DIGAMOS (DOIDAO) OU COM ALGUM OUTRO EFEITO,QUE CAUSARIA O USO DE HEROINA DITO POR UMA COMENTARISTA SOBRE ESTE ASSUNTO!!!

    A VERDADE E COCA-COLA E MUITO BOM E SE FOR GELADINHA HUMMM E UMA DELICIA IRRESSISTIVEL,A UNICA RESALVA QUE DEIXO E BEBAO MUITA AGUA FRESCA E SUCOS NATURAIS POIS SO REFRIGERANTES FAZEM MAL AO CORPO.

    AH: MAIS UMA COISA A IMITAÇAO DA COCA-COLA PEPSI E HORRIVEL EKA,EKA,EKA… O PODE SER E SEMPRE HORRIVEL POIS O BOM E CERTO E NAO DUVIDOSO COMO NA PROPRIA FRASE (O PODE SER,PODE SER MUITO BOM.

    AS CRITICAS FEITAS POR OUTRAS MARCAS SO ACONTECEM POR A COCA COLA FAZ OS MELHORES REFRIGERANTES,PELO MENOS NA MINHA OPINIAO!!!

    QUEM JA PROVOU AQUELO REFRIGERANTE COLA DE MARCA TOTALMENTE BRASILEIRA,AQUELE DO BONEQUINHO EM FORMATO DE REFRIGERANTE SABE E NAO DA PARA NEGAR,QUE ELE TEM GOSTO DE XAROPE E E HORRIVEL EKA,EKA,EKA…

    OBS:ESTE COMENTARIO NAO E UM ATEQUE A MARCA BRASILEIRA SO UM COMENTARIO COMO TANTOS OUTROS,NAO CONSISTE NO OBJETIVO DE OFENDER OU DESVALORIZAR!

    MARCELO LIMA

  • Rebeca:

    Você já imaginou porque a Coca-Cola te deixa alegre? É porque ela te deixa meio “alto“, se é que vocês me entendem. Eles tiraram a cocaína da fórmula há quase 100 anos, sabe porque? Porque ela era totalmente redundante.
    ( 10 minutos ) – Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca-Cola não fique tão doce.
    ( 20 minutos ) – O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante).

    ( 40 minutos ) – A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido.

    ( 45 minutos ) – Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína.
    ( 60 minutos ) – O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.
    ( 65 minutos ) – A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você irá eliminar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.
    ( 70 minutos ) – O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e/ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.

  • rosenilde rodrigues:

    um copo de cocacola contem 9 colheres de a;ucar. porque náo faria mal a saude

  • aurilan:

    mastigar folha de coca viçia tanbem

  • NaoTiEMPORTA:

    A parada é o seguinte, se faz mal ou nao, se tem cocaina ou nao, beba quem quizer XD

  • Anônimo:

    Para os que reclamam dos refrigerantes, saibam que conteem apenas óleos essenciais, açúcar, cafeína(não todos), água, corantes naturais na maioria (feitos de açúcar e.g. caramelo IV, ou carmim de cochonilha), e gás carbônico.
    Em comparação às frutas, argumento muito utilizado contra os refrigerantes, a única diferença é o CO2 que é inócuo, i.e. não produz efeitos metabólicos, exceto os efeitos acidificantes, que podem ser combatidos com uma dieta básica e consumo suficiente (recomendado) de cálcio, como leite e vegetais.
    quanto ao ácido fosfórico, não é tóxico nas concentrações utilizadas. Muito pelo contrario, serve de fonte de fósforo, que é um nutriente essencial para o organismo.
    A única preocupação justificável seria com as calorias, que concordo plenamente. mas como sabem (ou deveriam saber), é que tudo deve ter equilíbrio. Refrigerantes devem ser consumidos nas quantidades adequadas para a anutenção da saúde.
    Pace et Sapere.

  • Nerd só 10:

    a formula da coca cola ninguem sabe. só os proprios donos!!!
    esses sites q falam q sabem sao loucos

  • talita:

    oie eu sou talita eu queria fazer uma pergunta
    se a coca-cola ficam com esse misterio de cocaina a pepsi comtem tambem coca?
    att
    talita

  • kbça:

    trabalhei 2 anos na coco-cala nos estados unidos e numca vi tanta porcaria mas fazer o que se eles vende venenos alimenticios e por compranos ne

  • Angela:

    Coca-Cola é ótima, o melhor que existe, para tirar ferrugem e manchas de oxidaçao, desentipir pia e vaso sanitario, aquela sujeira no rejunte? coca-cola nela!!!!!
    Imaginem o que faz com o seu corpo!!!!!! sabe essa sensaçao de dentes limpos quando tomamos coca-cola? é a danada desmanchando o esmalte dos seus dentes.
    Derrete os dentes por que acaba com o calcio de organismo, provoca Osteoporose!!!!!!!!!!!!!!!
    Deveria ser usada como produto de limpeza e nao bebida de crianças.
    Ácido Fosfórico é um venedo e adivinhem só: tchanam!!!!!! esta presente na formula da nossa querida Coca-cola!!!!!!!!!!!!!!
    Os deixo um site que possui a formula secreta da coca-cola, (segundo o que diz o site) : http://formuladacocacola.blogspot.com/
    Agora aqui a formula secreta da saude: suco de frutas feitinho na hora, faz bem e é um carinho de quem faz para quem toma.

  • Alessandro:

    prefiro cheirar a coca do que tomar, o efeito e mas louco 😀

  • Ingrid:

    Sinceramente, qdo tenho problemas de dor de cabeça devido a má digestão, fígado, etc…, eu tomo sim um copo bem grande ou uma garrafa de coca cola e a dor e enjôo vão embora com certeza em menos de 05 minutos e fico em paz.

    att

    Ingrid

  • leonel:

    Se o ser humano fosse inteligente não consumia nenhum refrigerante! Pelo mal que esses produtos causam a saúde e ao corpo!
    Se tiver que beber, beba água ou suco de frutas!
    Enquanto pessoas bebem refrigerantes como se fossem a última delícia do mundo, clinicas e medicos comemoram! As úlceras, gastrites, inlamaçoes nos rins e até transplantes de rins. pois é tanto veneno que o corpo nao aguenta!
    quem nao concorda, beba um pouco mais e seja feliz!

  • Ivo:

    A notícia é bem interessante. Quanto a ter coca, sob qualquer quantidade ou modo (industrializada ou virgem) é, ou pelo menos era, uma incógnita. No meu caso, por exemplo, só tomo Coca-Cola para ter uma boa digestão.
    É muito boa durante uma costela no bafo. Posso comer à vontade. A coca vai fazendo o trabalho dela.

  • Reginaldo:

    Realmente pensava que a Coca-Cola mantinha em segredo um fórmula da composição da Coca-Cola. Ou será que ela esconde a receita do modo de preparo?
    Tanto é que li na revista “Mundo Estranto” há alguns meses, que uma funcionária da Coca-cola tentou vender a fórmula para a concorrente Pepsi.
    Então, existe ou não existe uma fórmula secreta?

  • ninja:

    Muito fácil descobrir os ingredientes da coca-cola. Coloque ela em espectógrafo. A máquina vai dizer a composição química dela, átomo por átomo.

  • Emerson Lemes:

    Sobre a fórmula da Coca Cola, não há realmente qualquer segredo: o que existe é uma exclusividade de uso. Eles têm a receita patenteada, e se alguém fizer um refrigerante usando a mesma receita, será processado pela Coca Cola. Daí ela ser diferente de todas as outras colas: ninguém pode fazer um refri com a mesma fórmula deles!

    • Matheus Jardim:

      Não há como a receita deles ser patenteada. Toda patente tem um prazo de validade, depois disso deve cair em domínio público.

  • geraldo magela:

    caros amigos recebo o informativo todos os dias e acho muito interessante todas as materias acontece que recebi o informativo hoje e nao estou conseguindo abrir a materia sobre o ensino a distancia gratis, toda hora que clico na mensagem so abre a noticia da formula de coca-cola e gostaria de mim informar sobre os cursos a distancia gratis. obrigado se atendido.
    bom fim de semana

  • Raphael:

    A coca da cocacola e pepsi é o extrato de uma noz da Africa. Conheçida por noz de cola, hoje em dia é feito extratos sintéticos.

    Fonte: Revista Mundo Estranho

  • Diego Willrich:

    Apenas uma observação: embora a fórmula da Coca-Cola tenha sido alterada desde sua criação (na qual os efeitos da folha de coca foram substituídos pela adição de cafeína), esta não é a “New Coke”, conforme informado no final do 2o parágrafo.

    A “New Coke”, surgida nos anos 80 nos EUA foi o maior fracasso da empresa, que gastou milhões para promover a nova bebida e teve de voltar atrás devido à resistência dos fiéis consumidores de Coca-Cola. Tanto que, ao longo dos anos 80 e princípio dos 90, a Coca-Cola era chamada de “Coca-Cola Classic”.

    E embora a coca não esteja mais nos ingredientes, o extrato de noz de cola continua lá.

  • Valmir Alexandre:

    Bom, que as folhas não são compostas de cocaina, vá lá, mas porque vicia do mesmo jeito da coca-cola?

  • David:

    Diziam que a ‘fórmula antiga’ continha cocaína e até havia casos de crianças que haviam adquirido dependência desta. Eu sempre achei que era cocaína mesmo. Agora que li isso sobre a folha da Coca, meu cérebro conflitou informações xD.
    Muito interessante isso. Sigo o site todos os dias. Abraço!

  • yara:

    Bom e meio dificio de acreditar que nao houve ou haja “drogas” pois entao o vicio de pessoas a essa bebida pode ser considerado uma causa de gosto como tomar sempre um suco da mesma fruta?Ou pode psicologicamete cosiderado uma necessidade?Ou realmente existe algum tipo de substancia nao detectada na bebida?Porque somente uma analise nao pode apontar tudo que ha em serto produto ou alimento.Nao sei mas que acho sensacional a Coca-cola nao pelo seu sabor mas pelo seu marketing como diz no proprio documentario “Nao vendemos um produto mas sim uma marca” as propagandas e promoçoes sao de exelente produçao e maravilhosamente engraçadas e criticas confesso nao tomo Coca-cola.

  • Cesar:

    Sei de uma história envolvendo a fórmula secreta. Parece que um químico que trabalhou na Coca Cola ofereceu a fórmula secreta para a Pepsi, mas a concorrente nem quis saber, já foi chamando a polícia e avisando do caso.

    É que a fórmula, além de ser segredo industrial, é propriedade intelectual da Coca Cola. Se a Pepsi colocasse o olho na fórmula, a Coca Cola poderia acabar com a produção de Pepsi Cola.

    A propósito da fórmula, uma coisa é saber que componentes vão no refrigerante. Outra coisa bem diferente é a ordem em que eles são misturados e a quantia de cada um.

  • sidcley:

    Independente de segredo ou não, o fato é que tomo desde meus sete anos coca-cola e olhe que agora tenho vinte e nove, e o sabor ainda é o mesmo!

  • JUMENTO:

    Bela estratégia a da Coca… antes era assim, agora chega até o HiperScience para dizer que NÃO TEM FOLHAS DE COCA NA FORMULA.
    E o que é então os “extratos vegetais” que chegam aqui na linha de produção para compor o produto? E não sei se alguem lembra da briguinha judicial que teve da Coca com a Guaraná Antartica, quando aparecia aquele comercial do Guaraná Antartica na TV, mostrando os frutos nas arvores dizendo sua origem… e ao final o narrador com cara de nerd dizia: “Pergunta para a Coca-Cola de onde ela vem…???” ou algo assim parecido.
    Se alguem tem uma garrafa da Coca de algum tempo atraz, observe… há na descrição dos itens do produto “Extratos Vegetais”. Hoje, como a preocupação é Calorias, isso passa despercebido que até nas tampinhas não dá pra ver direito.

Deixe seu comentário!