Porque a força de vontade sempre te deixa na mão?

Por , em 13.08.2009

força de vontade
“Eu não estou com fome, eu não estou com fome, não estou com fome…”

Muitas pessoas usam da força de vontade para perder peso, parar de fumar ou para outras ações que geralmente não são benéficas. Porém, uma nova pesquisa mostrou o porquê que nem sempre a força de vontade funciona.

O estudo descobriu que as pessoas tendem a superestimar suas habilidades em resistir aos desejos mais fortes, e aqueles que são mais confiantes a respeito de sua força vontade costumam perdê-la.

Tentação ajuda a emagrecer, indica estudo

Segundo o psicólogo que coordenou a pesquisa, Loran Nordgren, da Universidade Northwestern Kellogg School of Management, a melhor forma de ficar sob controle é evitar situações que as tentações possam surgir. “A solução é simplesmente evitar qualquer situação onde vícios e outras fraquezas apareçam, principalmente para indivíduos que mantém uma visão mais humilde de sua força de vontade”, explica.

No estudo, Nordgren e seus colegas conduziram uma série de experimentos em universitários a fim de examinar suas reações quando expostos a alguma tentação. Em um dos experimentos, fumantes que acreditavam que pudessem resistir ao desejo de fumar estavam mais predispostos a acender um cigarro do que os fumantes que perceberam ter pouco auto-controle .

As descobertas, que aparecerão na próxima edição da revista Psychological Science, têm implicações para qualquer um que está tentando superar os vícios, seja por comida, álcool, drogas, sexo ou qualquer outro comportamento.

Tentação: Homem age de maneira inversa à mulher

“Nós nos expomos mais as tentações do que sabemos, e por conta disso temos milhares de pessoas sofrendo com obesidade, vícios e outros estilos de vida não saudáveis. E embora, nosso estudo foca em comportamentos pessoais como fumar e comer, é fácil aplicar nossas descobertas em um contexto mais amplo”, finaliza Nordgren. [WebMD]

1 comentário

  • kelly:

    eu tenho 32 anos ja tudo para emagrecer mas nao consigo o primeiro mes tudo bem mas depois acaba a força de vontade eu queria muito fazer aquela sirurgia do balao no estomago mas nao tenho condiçoes me ajude a ter mais força de vontade abraços obrigado desde ja

Deixe seu comentário!