Consumo moderado de cerveja tem mesmos benefícios que o de vinho

Por , em 16.01.2011

Segundo uma nova pesquisa, o consumo moderado de cerveja tipo ale ou lager pode reduzir o risco de diabetes e pressão arterial elevada, e até mesmo ajudar pessoas a perder peso.

A cerveja contém ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio e tem os mesmos benefícios de saúde já atribuídos ao consumo moderado de vinho.

Os cientistas analisaram 1.249 homens e mulheres com mais de 57 anos. Eles descobriram que aqueles que consumiam regularmente quantidades moderadas de cerveja foram menos propensos a sofrer de diabetes e pressão arterial elevada e tinham menores teores de gordura corporal.

Os pesquisadores culpam os alimentos gordurosos, como batatas fritas, a falta de exercício e os “porres ”pelas barrigas de cerveja. Eles contrastaram, por exemplo, a cultura de beber copos pequenos de cerveja com tapas na Espanha com a bebedeira na Grã-Bretanha, onde as pessoas mal se mexem da cadeira e se enchem de salgadinhos e linguiça.

O consumo moderado tem benefícios nutricionais. Para isso, os pesquisadores sugerem a combinação da cerveja com o exercício e uma dieta mediterrânica saudável rica em frutas, peixe, legumes e azeite.

No estudo, aqueles que fizeram uma dieta mediterrânea, e beberam até um litro de cerveja por dia, não só não engordaram, como em alguns casos, até mesmo perderam peso. Segundo os pesquisadores, a cerveja proporciona um efeito “protetor” sobre o sistema cardiovascular e tem um teor alcoólico relativamente baixo quando comparado com outras bebidas. [Telegraph]

Último vídeo do nosso canal: 4 dias infalíveis da ciência para dar o PRESENTE PER

15 comentários

  • Ana Suzuki:

    Faltou dizer que cerveja não é bebida para qualquer pessoa. Para os que têm excesso de ácido úrico, as purinas da cerveja fazem mal. Para os que são intolerantes ao glúten, também, porque o
    glúten está na cevada. Para estes, é preferível uma dose de uísque, ou mesmo da “marvada pinga”. E, lógico, uma taça de vinho.

  • melissa:

    mais todo aocolico quando começa a beber
    vira uma doença
    que nao quer mais parar de beber

  • DAY:

    VIVA A CERVEJAAAAAAAA

  • julio cezar arraes:

    só faltava essa! Daqui a pouco vão falar que a DANADA DA PINGA faz bem à saúde. Tenham paciencia, viu…

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    É completamente disparatado afirmar que os benefícios dos anti-oxidantes do vinho, que deve ser tinto, podem ser adquiridos através da ingestão de cerveja. Os anti-oxidantes do vinho tinto são especialmente antocianinas e polifenóis. A cerveja não tem antocianinas e tem cerca de 1/4 dos polifenóis do vinho. (Parte de um comentário feito por Fátima Rocha nesse site).

  • Edu:

    Com certeza, Esta pesquisa esta sendo patrocinada por alguma(s) companhias de cerveja… Fala sério, além de fazer bem ainda vem falar que pode ajudar a emagrecer?!? E aquela velha barriga de chop, deixou de existir?!?! Vai planta maconha e fumar até morrer. Só bebum pinguço para acreditar nesta mentira braba… Isso bebam a vontade, achando que faz bem, só assim morrem mais rápido e ajudam a esvaziar o planeta.

  • Lucyano Valdez:

    E quem patrocinou essa pesquisa?? Uma companhia Cervejeira???

  • mario giandeli:

    quando vai chegar o dia da cachaça fazer bem prá saude

  • Alex:

    1 LITRO POR DIA é consumo moderado?!?!?

  • holiday:

    mesmo fazendo bem para saúde, não bebo cerveja! ai q horror, mais o vinho não dispenso.

  • vinicius:

    É disso que eu to falando! Agora já posso beber meu vinho e cerveja todos os dias de um modo saudável.

  • criancinha:

    Errata: leia-se “hedonistas”

  • criancinha:

    Esses benefícios de produtos viciantes só podem ser aproveitados pelos Henodistas Estoicistas !!!

  • Amado Batista:

    Os cardiologistas recomendam tomar um taça de vinho tdos os dias pois faz bem ao coração, agora qndo for ao nutricionista vai recomendar tomar cerveja!

  • renata:

    o problema é que a maioria dos bebedores de cerveja nao bebem tão moderadamente assim…

Deixe seu comentário!